Como saber se o bebê está com cólica

0

Você sabe Como como saber se o bebê está com cólica? A partir da segunda semana de vida quase todos os bebês passam por um período de irritação a qualquer momento do dia sem nenhuma razão especial, aparentemente.

Às vezes esse período de irritação se transforma em períodos prolongados de choro contínuo que parece não se passar por nada. Esses episódios que testam o coração da nova mamãe podem indicar que o bebê está com cólicas.

Portanto vamos agora ler um pouco sobre o que é a cólica e o que fazer para confortar o bebê.

Como como saber se o bebê está com cólica
Como como saber se o bebê está com cólica

Cólica, o que é

A cólica pode ser definida por episódios de choro intenso e alto, sem razão aparente, por três horas ou mais ao dia, por três ou mais dias por semana, por cerca de três semanas seguidas ou mais.

Esses períodos de choro normalmente começam entre duas e quatro semanas de vida e podem ocorrer a qualquer momento do dia ou da noite, frequentemente entre 6 da tarde e meia-noite.

Meninos e meninas são afetados igualmente, bebês que mamam ou tomam fórmula também. Esse choro costuma atingir o pico entre o segundo e terceiro mês de vida do bebê, mas o tempo que as cólicas normalmente duram variam.

Quais podem ser as causas?

Como como saber se o bebê está com cólica
Como como saber se o bebê está com cólica

As causas das cólicas nos bebês podem ser causadas pelos seguintes fatores:

O sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, causando desconforto, e o bebê comunica com o choro.
O refluxo pode estar fazendo o bebê se sentir desconfortável.
O bebê está com gases e isso causa o desconforto.
Bebês com poucas semanas podem se sentir super afetados pelo ambiente quando o dia chega ao fim e o choro acontece, quando o desconforto se torna a gota d’água.
Algumas pesquisas sugerem que as alergias alimentares, ou a exposição à fumaça do cigarro podem causar cólicas.

Os sintomas

Se você suspeita que o seu bebê está com cólica, busque os seguintes sinais:

  • O bebê encolhe e estica as pernas
  • Arqueia as costas
  • Mexe os braços e pernas
  • O rosto do bebê fica corado ou avermelhado enquanto chora
  • Fecha as mãozinhas
  • Ele parece estar com dor
  • A barriga do bebê parece estar inchada e ele solta gases. Esse sintoma de cólica pode ser por causa do ar que o bebê ao chorar acaba engolindo, ou por precisar arrotar depois de mamar.

O que pode ajudar a evitar a cólica

Muitos pais sentem-se desamparados e confusos ao tentar ajudar seus bebês com cólicas. Mas não se preocupe, as ideias abaixo poderão limitar ou evitar o choro antes dele começar:

  1. Estudos demonstraram que pegar seu bebê no colo e proporcionar diversas oportunidades de contato pele a pele nas primeiras semanas de vida podem fazer com que os episódios de choro sejam menores conforme ele cresce.
  2. Alimente seu bebê sempre que ele estiver com fome, não necessariamente seguindo horários fixos.
  3. Faça seu bebê arrotar depois de cada mamada. Para tanto, segure seu bebê sobre o ombro e dê tapinhas delicados em suas costas.
  4. Dê uma chupeta para seu bebê para acalmá-lo antes de o choro começar.
  5. Durante a mamada no peito ou na mamadeira, sente-se com a coluna reta para evitar que ele engula ar.
  6. Se seu bebê mama na mamadeira e apresenta cólicas, mude de mamadeira ou de bico –isso talvez ajude a reduzir a quantidade de ar que seu bebê engole.

Lembre-se, às vezes seu bebê vai chorar independente do que você fizer.

Se o método não funcionar em uma semana, passe para o próximo item na lista. Talvez você perceba que, depois de tentar quase tudo, a fase de cólicas de seu bebê finalmente passou.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre cólica nos bebês e gostaria de saber mais sobre cuidados com os bebês, leia também: Como lavar roupa de bebê.