Como acalmar o bebê

0

Ter um bebê nervoso e chorando é sempre assustador, bebês mesmo quando pequenos conseguem chorar com muita força e isso pode deixar os pais desesperados, sendo assim é fundamental aprender como acalmar o bebê.

Existem muitos motivos possíveis para que o bebê fique nervoso e comece a chorar então acalmar o bebê é um processo que exige entendimento do bebê e do ambiente a sua volta para que seja possível desvendar o motivo e acabar com o problema.

Nesse artigo vamos falar sobre como acalmar o bebê, explicar quais são os principais motivos para o bebê perder a calma e te ajudar a ter momentos mais tranquilos e cheios de sorrisos com o seu bebê.

O que pode estressar o bebê?

Como acalmar o bebê
Como acalmar o bebê

Um bebê estressado pode ser fruto de muitos motivos diferentes, saber o que pode ter causado esse estresse é algo que nem sempre é fácil de explicar, o motivo por trás do estresse pode ser bastante variado mas os principais são:

  • Fome
  • Barulho
  • Cansaço
  • Sono
  • Estranheza

Quando o bebê está com fome ele não tem outra forma de pedir comida além de chorar, porém se o seu bebê vem chorando com frequência e sempre se cala depois de comer pode significar que ele não está sendo amamentado por tempo o suficiente.

Barulhos altos são estressantes mesmo para os adultos, para o bebê não vai ser diferente, locais barulhentos podem causar muito estresse e deixar o seu bebê chorando por horas.

Nos primeiros meses os músculos do bebê estão se formando então é natural que eles fiquem cansados, mesmo estando deitados o dia todo eles fazem muita força e precisam mudar de posição para relaxar.

O sono é um motivo grande estresse, muitos bebês precisam de um ambiente tranquilo e ventilado para dormir e se você não estiver no lugar certo o sono vai ser bastante estressante.

Outro motivo comum é a estranheza, bebês ainda estão aprendendo a lidar com a presença de outras pessoas a volta, por isso ter um rosto novo por perto é bastante estressante, nesse caso o bebê pode ficar assustado e começar a chorar.

Como manter o bebê calmo

Como acalmar o bebê
Como acalmar o bebê

Para driblar todos estes problemas e conseguir acalmar o bebê e manter ele calmo, a melhor solução é tomar o cuidado de garantir que você vai manter as situações estressantes longe dele.

  1. Use um aplicativo de amamentação, estes aplicativos vão ajudar a controlar a rotina do seu bebê para evitar que ele fique estressado com fome.
  2. Evite lugares com muito barulho, luzes ou muitas pessoas em volta, todos estes estímulos certamente vão deixar o bebê desconfortável e o estresse vai ser super natural como forma de defesa.
  3. Procure criar uma rotina de sono, tenha um local e luminosidade específica para o bebê dormir, assim ele vai aprender a se sentir seguro e dormir com maior facilidade.
  4. Ao apresentar novas pessoas ao bebê não o entregue direto, espere que o bebê se sinta confortável o bastante para que ele sinta vontade de ir para os braços de uma pessoa nova, respeitar esse espaço é fundamental.
  5. Não deixe o bebê muito tempo no mesmo lugar ou posição, isso fica cansativo e pode causar dores que ele certamente não vai gostar de sentir.

Caso você tome todas estas precauções e mesmo assim seu bebê continuar estressado então talvez seja hora de procurar um médico, nesses casos é possível que o bebê esteja sentindo algo que você não está conseguindo notar.

Com tudo isso em mente você nunca mais vai precisar se preocupar em acalmar o seu bebê que vai voltar a ser sorridente como nunca e dormir tranquilo todas as noites.

Quero aprender mais!

Agora você já sabe sobre o posicionamento do bebê e o que fazer para se prevenir para o grande dia, que tal saber mais sobre bebês Leia também: Como saber se o bebê está encaixado.