Como estimular o bebê a engatinhar

0

Aprender a engatinhar é o primeiro degrau para que o bebê possa começar a andar, por isso é natural que os pais procurem formas de incentivar o bebê nessa fase tão importante da vida.

Mesmo sendo um processo que ocorre naturalmente o bebê pode ser estimulado a engatinhar mais cedo e com isso ter um desenvolvimento mais veloz dos músculos fazendo com que ele comece a andar antes do que você esperava.

Nesse artigo vamos falar sobre como você também pode estimular o seu bebê a engatinhar e com isso ter um desenvolvimento impressionante antes mesmo do primeiro ano de idade.

Deixe seu bebê se divertir

Como estimular o bebê a engatinhar
Como estimular o bebê a engatinhar

A primeira dica para estimular seu bebê a engatinhar é a mais simples possível, deixe que ele tenha muito tempo para brincar e se divertir, bebês adoram explorar, então tudo o que você tem que fazer é criar o ambiente propício para isso.

Colocar o bebê para engatinhar é bem fácil, apenas coloque o bebê no chão com a barriga para baixo e deixe que ele aproveite o momento, o natural é que ele imediatamente comece a procurar formas de interagir com tudo, naturalmente isso vai levar ao ato de engatinhar.

Naturalmente os bebês mais novos têm dificuldade com isso, mas não se preocupe, mesmo que sejam apenas alguns minutos já vai ser o suficiente para ajudar no desenvolvimento, siga a seguinte tabela:

À medida que o bebê cresce, por volta de 4 meses, ele pode levantar e apoiar a cabeça, olhar em volta e obter mais controle sobre o corpo. [3] Isso significa que ele está a caminho de aprender a engatinhar.

  • Faça o tempo da barriga divertido para seu bebê. Fale com ele de uma maneira tranqüila, deixe-o brincar com brinquedos e até desça ao nível do seu bebê para que ele também se sinta mais à vontade na barriga. 
  • Obviamente, quando você coloca seu bebê em repouso, sempre deve colocá-lo de costas, para que ele não se machuque, ou, nos piores casos, sufoque.  Mas quando ele está de bom humor, o tempo da barriga pode ser muito benéfico.
  • Verifique se o seu bebê tem boas associações com o tempo da barriga. Coloque-o de bruços depois que ele for alimentado, bem descansado e de bom humor. Você não quer que ele comece a barriga quando já está irritadiço.

Seguindo esta pequena lista você vai poder ajustar suas expectativas e oferecer ao seu bebê um momento para se aproveitar a diversão e conhecer cada vez melhor o próprio corpo.

Passo a passo para fazer o bebê engatinhar

Como estimular o bebê a engatinhar
Como estimular o bebê a engatinhar

Agora vamos tentar criar o momento ideal para seu bebê começar a engatinhar, para isso criamos um pequeno passo a passo que vai te guiar em todo o processo.

  1. Diminua o tempo no carrinho e andador: Muitos pais têm a tendência de colocar o bebê no andador antes que ele comece a engatinhar, mas a melhor forma de estimular o crescimento do bebê é ajudando ele a engatinhar primeiro, por tanto diminua o tempo no andador e deixe o bebê curtir o chão diretamente.
  2. Ajude a desenvolver a força: Deixe seu bebê ficar sentado, tenha certeza de manter as costas e a cabeça do bebê apoiadas para ele não cair para trás, isso vai ajudar a desenvolver a musculatura nas costas que vai ser fundamental para engatinhar.
  3. Encontre um local confortável: A melhor opção para o bebê começar a engatinhar é um chão de emborrachado ou tatame, assim ele vai estar confortável para engatinhar sem o risco de se machucar.
  4. Considere a idade: Acima de tudo tenha certeza de que o seu bebê está realmente pronto para isso, normalmente os bebês depois dos seis meses estão preparados para as primeiras tentativas engatinhando.
  5. Deite o bebê com as costas no chão: O principal para saber se o seu bebê está mesmo pronto é deixar que ele se vire sozinho, ao se virar sozinho o bebê mostra que tem força o bastante nas costas e nos braços para tentar.

Agora você não precisa mais se preocupar, basta seguir nosso passo a passo e estimular seu bebê a engatinhar o quanto antes, você vai ficar impressionado com o progresso do bebê.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre maternidade e bebês, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Qual a importância do leite materno para o bebê.