Como colocar bebê conforto

0

Se você vai viajar de carro e terá um bebê a bordo, certamente sabe que precisará ter um bebê conforto instalado no veículo.

Se não sabia, agora já tem a informação que vai te salvar de muitos problemas.

Bebê conforto no carro é sinônimo de segurança. É preciso bater na tecla de que isso é prioridade nas viagens em família.

Uma das principais dúvidas é sobre a idade máxima que a criança pode ficar no bebê conforto, ou seja, quando precisa ir para a cadeirinha.

Conhecendo os protocolos

Como colocar bebê conforto
Como colocar bebê conforto

Partindo de 0 a 13 kg, seu filho precisa ficar no bebê conforto. Segundo tabelas de peso e idade, a média é que uma criança de 13 quilos tenha entre 1 e 2 anos, porém isso varia bastante.

Sendo assim fica claro que se seu filho tem menos de 2 anos, ele vai pra cadeira do bebê conforto.

Quando ir para a cadeirinha?

Como colocar bebê conforto
Como colocar bebê conforto

Existe uma norma que é responsável por classificar os produtos destinados às crianças por peso para aumentar a segurança.

  1. De acordo com as regras, o bebê conforto é indicado para aqueles que pesam de 0 a 13kg e a cadeirinha é feita para os de 9 a 18kg.
  2. Você pode perceber que existe um cruzamento de peso entre as normas sobre a cadeirinha e o bebê conforto, por isso, quem tem que prestar atenção nesses detalhes é você.
  3. Se o seu filho tem entre 9 a 13kg, ele pode ficar no bebê conforto ou na cadeirinha, depende da estrutura corporal da criança.

Leve em consideração a altura, pois a metade da cabeça da criança não pode ficar para fora do bebê conforto e os pés não podem ficar muito encolhidos. Lembre-se, os fabricantes recomendam que os pais deixem a criança de costas o maior tempo possível

Principais regras

Está claro que o bebê conforto tem que ficar de costas, certo? Essa é uma regra que precisa ser seguida. Mas existem outras especificações importantes na hora de usar esse produto.

  • Uma coisa que você talvez não saiba é que, se o seu carro possui um airbag que possa atingir o bebê conforto, ele precisa ser desligado. Em caso de algum acidente, se ele inflar pode impactar o produto e machucar muito a criança.
  • Fora isso, vale lembrar que você deve usá-lo sempre com o cinto de três pontos, caso seu carro seja antigo e não possua esse modelo, você precisa trocar o cinto na concessionária. O mesmo serve para cintos curtos, que geralmente são os padrões dos carros novos e devem ser trocados por outros mais longos.
  • O uso do Isofix no carro ainda não é obrigatório, mas desde 2018, todos os novos modelos fabricados precisam ter o dispositivo de segurança. O objetivo é que em janeiro de 2020, todos os modelos zero quilômetros também tenham.

Lembre, todas as regras foram pensadas para oferecer conforto ao seu Bebê e portanto devem ser mantidas sempre em mente durante cada viagem.

Posição correta

O bebê conforto pode ir no banco da frente apenas em casos excepcionais, na maioria deles o recomendável é que seja no banco traseiro.

Caso você tenha uma caminhonete, por exemplo, se enquadra na exceção: Nessa circunstância, os pais podem usá-lo no banco da frente, mas de costas para o movimento, sempre.

Entretanto, nunca coloque o bebê conforto de frente, sempre de costas. A razão disso é que ele é desenvolvido para crianças menores, andando na posição correta as costas e o pescoço ficam mais protegidos em caso de algum impacto.

Quando for ver o desempenho do bebê conforto nos testes de segurança, fique de olho nos resultados relacionados a impacto lateral.

Quer saber mais?

Está satisfeito com o que leu? E gostaria de saber mais sobre cuidados com os bebês? Leia também: O que é refluxo em bebê.