Como criar um jogo

0

Você sabe como criar um jogo? Atualmente o mundo dos jogos está cada vez mais atraente, criadores estão investindo em diferentes tipos de jogos e conseguindo ganhar muito dinheiro com isso, naturalmente isso pode virar uma oportunidade para você.

Quem ama jogar sempre pensou em como seria legal aprender como criar um jogo, bem essa pode ser a sua oportunidade para conseguir fazer isso e finalmente realizar o seu sonho, criar um jogo totalmente novo e ainda ganhar dinheiro com isso.

Nesse artigo vamos falar sobre como criar um jogo, daremos algumas dicas para você saber exatamente qual é o caminho mais provável para quem deseja criar um jogo e pronto, finalmente você vai conseguir dar asas a sua imaginação de verdade.

O que é necessário para criar um jogo?

Como criar um jogo
Como criar um jogo

Existem diferentes tipos de jogos, então saber o que vai ser necessário para o seu jogo é algo que vai depender muito do tipo de jogo que você deseja ter, cada tipo tem suas próprias necessidades então vamos falar um pouco sobre as principais partes dos jogos.

Para começar a produzir o seu jogo você vai precisar decidir o tipo do jogo que deseja criar, atualmente os mais populares são os jogos digitais, ou videogames, os jogos de tabuleiro para jogar com a família e amigos e os jogos de cartas, então você vai precisar dos seguintes recursos.

Para jogos de tabuleiro:

  • História
  • Tabuleiro
  • Peças
  • Regras

Para jogos de cartas:

  • História 
  • Cartas
  • Regras

Para jogos digitais:

  • História
  • Sonografia
  • Música
  • Programação

Naturalmente você não é obrigado a criar um único tipo de jogo, você pode combinar as categorias e criar jogos que tem tabuleiros e cartas ou mesmo jogos digitais que usam um tabuleiro, tudo depende da sua imaginação. 

Como posso financiar o meu jogo?

Como criar um jogo
Como criar um jogo

Um dos fatores mais desafiadores de como criar um jogo é a hora de financiar o jogo, uma vez que nem sempre você vai ter o dinheiro necessário para colocar esse jogo em produção e fazer o lançamento, existem contudo algumas formas de financiar sua ideia. 

  1. Você pode fazer um crowdfunding, assim seus amigos, seguidores e fãs podem ajudar a financiar o jogo através de doações.
  2. Lançar através de uma produtora de jogos, se a ideia do seu jogo for boa e original você vai poder tentar conseguir vender a ideia ou conseguir um patrocínio de uma das grandes empresas que trabalham nesse ramo.
  3. Lançamento independente, algumas pessoas escolhem fazer um lançamento independente, nesse caso você pode lançar o jogo e vender por conta própria ou criar sua própria empresa de jogos para cuidar do lançamento.

Agora basta escolher uma destas formas e financiar o seu jogo. 

Passo a passo como criar um jogo

Como criar um jogo
Como criar um jogo

Agora que chegamos até aqui vamos ao passo a passo para que você possa realmente colocar sua ideia em prática e criar um jogo:

  1. Escolha o tipo de jogo que você deseja criar, como explicamos anteriormente, escolher o tipo de jogo é a base para que você comece a produzir.
  2. Depois de escolher o tipo do jogo escreva a história, lembre que a história do jogo deve ser criada pensando no formato que o jogo vai ter em sua versão final.
  3. Consiga ajuda para as partes que você não domina, se você por exemplo precisa de cartas, pode ser uma boa ideia conseguir alguém para desenhar e diagramar as cartas.
  4. Teste a primeira versão, nem sempre o jogo vai ficar excelente de primeira, então teste a primeira versão e use a experiência para trabalhar nas regras finais, assim você vai conseguir realmente completar o jogo.
  5. Finalmente você pode financiar e lançar o seu jogo, lembre de levar em consideração os custos de distribuição e marketing, agora é só jogar e aproveitar o seu jogo. 

Tudo pronto, seu jogo vai ser um sucesso desde que você faça ele com o máximo de carinho. 

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo, não perca a oportunidade de ler nosso artigo sobre:  Como saber meu número.