Como acabar com a cólica do bebê

0

Você sabe como acabar com a cólica do bebê? Quando seu bebê já acabou de mamar, a fralda limpinha e bem agasalhado e mesmo assim está chorando significa que você está enfrentando a cólica, o pior inimigo de quem tem um bebê em casa. 

A cólica é uma dor que acomete os bebês desde os primeiros meses e quando ela aparece é sempre muito difícil para o bebê se manter calmo, por isso os pais e especialistas estão sempre procurando uma forma de combater esse problema.

Nesse artigo vamos falar sobre como acabar com a cólica do bebê para que você possa dar ao seu pequeno milagre momentos de calma sem dor e possa voltar a aproveitar com tranquilidade esse momento mágico. 

Massagem no bebê 

Como acabar com a cólica do bebê
Como acabar com a cólica do bebê

Uma das maneiras mais eficazes de como acabar com a cólica é dar ao bebê uma massagem leve e relaxante na barriga, bastam alguns poucos movimentos e você pode ajudar a aliviar as dores.

A cólica é normalmente causada por movimentos intestinais que podem ser gerados pelo estresse, sendo assim a massagem ajuda a relaxar os músculos e pode em muitos casos ser o suficiente para que o seu bebê fique livre de cólicas. 

Uma forma ideal para fazer isso é através do movimento de pedalar, coloque o bebê deitado de barriga para cima e faça movimentos leves alternando entre esticar e recolher a perna do bebê revezadamente para criar a impressão de pedalar. 

Esse movimento pode ser feito várias vezes ao dia e vai prevenir que a cólica aconteça, é ótimo pois você pode fazer antes ou durante o momento de crise do seu bebê e se proteger de vez.

Banho quente

Como acabar com a cólica do bebê
Como acabar com a cólica do bebê

Outra opção para ajudar a aliviar as cólicas é o banho quente, como mencionamos as cólicas nascem de movimentos intestinais, então elas são muito parecidas com cãibras, sendo assim, um banho quente pode ser a solução ideal.

Durante o banho quente o corpo relaxa ajudando a aliviar os músculos cansados, para o bebê com cólicas isso pode ser a solução ideal que vai trazer paz ao seu bebê e ainda deixar ele com um cheirinho delicioso.

Lembre de que você deve controlar a temperatura da água para não se arriscar a queimar o bebê, procure deixar a água com uma temperatura que seja confortável para a pele, ou seja, não pode ter a mesma temperatura do banho de um adulto.

Soluções criativas para as cólicas

Embora as duas soluções mencionadas acima sejam as melhores, existem outras técnicas que você pode tentar na hora de lidar com a cólica caso as duas primeiras não sejam o suficiente ou não sejam possíveis no momento.

  • Compressa de fralda: passe uma fralda de pano no ferro quente, dobre e coloque na barriga do bebê.
  • Contato pele a pele: coloque o bebê deitado de bruços sobre o peito do pai ou da mãe, é importante que a pele tenha contado direto então sem camisa.
  • Conforto total: Enrole o bebê usando um cueiro, o bebê vai se sentir confortável como antes de nascer e pode relaxar aliviando as cólicas.
  • Medicação: Em último caso os pais podem recorrer aos remédios, analgesicos infantis e remédios antiflatulencia.

Uma das soluções acima vai ser a sua salvadora neste momento difícil.

Passo a passo de como agir quando o bebê está com cólica 

Se o bebê começou a mostrar os sinais da cólica então agir é fundamental, siga os seguintes passos:

  1. Mantenha a calma, se você perder a paciência o bebê vai ficar mais nervoso, então fique no controle.
  2. Escolha um método de ação, uma das formas de lidar com as cólicas que mencionamos acima, escolha e siga o procedimento.
  3. Caso a cólica não melhore em alguns minutos, tente um método diferente.
  4. As vezes as cólicas podem durar horas, então revezar é fundamental para se manter no controle você precisa ter paciência e de preferência alguém para revezar com você para que você possa descansar um pouco e voltar com força total.
  5. Caso as cólicas durem mais do que 2 horas você pode procurar um médico para que ele passe um remédio apropriado e descubra a causa do problema. 

Agora você sabe tudo o que precisa sobre como acabar com a cólica do bebê, não perca tempo e faça agora mesmo este favor para o seu filho.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais sobre como proteger o seu bebê e conhecer mais dicas sobre maternidade, leia também nosso artigo: Quando dá pra saber o sexo do bebê.