Como decorar o quarto do bebê

0

Você sabe como decorar o quarto do bebê? Ter um bebê é uma experiência fantástica, trazer uma nova vida ao mundo e criar um ambiente de paz e tranquilidade para receber essa criança, porém muitos pais têm dúvidas na hora de decorar o quarto do bebê.

Decorar o quarto do bebê não é apenas uma questão de gosto pessoal, é necessário ficar atento para as escolhas de modo que o ambiente fique lindo mas também fique confortável e seguro, sendo assim esse é um trabalho super importante.

Nesse artigo vamos falar sobre como você também pode aprender a como decorar o quarto do bebê e dar dicas do que precisa ser levado em consideração quando você estiver organizando essa decoração, então não perca tempo e comece agora mesmo a se preparar para essa nova fase da sua vida.

O que levar em conta na hora de decorar o quarto do bebê?

Como decorar o quarto do bebê
Como decorar o quarto do bebê

Antigamente a decoração no quarto do bebê levava em consideração apenas as cores, era comum ter quartos verdes para meninos e rosas para meninas, hoje em dia sabemos que a questão das cores e da decoração no geral é bem mais complexa.

para garantir que a decoração do quarto do bebê seja realmente bem planejada é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Tonalidades das cores
  • Luminosidade
  • Ventilação
  • Conforto do bebê
  • Conforto da mãe
  • Controle de sons
  • Segurança

Apenas depois de colocar todos estes requisitos em ordem poderemos ter uma decoração que realmente seja apropriada para o bebê e com isso tornar o quarto especial para que o bebê possa se sentir em casa.

Preciso de uma decoração diferente para meninos e meninas?

Como decorar o quarto do bebê
Como decorar o quarto do bebê

Antigamente as diferenças entre os quartos de meninos e meninas eram bastante sexistas, a ideia básica era voltada para cores e brinquedos específicos considerados “adequados” para um ou outro, mas hoje em dia é aconselhado que a decoração seja mais neutra nesse sentido é mais voltada para acolher o bebê.

Embora existam diferenças entre a decoração no caso de você ter um bebê menino ou menina essas diferenças não afetam o estrutural do quarto e não são realmente importantes nessa primeira fase da infância onde a criança apenas deseja ser amada e cuidada.

Desta forma podemos considerar que a decoração base que vamos abordar hoje deve ser construída de acordo com as preferências que a criança for mostrando ao longo do tempo bem como com os gostos da mãe que vai passar bastante tempo nesse quarto graças a amamentação.

Passo a passo para decorar o quarto do bebê

Agora vamos finalmente começar o processo de decoração do quarto do bebê com um passo a passo bem simples:

  1. Escolha a cor: Você pode escolher qualquer cor que preferir, ainda assim é recomendável que a cor escolhida tenha um diferencial em relação ao resto da casa, assim você destaque que esse ambiente é especial, prefira ainda tonalidades mais claras que vão ser perfeitas para não cansar a vista do bebê.
  2. Antes de começar a adicionar itens para a decoração, tome o cuidado de garantir que o quarto vai ter um controle adequado de iluminação, isso significa uma janela para deixar entrar luz do sol, lâmpadas de led para iluminação noturna e um abajur para fornecer alguma luminosidade ao sono do bebê, lembre que a janela não deve vazar sol diretamente no berço para evitar que o bebê acabe sofrendo com o calor.
  3. A ventilação é o próximo passo, a janela deve fornecer uma ventilação controlada não muito forte para evitar poeira mas o bastante para deixar o ambiente agradavel, ventiladores e ar condicionado devem ser diminuídos ao máximo durante os primeiros meses, a menos quando forem extremamente necessários.
  4. Escolha os móveis para gerar conforto tanto para o bebê quanto para a mãe, assim ambos podem ter momentos agradáveis.
  5. Por fim leve em consideração a segurança, garanta que todas as tomadas estão bloqueadas e que sons altos não vão pegar o bebê de surpresa.
  6. Use estas indicações para comprar os itens que mais combinarem com os gostos pessoais da mãe, com o tempo o bebê vai demonstrar suas preferências e a decoração poderá ser ajustada. 

Agora tudo o que falta é colocar em ação o que você aprender e começar agora mesmo a decorar o quarto do seu bebê como o quarto de um verdadeiro Príncipe ou Princesa 

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre cólica nos bebês e gostaria de saber mais sobre cuidados com os bebês, leia também: Como organizar um chá de bebê.