Como fazer maionese

Olá pessoal, hoje no Demonstre vamos ensinar vocês como fazer maionese. Além de ser bastante simples de se fazer a maionese tem um sabor delicioso, sendo largamente utilizada para incrementar sanduíches e saladas. Deixando tudo muito mais saboroso.

Como fazer Maionese

A maionese é um tipo de molho produzido por meio da emulsificação entre o óleo ou azeite e ovos. Devido ao seu sucesso em agradar paladares ao redor do mundo a maionese acabou se tornando um dos molhos mais populares no mundo.

Aqui no Brasil é comum encontrar a maionese junto ao ketchup e a mostarda em quase qualquer lugar onde se sirva alimentos. Contudo fica a pergunta você realmente conhece a história por trás da maionese?

A origem da maionese

Apesar de sua real origem ser disputada, uma das versões mais conhecidas atesta sua criação durante o período da Guerra dos Sete Anos, que ocorreu entre 1756 e 1763. Segundo a lenda ela foi inventada pelos franceses. É dito que o rei Luís XVI havia ordenado ao seu servo o Duque Richilieu que frustrasse os planos dos ingleses. Conquistando a Ilha de Minorca, localizada no arquipélago das Ilhas Baleares. A primeira cidade conquistada teria sido a cidade de Maó ou Mahón.

De forma a comemorar a vitória. Richilieu teria ordenado ao seu cozinheiro que preparasse um grande banquete aos vitoriosos. Contudo devido à escassez de alimentos causada pelo conflito não havia ingredientes disponíveis para preparar o molho que iria acompanhar a refeição. Dessa forma o cozinheiro teria utilizado de sua criatividade para criar um novo com base nos ingredientes que possuía azeite, ovos e sal. Após provarem o novo molho e verem o quanto era saboroso eles teriam decidido dar o nome de Mahonaise, como homenagem a conquista do Duque.

Entretanto, existe outra interpretação da história desse condimento. Ela diz que a maionese já era conhecida na ilha de Minorca antes da Batalha em 1756. Sendo chamada de salsa mahonesa pelos habitantes da ilha. O cozinheiro francês teria meramente tido contato com a maionese local e levado à França como uma novidade e não inventado o molho. Qualquer que seja a versão verdadeira, ninguém pode negar que atualmente a maionese é um sucesso no mundo todo.

Receita de maionese – como fazer maionese

No presente é comum comprar a maionese já industrializada. No ano de 1905, Richard Hellman, teria usado a receita de sua esposa e começado a vender o condimento em potes em Nova Iorque. Desde então a maionese teria caído no gosto do povo, se popularizando até chegar ao comércio em larga escala que presenciamos na atualidade.

Hoje em dia já existem várias receitas de como preparar a maionese. Em geral os principais ingredientes são vinagre ou limão, ovos, óleo e sal. Mesmo assim é comum que as pessoas adicionem seus próprios temperos a mistura. Isso acaba dando a maionese caseira um sabor todo especial e diferenciado ao compararmos com a maionese industrializada.

Ingredientes da maionese:

  • ½ Limão
  • 2 ovos frescos
  • 1 colher de mostarda
  • 1 xícara de óleo
  • Sal
  • Pimenta do reino

Como fazer a maionese: passo a passo

  1. Em uma vasilha coloque os ovos.
  2. Esprema o limão, adicione também a mostarda, o sal e a pimenta do reino.
  3. Misture um pouco.
  4. Agora acrescente o óleo aos poucos, praticamente um fio apenas.
  5. Enquanto acrescenta-se o óleo você deve bater muito bem a mistura.
  6. Parabéns sua maionese está pronta!

Dicas para fazer maionese:

  • É muito importante que você utilize ovos frescos, isso diminui o risco de contaminação pela presença de salmonelas, que podem provocar gastroenterite.
  • Uma dica para saber se os ovos estão frescos é colocar eles em um copo com água, se eles boiarem evite consumir, se afundarem o risco é menor e eles pode ser usados.
  •  Você pode substituir o óleo por azeite caso preferir.
  • Também dá pra preparar a maionese batendo no liquidificador aos poucos e acrescentando o fio de óleo através daquele buraco que fica na tampa.
  • Caso você queira incrementar mais a sua maionese é só adicionar alho picado, salsinha e cebolinha. Isso deve deixar a maionese com a coloração verde, além de dar um sabor especial a sua maionese.

Vídeo ensinando como se faz maionese:

Quer aprender um pouco mais sobre algumas outras técnicas que podem deixar sua maionese ainda melhor ? Que tal dar uma olhada nesse vídeo:

Como a maionese pode ser usada na escola?

Inicialmente a maionese já funciona como um exemplo do processo de emulsão, que permite que duas substâncias imiscíveis se misturem de forma estável.  Além disso, a maionese também é um ótimo modelo quando o assunto é a conservação e manuseio de alimentos. Devido ao fato de o ovo cru ser um de seus principais ingredientes. A maionese deve ser feita e consumida com cuidado. Deve-se sempre utilizar ingredientes frescos e evitar seu consumo muito tempo depois de seu preparo. Já que existe o risco de contaminação por bactérias como a Salmonella, responsável por doenças.

Vale lembrar que a maionese demonstra da mesma forma como a troca cultural pode acontecer mesmo durante conflitos. Em ambas as versões de sua criação o alimento só acaba se tornando conhecido pelos franceses após a companha militar realizada pelos mesmos na ilha de Minorca. Tal fato ainda aponta para as limitações da comprovação histórica. Já que apesar do alimento provavelmente existir muito antes de sua “descoberta” seu registro só acaba se concretizando e sendo reconhecido por meio da influência da aristocracia francesa.  Por ultimo a maionese é igualmente uma lição sobre comércio e hábitos de consumo. Uma vez que ela foi alçada de um molho criado em uma pequena ilha no mediterrâneo para se tornar o condimento mais consumido no mundo.

Obrigado por ler o nosso post sobre a maionese

Por hoje é isso. Muito obrigado prestigiar nosso post sobre o molho de tomate, espero você aqui no Demonstre para mais posts sobre culinária.

Veja também:

https://demonstre.com/como-fazer-gelatina/

Fonte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20