Como fazer omelete

Olá pessoal, hoje no Demonstre vamos ensinar vocês como fazer omelete. Esse prato é bastante simples de se fazer, além de ser bastante saboroso.

Como fazer Omelete

Por se tratar de um alimento feito a base de ovos a omelete acabou se tornando muito popular ao redor de todo mundo, conquistando o paladar de inúmeras pessoas e sendo adaptada por várias culturas.

A omelete é um prato feito à base de ovos batidos com óleo ou manteiga. É comum que ela seja combinada com outros ingredientes para incrementar seu sabor, como legumes, queijo, bacon e presunto. Também é corriqueiro que se dobre uma das metades antes que ela esteja completamente frita.

A origem da Omelete

Quando buscamos pela origem desse prato somos confrontados com diferentes versões sobre onde ele teria sido descoberto. Algumas creditam sua invenção aos antigos povos romanos, alegando que inicialmente ela teria sido acompanhada por mel, sendo chamada de ovemele (ovo e mel).

 Também existem aqueles que descrevem o prato como sendo de origem Persa. Lá os ovos seriam batidos em conjunto com algumas ervas picadas e depois cortados para criar o que eles chamavam de kookoo.

Segundo essa versão a omelete teria chegado anos depois á Europa por meio do Oriente médio e os povos que viviam ao norte do continente africano. Depois disso o prato teria sido adaptado pelas diferentes culturas da região, inspirando a tortilla na Espanha, a frittata na Itália e finalmente a omelette na França.

Contudo vale ressaltar que qualquer que tenha sido sua verdadeira origem, devido ao fato de se tratar de um prato já bem antigo sua comprovação é muito pouco provável. Mesmo na França, considerada o berço desse prato na modernidade existe pouco consenso sobre quando ela teria sido feita pela primeira vez e até seu nome é objeto de debate.

Segundo Alan Davidson a palavra francesa omelette surgiu durante a metade do século 16. Contudo esse prato poderia ser conhecido por outros nomes antes desse período como ‘amelette’, que em francês significa espada, uma alusão ao fato de a omelete ser preparada em um formato que lembraria uma lamina. Qualquer que seja sua origem ninguém pode negar que a omelete é um prato delicioso.

Receita da omelete – como fazer omelete

Atualmente existem inúmeras versões da omelete ao redor do mundo. No Iran temos a Nargesi ou Omelete de Espinafre, além da Baghala ghatogh. Também existem variações orientais da omelete, como o Tamagoyaki no Japão, a Tailândia é outro país que tem sua própria receita para o prato e até a China não fica de fora com seu ovo foo yung e a omelete de ostras.  Em função disso podemos afirmar que existe omelete para qualquer que seja seu paladar e cultura.

receita que vou compartilhar com vocês aqui é de uma das variações da omelete feita no Brasil, além de ser a forma pela qual eu mesmo preparo esse prato. Contudo vale ressaltar que esse é um prato extremamente versátil e pode ser adaptado de acordo com suas próprias preferências, seja por meio do acréscimo de novos ingredientes e temperos ou mesmo a retirada ou substituição de algo que não te agrade. Sem mais delongas aqui vai a receita da omelete.

Ingredientes da omelete:

  • 3 Ovos
  • Salsinha
  • Orégano
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 2 fatias de presunto cortadas em quadradinhos
  • 2 fatias de queijo cordatas em quadradinhos
  • 2 tiras de bacon picadas
  • Sal

Como fazer omelete: passo a passo

  1. Bata os dois ovos adicionando um pouquinho de sal e os temperos, depois reserve.
  2. Coloque uma frigideira no fogo e ponha o bacon para fritar junto com a cebola picada, depois reserve.
  3. Na mesma frigideira adicione os ovos batidos.
  4. Acrescente o presunto e o queijo.
  5. Coloque o bacon e a cebola depois vire a omelete.
  6. Aguarde um momento enquanto a parte de baixo da omelete doura um pouco mais.
  7. Bom apetite está pronto sua omelete!

Dicas para fazer omelete:

  • A gordura da fritura do bacon deve evitar que a omelete grude e dar um sabor especial pra seu prato.
  • Caso você não goste de bacon é só usar azeite ou óleo pra evitar que a omelete grude.
  • Lembre-se que o bacon já é bem salgado então não precisa adicionar muito sal à omelete.
  • Para saber se os ovos estão frescos e bons para ser usados é só testar colocando eles em um copo com água se afundar pode usar sem medo de ser feliz.
  • Como a omelete é um prato bem versátil você pode acrescentar quase qualquer ingrediente ou tempero.

Vídeo ensinando como se faz omelete:

Quer ver mais dicas pra deixar sua omelete ainda mais deliciosa? No vídeo abaixo você pode ver na pratica como preparar e incrementar sua omelete.

Como a omelete pode ser usada na escola?

Além de a omelete ser um prato extremamente rápido e fácil de fazer ela também é um ótimo acompanhamento graças a seu ótimo sabor. A omelete é um bom exemplo de como um alimento simples pode se popularizar por todo o mundo. Atualmente ela não só pode ser encontrada em vários países como também possui inúmeras variações em sua receita e preparo de acordo com os costumes e cultura de cada local. Fora isso, devido à simplicidade de seus ingredientes e o fato de ser um prato conhecido há bastante tempo ela é um ótimo exemplo de um tipo de alimento que tem acompanhado a evolução de nossa sociedade. Encontrando novos públicos e ganhando ainda mais popularidade junto aos avanços da civilização e cultura ocidentais.

Obrigado por ler o nosso post sobre a omelete

Por hoje é isso. Muito obrigado prestigiar nosso post sobre a omelete, espero você aqui no Demonstre para mais posts sobre culinária.

Veja também:

https://demonstre.com/como-fazer-cafe/

Fontes:

Alan Davidson, Oxford Companion to Food (Oxford University Press) 1999

https://saveur.com/article/Recipes/Baghali-Ghatogh/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

Este é um site do grupo B20