in , ,

Como fazer arroz

Como fazer arroz 1

Como fazer arroz, embora seja algo simples de mais, deixa muitas pessoas chateadas, por não conseguirem o ponto certo do preparo desse importante alimento. O arroz sé um dos principais pratos consumidos em quase todo mundo, portanto, aprender a prepará-lo adequadamente é importante .

Como fazer arroz

Quem nunca ficou incomodado quando ao preparar o arroz, ele ficou grudado, ou não cozinhou o suficiente, cm o tempero inadequado…  Mas, por entendermos você, preparamos uma receitinha bem legal, para ajuda-lo a conhecer alguns truques que lhe ajudarão a fazer um arroz delicioso e granjear muitos elogios! Vamos conhecer?

Como fazer Arroz

Embora, hoje já exista inclusive, panelas especificas para se fazer arroz, contudo, para aquelas pessoas que desejam conhecer a forma tradicional, vamos mostrar um método bem simples, mas antes, que tal sabermos um pouco sobre a origem do arroz?

A origem do arroz

Diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie.

Bem antes de qualquer evidência histórica, o arroz foi, provavelmente, o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia. As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa, há cerca de 5.000 anos.

Certas diferenças entre as formas de arroz cultivadas na Índia e sua classificação em grupos, de acordo com ciclo, exigência hídrica e valor nutritivo, foram mencionadas cerca de 1.000 a.C.

Alguns autores apontam o Brasil como o primeiro país a cultivar esse cereal no continente americano. O arroz era o “milho d’água” (abati-uaupé) que os tupis, muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam nos alagados próximos ao litoral.

Em 1587, lavouras arrozeiras já ocupavam terras na Bahia e, por volta de 1745, no Maranhão. Em 1766, a Coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e daquela época até a metade do século XIX, o país foi um grande exportador de arroz. ( Fonte)

Como fazer arroz – Preparo

Ingredientes – como fazer arroz

  • 1 xícara de arroz lavado ( porção para três ou quatro pessoas)
  • 2 xícaras de água fervente
  • 1 dente de alho amassado (ou uma colherzinha /café de tempero pronto)
  • 1/4 de cebola picada ( se gostar)
  • 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo
  • sal a gosto

Como fazer arroz: passo a passo

  1. Frite o alho e a cebola no azeite ou óleo vegetal.
  2. Coloque o arroz e deixe-o fritar por um pequeno momento, cerca de 30 a 40 segundos.
  3. Adicione a água fervente e o sal.
  4. Após a água começar a secar abaixe o fogo
  5. Deixe cozinhar em fogo baixo, até a água ter quase secado.
  6. Tampe a panela e aguarde cerca de 20 minutos antes de servir.
  7. Se quiser fazer uma quantidade maior, é só seguir as proporções, principalmente da água.

Dicas para fazer arroz – Arroz de forno, a grega, com legumes

  • Tente não mexer no arroz após colocar água, isso faz grudar.

Esse delicioso prato poderá ser servido tradicionalmente com feijão, salada, carne, estrogonofe, salpicão…  Mas, se o prato principal for o arroz, ele poderá ser enriquecido adicionando molhos a gosto.

Arroz de Forno vermelho:

Você irá pegar, um molho de tomate, com presunto e azeitonas, uvas passas, milho verde, frango desfiado, cebola, palmito, pimentão (Desfie o peito de frango, após tê-lo cozido em água de sal ou tempero.

Adicione em uma panela levada ao fogo, uma colher de azeite, coloque os outros ingredientes e prepare o molho. Envolva o arroz com esse molho, espalhe queijo ralado e leve ao forno apenas para derreter o queijo, enfeite com salsinha.

Arroz a Grega:

Você irá adicionar os ingredientes acima, mais a cenoura cozida e picada em cubinhos, exceto o molho de tomate. (se quiser pode substituir o frango por linguiça, pernil ou Bacon)

Você poderá preparar o arroz branco, de forma tradicional, acrescentando legumes picados. Basta adicioná-los desde o início do preparo, misturando-os ao arroz enquanto é fritado. Essa sugestão inclusive é válida para enriquecer a alimentação de crianças que não gostam de comer legumes. (poderá retirá-los se quiser após o cozimento)

Fica uma gostosura, portanto, vale a pena preparar. Você poderá fazer ainda, com as sobras de arroz: bolinhos de arroz.

Como o arroz pode ser usada na escola

Se existe um alimento útil para a escola, é o arroz. Ele poderá ser usado na alimentação é claro, mas, ainda na colagem de desenhos, e aula de artes e artesanato.

Confira abaixo  como confeccionar canetas com arroz, e ainda, como tingir arroz para atividades artesanais e escolares

Curiosidades sobre o arroz

Sabia que em algumas culturas, principalmente asiáticas o arroz é usado também para tratamento de beleza? Ele pode portanto, ser usado nos cabelos e clareamento da pele e combate à acnes. Contudo, é sempre bom estar atento às medidas exatas para não desperdiçar.

Vídeo de como fazer arroz

Embora já houvéssemos explicado, não custa nada deixar aqui um vídeo não é mesmo? Portanto, bora lá assistir.

Fim

Obrigada por estarem conosco em mais essa postagem, ensinando como fazer arroz, é sempre um prazer falar de todos esses preciosos alimentos com vocês! Se desejarem conhecer outras receitas aqui no Demonstre, confiram! Temos muita coisa boa para lhes mostrar!

Um grande abraço a todos, e até breve!