Como doar medula óssea

0

Você sabe como doar medula óssea? Nos dias de hoje graças aos esforços dos governos e de organizações não governamentais a doação de sangue e outros órgãos está cada vez mais comum.

Mas o que pouca gente sabe é que uma doação tão importante quanto a doação de sangue é a doação de medula óssea. Contudo muitas dúvidas ainda cercam esse tema que é pouco conhecido para a maioria dos brasileiros.

Como doar medula óssea
Como doar medula óssea

Se você quer saber como doar medula óssea está no lugar certo. Preparamos essa matéria exclusiva com informações importantíssimas sobre o que fazer e como dar o primeiro passo para ser um doador. Entenda tudo agora!

Porque doar medula óssea?

Muita gente sequer faz ideia do que seja a medula óssea e por isso pensa que a doação se trata de algo muito complicado e perigoso. Essa falta de conhecimento sobre o assunto tem prejudicado milhares de pessoas que estão em fila de espera aguardando um transplante para voltar a ter uma vida normal.

Doar a medula óssea é um gesto de amor extremo, é muito mais do que a doação de sangue porque o doador deve ter coragem de entrar em uma sala de cirurgia para ajudar alguém que precisa.

Como doar medula óssea
Como doar medula óssea

Pacientes com Leucemia e outros tipos de patologia relacionada à produção saudável de substâncias presentes no sangue são os mais beneficiados pela doação de medula óssea. Você com certeza já conheceu alguém que enfrentou essa situação e que muitas vezes não teve sorte.

Onde fica a medula óssea?

A medula óssea na verdade é parte do tecido hematopoiético ou seja um composto de produção sanguínea que está presente dentro dos nossos ossos. Principalmente nos ossos porosos e longos do corpo.

No processo de doação o voluntário concede que os médicos retiram através de pequenas pulsões uma pequena parte de sua medula localizada na região do osso do quadril. Apesar de parecer algo perigoso o procedimento é super seguro para o doador e deve durar em torno de uma hora e meia.

A melhor parte disso é que o doador estará totalmente recuperado em no máximo duas semanas. Sem qualquer tipo de sequela é um processo considerado tão seguro quanto ir ao dentista extrair um dente.

Posso doar medula óssea em vida ou só após a morte?

Parece estranho, mas é verdade muita gente tem essa dúvida, pois costuma confundir a doação de medula óssea com a doação de órgãos. A doação de medula óssea é feita somente em vida o doador deve estar saudável e deve passar por uma bateria de exames de saúde e compatibilidade.

Como doar medula óssea
Como doar medula óssea

A doação só é feita em casos de compatibilidade com algum paciente que esteja em espera na fila de doação e o doador tem a opção de não se identificar e não ter qualquer tipo de contato com o paciente que recebe a sua doação.

Como doar?

O primeiro e mais importante passo para ser um doador de medula óssea é estar seguro do que quer e conversar com sua família. O segundo deve ser procurar um centro de referência em doação de sangue ou de órgãos da sua cidade e dizer que quer ser um doador de medula.

Alguns exames serão solicitados e algumas consultas com psicólogos podem ser requeridas. Pois é de suma importância para a equipe médica saber que o doador está ciente de todos os processos que devem ser feitos e que não haverá desistências e arrependimentos (Imagine a sensação de tristeza do paciente que iria receber a doação se o doador desistisse momentos antes de iniciar a cirurgia?)

Pronto agora que você já sabe como doar medula óssea não perca tempo, pois existem muitas vidas que neste momento estão á espera da coragem de alguém compatível para conseguir a tão sonhada cura. Boa sorte e até a próxima.

Como doar medula óssea e muito mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer continuar aprendendo, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como diminuir o tamanho da sua foto.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.