Como desentupir o nariz do Bebê

1

Você sabe como desentupir o nariz do bebê? quando um adulto tem o nariz entupido ele consegue simplesmente assoar o nariz e pronto, problema resolvido, mas o bebê não tem essa capacidade e muitos pais não sabem exatamente como lidar com isso.

Esse é um problema bastante comum que afeta um grande número de crianças e que pode surgir a qualquer momento, por isso mesmo é importante ficar atento, o nariz entupido pode causar problemas como dores de cabeça e deixar o seu bebê sem dormir, e claro, ele não vai saber te contar isso.

Sendo assim decidimos criar esse pequeno artigo ensinando você mãe atenta a desentupir o nariz do bebê, assim você vai garantir que seu filho tenha uma boa noite de sono e evitar as dores de cabeça.

Use uma solução Salina 

Escolha uma solução Salina adequada, existem diferentes tipos de soluções salinas cada uma com suas próprias características de modo que é possível para você escolher de acordo com suas preferências pessoais, as soluções salinas mais comuns são: 

  • Soluções isotônicas – São as melhores para resfriados e alergias.
  • Soluções hipertônicas – São as melhores para congestão crônica.
  • Soluções hipotônicas – são as mais fracas, ideais para uso esporádico.

Cada solução salina tem sua própria utilidade, escolha aquela que mais combina com a condição atual do seu bebê, desta forma você vai garantir resultados sem causar nenhum tipo de contraindicação.

Aplique a solução na narina congestionada e aguarde alguns minutos, o nariz vai descongestionar naturalmente, depois disso basta limpar o excesso de muco e seu bebê vai estar respirando perfeitamente bem.

Compre um aspirador nasal

O aspirador Nasal é um aparelho criado para justamente essa situação, embora o efeito seja mais rápido do que a solução acima ele não pode ser utilizado com uma frequência grande uma vez que pode causar alergia principalmente em bebês muito pequenos.

Como desentupir o nariz do Bebê
Como desentupir o nariz do Bebê

Para utilizar o aspirador nasal utilize o seguinte processo:

  1. Escolha o modelo de aspirador nasal, todos eles funcionam de maneira parecida, sendo assim escolha o modelo que parecer mais confortável para você e seu bebê. 
  2. Utilize a solução salina escolhida na narina para iniciar o processo de descongestionamento.
  3. Posicione o aspirador nasal no nariz, procure posicionar com cuidado para não machucar o bebê. 
  4. Use o aspirador para retirar o muco do nariz do seu bebê com cuidado para não assustar ou machucar o bebê.
  5. Repita o procedimento caso necessário.

Solte o muco usando a umidade

O muco do nariz costuma ser um problema apenas em ambientes muito secos onde eles acabam ficando mais secos e resistentes, por isso utilizar a umidade no ar para fazer o muco ficar amolecido e naturalmente ser expelido ou absorvido pelo corpo.

Uma boa opção para que a umidade consiga fazer o trabalho de desentupir o nariz do bebê é simplesmente dar um passeio ao ar livre com o seu bebê, lembre de manter seu bebê bem agasalhado e procure manter o passeio entre 10 a 15 minutos.

Outra opção para usar a umidade é dar utilizar o vapor do chuveiro, o vapor vai ter um efeito super rápido de modo que você vai poder desentupir o nariz do seu bebê de forma muito mais rápida.

Lembre que para utilizar a umidade como forma de desentupir o nariz do seu bebê é garantir que você não exagere no tempo de umidade para não prejudicar a saúde do seu bebê, além disso este método não é adequado quando o seu bebê tem um resfriado e deve ser usado principalmente quando seu bebê tiver alergia, caso o método não funcione utilize um dos métodos anteriores.

Quero aprender mais!

Se você achou esse artigo útil então não perca a oportunidade de aprender ainda mais, visite nosso artigo sobre quando o bebê começa a se mexer e aprenda ainda mais sobre diferentes formas de tornar a experiência da maternidade mais mágica e recompensadora com o aprendizado.