Como ensinar coragem com música

0
730
Como ensinar coragem com música 1

Como ensinar coragem com música, é mais um artigo sobre como ensinar princípios aos nossos alunos através das músicas.  É muito importante que nossos alunos aprendam a ter coragem. Esse é um valor que irá ajuda-los a enfrentar várias situações e desafios, na sua convivência com a sociedade, seja na escola, na rua, com seus amigos ou familiares ao longo de toda a sua vida.

Como ensinar coragem com música

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Trabalhando em sala de aula com música: Como ensinar sobre coragem?

(Utilize essas dicas de músicas para trabalhar diversos temas com seus alunos em sala de aula)

O escritor americano Mark Twain fez uma excelente definição sobre o que é coragem: “É a resistência do medo, o domínio do medo, e não a ausência dele”. Porém, o que muitas vezes nos impede de ultrapassarmos obstáculos que cruzam nossa vida é a falta de uma atitude corajosa perante as adversidades. O medo de não conseguir.

E uma forma de trabalhar sobre a coragem em sala de aula é com diversas letras de músicas. Podemos recorrer a inúmeros exemplos de artistas nacionais e internacionais que discorrem sobre o enfrentamento de um desafio, seja ele um término de relacionamento ou o medo de se arriscar em uma nova etapa.

Ao observar os versos das canções, temos verdadeiros discursos motivacionais e de empoderamento, perfeitos para um trabalho de esclarecimento sobre a coragem. É o caso da música “Por Quem os Sinos Dobram”, de 1979, interpretada por Raul Seixas. Nela, o autor de Gita não só nos mostra a importância da união para vencer as lutas, como também acredita que as outras pessoas precisam ter coragem, pois “Eu sei que você pode mais”.

 Ainda na MPB, temos também a canção “Coragem, mulher”, de Ivan Lins, lançada em 1980. Na canção há um paralelo entre a aparente fragilidade e a força das mulheres, onde o compositor se questiona a origem da força feminina para se manter em pé e nunca perder a ternura.

Outro exemplo da coragem feminina é a canção Stronger (What Doesn´t Kill You), da cantora americana Kelly Clarkson. A letra fala sobre um possível término de relacionamento, entretanto, podemos utilizá-la para os diversos problemas que podem ocorrer e, tirar a conclusão sobre o que não nos mata, só nos fortalece.

Há também importantes exemplos de músicas do pop rock nacional que falam sobre a coragem. Uma boa oportunidade de utilizar músicas mais recentes, que gerem a identificação do aluno com a proposta. Como o caso das músicas “Coragem”, da banda CPM 22 e “Quem tem coragem”, do grupo santista Charlie Brown Jr. Em ambas as canções são tratados os dilemas enfrentados pelos adolescentes, como o medo de se arriscar e se aceitar como é.


 Ao utilizar as obras de forma individual ou conjunta, sugere-se um debate sobre como os alunos enfrentam as adversidades e em que aspectos eles devem se preparar para serem mais fortes e corajosos nas diversas etapas da sala de aula como para a vida.

Dessa forma você incentiva o seu aluno a enfrentar o seus medos e sentir que está preparado para os próximos desafios que irão surgir em sua vida.

Muito obrigado por nos acompanhar, e espero que o texto tenha lhe ajudado. Aguardo você no próximo texto!

Até mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.