Como estimular o bebê a falar

0

Você sabe como estimular o bebê a falar? As primeiras palavras do bebê são sempre um momento mágico, ver seu pequeno milagre finalmente começando a colocar em palavras todo o amor que ele recebe é realmente fantástico, porém isso pode levar algum tempo.

Cada bebê tem seu próprio ritmo e às vezes eles acabam não falando na mesma idade, por isso mesmo é importante para os pais poderem estimular o bebê a falar, dessa forma é possível acelerar o processo de desenvolvimento da fala.

Nesse artigo vamos dar dicas de como você pode estimular o bebê a falar para que você consiga ajudar no desenvolvimento e ainda possa fazer parte ativamente deste momento tão mágico na vida do seu filho.

As primeira palavras

Como estimular o bebê a falar
Como estimular o bebê a falar

Cada bebê tem seu próprio repertório na hora de aprender e começar a utilizar as primeiras palavras, normalmente isso vai variar de acordo com vários fatores do ambiente e do convívio familiar.

Para uma criança com animal de estimação as primeiras palavras podem muitas vezes ser os nomes dos animais ou os sons que eles produzem, já para crianças que passam muito tempo com os pais sem dúvidas é comum alguma forma de chamar principalmente a mãe.

Contudo isso pode variar bastante, entre as primeiras palavras mais comuns temos uma variedade bastante interessante, por exemplo:

  • Não
  • Miau
  • Au-au
  • Vovó
  • Vovô
  • Tchau

Embora as palavras estejam quase sempre entre as mais comuns existem casos de crianças com repertórios de palavras bastante diferenciados, tudo vai depender do que ela escuta e aprende nos primeiros meses.

Qual a idade para começar a estimular o bebê a falar?

Como estimular o bebê a falar
Como estimular o bebê a falar

Como mencionado antes, não existe exatamente uma idade correta para que você possa começar a estimular o seu bebê a falar, porém existe uma idade aproximada onde a maior parte dos bebês começa a produzir suas primeiras palavras.

Por volta dos dez meses o bebê já tem um controle mais preciso de suas cordas vocais e já consegue produzir sons complexos, sendo assim esse pode ser um bom momento para começar a estimular seu bebê a falar.

Vale lembrar que embora essa seja uma aproximação, alguns bebês começam a mostrar os sinais de sons complexos mais cedo enquanto que outros têm um desenvolvimento mais lento, isso não é nada para se preocupar.

Contudo se a criança não mostrar sinal de sons completos até os 12 meses pode ser um momento de procurar um fonoaudiólogo para entender se existe algum fator a ser considerado. 

Passo a passo para estimular o bebê a falar 

Você não tem como saber quando o seu bebê vai dar os primeiros sinais da fala, então o que você pode fazer é colocar algum esforço em fornecer estímulos para o seu bebê.

  1. Converse com seu bebê: Bebês são ótimos ouvintes, eles adoram que você converse com ele e os sons da sua voz são perfeitos para fornecer ao seu bebê material para que ele possa começar a imitar.
  2. Repita: Bebês começam a falar através da repetição, eles tendem a repetir as palavras que escutam com mais frequência, então repetir as palavras que você mais quer que eles aprendam é essencial para o desenvolvimento do entendimento e também da fala.
  3. Um de cada vez: Ouvir muitas vozes ao mesmo tempo pode ser bastante confuso para o bebê, por isso mesmo que você tenha várias pessoas em casa, procure deixar que apenas uma fale com o bebê de cada vez, assim seu bebê pode realmente focar na voz daquela pessoa.

Agora basta colocar em ação tudo o que você aprendeu e seu bebê vai estar falando em breve, não esqueça de manter sua voz calma ao falar com o bebê e aproveite essa experiência ao máximo.

Quer saber mais?

Se você gostou dessa matéria e gostaria de conhecer outras coisas para cuidados com os bebês, leia também: Como fazer o bebê dormir sozinho.