Como alfabetizar: 5 dicas que vão ajudar você!

0

Hoje reunimos para você cinco dicas sobre como alfabetizar, para que você possa melhor alfabetizar os seus alunos ou até mesmo seus filhos caso você esteja ensinando em casa.

Saber como alfabetizar rapidamente uma criança pode ser um verdadeiro desafio para muitos pais e professores.

Isso é especialmente válido quando levamos em consideração que muitas crianças tem dificuldades para serem alfabetizadas, o que torna o processo ainda mais desafiador. 

Pensando nisso reunimos neste Artigo 5 dicas para você saber Como alfabetizar melhor o seu aluno ou seu  filho.

Vamos lá?

Como alfabetizar rapidamente uma criança?

Saber como alfabetizar  é uma dúvida recorrente entre pais, professores e responsáveis. 

Como alfabetizar

Saber ler e escrever é uma necessidade cada vez mais precoce na atual sociedade fazendo com que as crianças precisam aprender a ler e a escrever de forma mais dinâmica,  para que possam ter autonomia como indivíduos.

No entanto,  o processo de  aquisição  de escrita e leitura não é uma tarefa fácil,  que requer que a pessoa que esteja conduzindo o processo tenha conhecimentos, mas também tenha sensibilidade para saber como trabalhar com uma criança de forma mais eficiente.

Pensando no processo de alfabetização como um todo e na sua importância para a vida do indivíduo na nossa sociedade, nós elaboramos essa vista com cinco dicas que vão te ajudar a conduzir de forma mais tranquila e eficaz alfabetização das suas crianças.

1. Como alfabetizar – esqueça velhas cartilhas

Há apenas algumas décadas atrás, a escola tradicional que não levava muito a repetição de regras gramaticais e a prática de exercício rígidos como  objetivo de fazer a criança entender as normas cultas da língua.

Continua sendo importante ensinar a criança entender as normas cultas da língua, no entanto, a forma de fazer isso não pode ser mais a forma tradicional e rígida, pois ela não é mais atrativa para os alunos.

É fundamental entender que a criança hoje em dia vem para escola já inserida em um ambiente onde a tecnologia é muito presente e a sua forma de aprender já não é a mesma, assim como as necessidades e demandas sociais  para que o indivíduo possa viver em sociedade também já não são.

Como alfabetizar criança deixando para trás ditames das Velhas cartilhas gramaticais?

Uma boa ideia para superar essa dificuldade e favorecer o processo de alfabetização, tornando tudo mais interessante divertido para criança é investir na prática Jogos de Alfabetização e Letramento

O que mais posso fazer para favorecer o processo de alfabetização saber como alfabetizar?

Você precisa entender a diferença entre alfabetização e letramento e priorizar atividades que além de alfabetizar a criança ensina a ela diferentes grupos sociais e culturais da linguagem, para que ela entenda de forma mais completa o uso correto da língua nas diferentes situações que vai vivenciar em sua vida.

2.  Como alfabetizar –  o caderno de  caligrafia

Um dos maiores desafios de qualquer criança em fase de alfabetização e ter a correta é necessária a coordenação motora para conseguir escrever as letras do alfabeto,  palavras e frases.

Lembre-se que a criança ainda é um ser em desenvolvimento e seu corpo está crescendo,  ela não tem total controle  das suas funções motoras e é preciso saber lidar com estas limitações deste período da vida da criança.

O que você pode fazer para ajudar nesse processo é comprar um caderno de caligrafia, ou  se você for professor,  pedir  aos alunos  para que peçam aos pais para comprar em um caderno de caligrafia para a prática escolar.

Por que comprar um caderno de caligrafia é uma boa ideia para saber como alfabetizar?

O caderno de caligrafia tem linhas e espaços onde a criança deverá escrever,   ajudando  criança adquirir noção de espaço de escrita e ter uma letra mais legível,  bonita e desenhada.

Como alfabetizar usando o caderno de caligrafia?

Como  em qualquer outra tarefa na vida a prática é sempre a melhor forma de adquirir a perfeição.  Passe exercícios regulares para os alunos com caderno de caligrafia, mas não faça isso toda hora, procure mesclar esta atividade com outras tarefas mais divertidas para não tornar o processo penoso e monótono para criança.

3.  Como alfabetizar –  Invista na brincadeira lúdica

Outra característica da criança nessa fase da vida é que ela é muito atraída por brincadeira e jogos,  afinal  de contas o brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da criança.

Portanto, uma das coisas que você pode fazer para nós fazer o extremo processo de alfabetização,  é investir no uso das brincadeiras e jogos pedagógicos em sala de aula. 

Lembre-se que nessa faixa etária a criança está explorando o mundo e aprende muito pela brincadeira,  é com o brincar,  por exemplo, que a criança ensaia seus futuros papéis sociais e aprendi como a sociedade adulta funciona.

Como  alfabetizar com jogos e atividades lúdicas?

Existem muitas brincadeiras divertidas para essa faixa etária que trabalham o aprendizado de palavras,  a  aquisição  da escrita,  o  vocabulário e outras características fundamentais do processo de alfabetização. 

Como alfabetizar com jogos e atividades lúdicas pode ser uma boa ideia para ensinar o meu aluno a aprender?

Tudo aquilo que for lúdico vai atrair a atenção da criança nessa faixa etária, portanto,  utilizar brincadeiras lúdicas vai tornar o processo de ensino-aprendizagem mais fácil porque vai fazer a criança literalmente aprender enquanto brinca.

4. Como alfabetizar –  conheça o aluno 

Para  saber como alfabetizar também é essencial identificar o que cada criança da sua turma já sabe.

Algumas crianças já passaram por um processo de alfabetização prévio em casa enquanto outras nunca viram o alfabeto na frente,  portanto,  você  precisa a partir daquilo que a criança já sabe e então introduziu os novos saberes e desafios que ela terá que enfrentar.

Como alfabetizar conhecendo melhor o meu aluno é uma boa ideia?

Se você conhecer o seu aluno e o que eu já sabe você vai poder entender, entre outras coisas, por que algumas crianças vão mais rápido no processo de alfabetização enquanto que outras tem muito mais dificuldade em aprender os  aspectos básicos da linguagem.

Como alfabetizar a partir daquilo que o aluno já sabe?

Você pode propor atividades que considerem o contexto geral da turma,  despertando assim maior interesse dos seus alunos em participar. E também pode propor atividades individualizadas para aqueles alunos que precisam de uma atenção especial, por  exemplo,  para  aquela criança que não consegue ler e escrever em uma idade que já deveria saber fazê-lo.

5.  Como alfabetizar –  conheça os níveis de alfabetização

Por fim a nossa últimas dicas de hoje  é que você conheça muito bem os diferentes níveis de alfabetização e letramento.

Isso é especialmente válido para os pais e responsáveis que querem ensinar a  ler e escrever ainda em casa,  e também é um conhecimento básico para qualquer professor que trabalha com alfabetização.

Conhecendo os diferentes níveis de alfabetização e letramento  entendemos, por exemplo,  por que não podemos esperar que uma criança que nunca viu as letras alfabéticas consiga ler e escrever  uma  palavra inteira no mesmo dia em que apresentamos a ela o alfabeto.

Como alfabetizar considerando os diferentes níveis de alfabetização e letramento?

Existem atividades específicas para favorecer cada nível de alfabetização e letramento,  e uma  criança  somente pode passar para o nível posterior quando estiver dominado o nível anterior.

Como alfabetizar crianças em diferentes níveis de letramento e alfabetização?

É muito comum que um professor tem em sua turma alunos que estão em níveis diferentes de alfabetização,  nesse  caso,   a melhor ideia é trabalhar com atividades que atendam as necessidades da maioria dos alunos de uma forma geral  e com atividades individualizadas para as crianças que estiverem atrasados ou mesmo adiantadas. 

 Como alfabetizar: dicas finais

Saber como alfabetizar é muito importante e tão importante quanto isso é não deixar de atender as necessidades  educacionais de cada aluno da sua turma!

Portanto, faça seu planejamento considerando o contexto vivenciado pelos seus alunos e pense também  em atividades direcionadas  para aquela (ou aquelas) criança que precisa de uma atenção a mais para que seu processo de alfabetização tenha êxito!

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte pra gente o que você achou nos comentários e até a próxima!