Como Dar banho no bebê

0

Prepare a câmera – assim como em todas as outras coisas, o primeiro banho do bebê é um evento especial. De fato, toda hora do banho pode ser um momento especial para se relacionar com o recém-nascido. brincando, cantando, conversando – seu bebê adora o som da sua voz e seu toque suave.

Sendo assim nada mais natural do que gastar algum tempo se preparando para que essa ocasião seja tão agradável para você quanto para o bebê, pensando nisso criamos este pequeno tutorial para ajudar aos pais e mães de primeira viagem a conseguirem relaxar e curtir o momento.

Preparando o banho do bebê 

Como Dar banho no bebê
Como Dar banho no bebê

O primeiro banho será um banho de esponja. Escolha uma sala quente com uma superfície plana, como um banheiro ou um balcão da cozinha, um trocador ou uma cama. Cubra a superfície com uma toalha grossa. Verifique se a temperatura ambiente é de pelo menos 23 graus, porque nessa temperatura os bebês relaxam facilmente.

Lembre que você não deve deixar janelas ou qualquer outro tipo de corrente de ar no cômodo, do contrário você pode causar desconforto ao bebê que sem dúvidas não vai gostar nada da mudança brusca de temperatura que uma corrente de ar pode causar. 

Monte todos os produtos de banho para bebês que você precisará:

Como Dar banho no bebê
Como Dar banho no bebê
  • Esponja de banho para bebê ou pano de lavagem limpo (com enxágüe duplo)
  • Manta limpa ou toalha de banho (uma boa é encapuzada)
  • Fralda limpa
  • Roupas limpas
  • Vaselina e Gaze (se você tem um menino circuncidado)
  • Água morna (não quente)

Importante: nunca deixe seu bebê sozinho no banho – nem por um momento. Se precisar atender o telefone, o fogão ou o que for, leve o bebê com você.

Banho do bebê: Hora de um banho de esponja

Os delicados banhos de esponja são perfeitos nas primeiras semanas até o cordão umbilical cair, a circuncisão cicatrizar e o umbigo cicatrizar completamente.

Eles são ótimos pois o bebê não vai ficar submerso em água e você não vai correr o risco de acabar causando desconforto ao bebê.

O básico de banhar um bebê:

  1. Primeiro, tire a roupa do bebê – segurando a cabeça com uma mão. Deixe a fralda (lave a área por último). Enrole o bebê em uma toalha, expondo apenas as áreas que você está lavando.
  2. Usando uma esponja de banho para bebê ou pano de lavar, limpe uma área de cada vez. Comece atrás das orelhas, depois vá para o pescoço, cotovelos, joelhos, entre os dedos das mãos e dos pés. Preste atenção às dobras embaixo dos braços, atrás das orelhas, ao redor do pescoço.
  3. O cabelo chega no final do banho para que o bebê não esfrie. Enquanto os recém-nascidos não têm muito cabelo, você pode esfregar os poucos fios que estão lá. Para evitar molhar os olhos, incline a cabeça um pouco para trás. Não há necessidade de shampoo; apenas use água.
  4. Agora é hora de remover a fralda e esfregar a barriga, a parte inferior e os órgãos genitais do bebê.
  5. Lave as meninas da frente para trás. Se houver um pequeno corrimento vaginal, não se preocupe – e não tente limpar tudo. Se um menino for incircunciso, deixe o prepúcio em paz. Se circuncidado, não lave a cabeça do pênis até que esteja curado.
  6. Seque suavemente o bebê. Esfregar a pele irá irritá-la então mantenha o toque suave.
  7. A hora do banho acabou e seu bebê está pronto para uma fralda limpa e roupas!

Agora você já sabe tudo o que precisa para dar o banho perfeito no seu bebê e curtir esse momento especial ao máximo, então mantenha a calma e aproveite a companhia do seu bebê, você vai se divertir como nunca. 

Quer aprender mais?

Se você adora aprender mais sobre maternidade, não perca a oportunidade e leia também nosso artigo sobre: O que levar para a maternidade.