Como fazer atividades físicas com seu cachorro

0

Fazer desporto para se manter saudável é bom! Fazê-lo com o seu cão é melhor! Seja qual for a raça do seu cão, ele precisa de atividade física para evitar o risco de excesso de peso e os problemas de saúde que resultam. Além disso, aumenta sua expectativa de vida.

cachorro no carro

Mas não faça nada. Escolha exercícios que sejam apropriados para o tamanho, raça, forma e idade do seu cão. Outro parâmetro a ter em conta: verifique as suas possibilidades em termos de local de residência, disponibilidade, capacidades físicas e hábitos de trabalho.

Outra vantagem, irá consolidar confiança e cumplicidade entre você e seu cão. Então, não espere mais!

Precauções a tomar antes de praticar esportes com seu cão

Acima de tudo, não se esqueça de pedir conselhos ao seu veterinário antes de iniciar uma atividade esportiva. Ele avaliará se não há contra-indicações e lhe dará conselhos personalizados para você e seu cão sobre os esportes recomendados ou proibidos .

Se você iniciar o esporte com um filhote , mantenha-o na coleira para que ele se acostume gradualmente ao ambiente público. Em geral, não seja muito exigente nos exercícios e principalmente nos saltos, pois até os 8 ou 10 meses as articulações ainda são frágeis.

Não lhe dê sua refeição antes de ser gasto e mesmo depois (1 hora de batida aproximadamente), com o risco de causar distúrbios digestivos .

Sendo o mestre e o treinador de esportes do seu cão

A caminhada pode ser uma boa maneira de começar uma atividade física. Todos os elementos e objetos encontrados em seu ambiente de caminhada podem ser usados ​​como pretexto para brincadeiras e atividades físicas . Por exemplo:

  • ande e pule ao longo de uma pequena ravina
  • executar uma caminhada com uma rota melhorada entre as rochas e árvores
  • subir escadas
  • correr em um parque público e brincar com um galho de árvore

E a lista pode ser preenchida por você e de acordo com o seu ambiente.

Além do calçadão, os cães precisam que os homens se gastem para manter a forma . Não hesite em levar o seu acompanhante a um parque ou ao país pelo menos uma vez por semana para um passeiomais esportivo e agitado do que a caminhada tradicional. No menu, várias possibilidades: correr, saltar obstáculos naturais (troncos de árvores, pedras, etc.), nadar no verão …

Pitbull correndo

Que esporte (s) praticar com seu cão?

Existem clubes especializados em treinamento e educação de cães em toda a França. Essas associações são uma boa maneira de praticar esportes para o seu cão. As atividades são muito específicas e bem direcionadas para o seu cão. Aqui está uma lista dos mais comuns:

As atividades para praticar com o seu cão são múltiplas. Todos eles desenvolvem benefícios de saúde física e mental no relacionamento que você tem com o seu cão.

  • Canicross : Esta é certamente a disciplina mais simples. Uma cruz todos simples dois. Para isso, espere até que seu cachorro tenha terminado de crescer. Um Border Collie ou um Huskysão bons cães. Eles podem correr por horas sem parar. Algumas raças de cães têm isso no sangue (veja abaixo). Antes de começar, prepare-se com um cinto de tração para o cão. O simples colar poderia estrangular seu amigo. Por sua vez, fornecer-se com um cinto para amortecer os solavancos do seu cão. E, claro, não esqueça os bons tênis. Para este último, não há necessidade de ter o seu cão ao seu lado para pensar sobre isso. Em relação à rota, evite exceder o comprimento de 10 km. Tente perceber o estado de cansaço do seu cão e pare se você o perceber sem fôlego ou exausto.
  • Agility : aconselhável especialmente para cães de apartamento, mas se aplica a todos, é um ótimo exercício para desenvolver a flexibilidade de seu cão. É uma pista de obstáculos (sebes, túneis, balançando …) que irá desenvolver a sua vivacidade , a sua capacidade de análise . Do seu lado, você aprenderá e trabalhará em suas ordens. Sem uma coleira, seu cão terá que te ouvir. Ideal para treinar seu cão. Assim como o Canicross, você pode praticar Agilidade para o seu próprio prazer ou competição.
  • Flyball (bola voadora em inglês) : outra pista de obstáculos, desta vez mais reta. É acima de tudo um esporte de revezamento no cão. O último deve fazer o percurso o mais rápido possível, depois pressionar um flybox que lhe enviará uma bola para pegar no vôo. Um esporte completo que o fará trabalhar sua destreza, sua sincronização e sua vivacidade.
  • salto : Esta é também uma boa maneira de aplicar todos os músculos do seu cão. Fica um pouco mais perto da agilidade, no sentido de que seu animal de estimação terá que atravessar vários obstáculos.
  • caverna : pode-se pensar que é reservado para certas raças de cães. Mas o seu cão pode fazer qualquer coisa para se tornar uma excelente trufa . Certamente, cães geralmente felizes e bastante equilibrados, e cujo desejo é satisfazer o seu mestre, serão um trunfo. A caverna? Uma atividade onde o cão cava o chão para procurar trufas. As competições têm surgido na década de 1960. Um cão bem treinado será capaz de encontrar as trufas para amadurecer , para trazê-los de volta e deixar que os outros no chão. Ele também será capaz de ignorar o ambiente ao seu redor. A “paixão” do seu cão pela trufa não se deve ao acaso. Suas predisposições virão necessariamente da educação recebida.
  • Cani ATV se aproxima do Canicross, com a diferença de que você está de bicicleta, seu cachorro correndo ao seu lado. Você também pode tentar o Anel , que consiste em testes de obediência, saltos e mordidas. Seu cão também pode desenvolver seu físico na música graças ao Obé rítmico. Assim como ele poderá acompanhá-lo durante seus jogos de Frisbee .

Todos esses esportes estão disponíveis em sua casa (com jardim) ou em clubes de cães em toda a França. Não se esqueça de pedir conselhos ao seu veterinário antes de praticar qualquer esporte.

O que se desenvolve em seu cão

Você e seu cão terão que ir gradualmente. Se você é licenciado pelo veterinário para que seu cão pratique a disciplina desejada, você terá que ir moderadamente . Aqueça-se bem para evitar qualquer lesão muscular. Também não se esqueça de alimentá-lo para que ele não sofra de problemas relacionados ao estômago .

pastor belga adulto brincando

Para o resto, a atividade física do exercício será benéfica em todos os aspectos. Isso irá estimular todos os músculos do cão. Ele vai ganhar em agilidade, em flexibilidade. Seu coração ficará mais forte. O esporte também é uma boa maneira de socializar para o seu cão. Além disso, seu relacionamento aumentará em eficiência. Sua educação será simplificada e novas ordens serão até mesmo inculcadas.

Claro, você poderá obter mais informações sobre os esportes propostos nas associações ou federações de sua região. Saiba que todas essas atividades estão abertas a iniciantes e experientes e são muitos seguidores na França.

Brincando com seu cachorro dentro de casa

Quando o tempo o impede de oferecer viagens, como sempre, você pode compensar essas lacunas por jogos de salão. Estes também são recomendados, mesmo quando seu animal de estimação gosta de passeios significativos. Eles contribuem, de fato, para o seu bem-estar e seu florescimento.

O jogo é essencial para o cão, fisicamente , psiquicamente e emocionalmente . Contribui para o equilíbrio do animal, usa sua inteligência, promove seu aprendizado, permite-lhe combater o estresse e o tédio. Ao mesmo tempo, ele ajuda a fortalecer seus músculos e seu esqueleto, melhora a coordenação e estimula seus sentidos.

Quando o tempo está ruim, você tem que reduzir o tempo de caminhada e atividade física do cão ao ar livre (mas nunca removê-los), os jogos de salão podem completar essas atividades e ocupá-las de uma forma divertida. . Eles não exigem grandes despesas. Muitas vezes, a sua presença sozinha e alguns acessórios podem compor exercícios divertidos e estimulantes para o cão.

Algumas dicas antes de começar

Antes de jogar, tenha em mente estas regras básicas:

  • o jogo deve permanecer um prazer , tanto para você quanto para o seu cachorro, e deve sempre estar associado a sentimentos positivos . Cada cão está progredindo no seu próprio ritmo. Seria inútil esperar por melhorias no futuro imediato.
  • dê-lhe tempo para assimilar os exercícios. Aumente gradualmente a dificuldade , mas não queime os passos.
  • pense em recompensá-lo sistematicamente parabenizando-o e oferecendo-lhe guloseimas e carícias.

As guloseimas , precisamente, não deve se transformar em mimos excessivos que possam promover o excesso de peso. Por exemplo, você pode reservar uma parte da sua refeição habitual para os jogos, para que você não exceda suas porções diárias de comida.

  • Não sobrecarregue não seus exercícios cão, ele pode ser confuso e estressado. Em vez disso, escolha jogos baseados em um exercício de cada vez e não os faça durar muito tempo para evitar que você se canse.
  • jogos de interior não devem ser usados ​​como substitutos para caminhadas. Estes são essenciais e não há como removê-los.

Desenvolva seu talento, incentivando-o a detectar objetos

Os cães gostam de procurar por itens enterrados, especialmente se sentirem cheiro de comida. Aproveite a oportunidade para oferecer jogos de pesquisa e detecção em casa. Por exemplo, esconda um croquete em uma das 10 meias e coloque-as enquanto está sentado. Ele ficará feliz em encontrar o doce e ficará ainda mais orgulhoso ao parabenizá-lo .

Em outra versão, você pode esconder um croquete sob uma xícara de 3 e misturá-los antes de pedir a ele para encontrá-lo. Uma espécie de gorro para cães. Confie em sua inteligência, sua curiosidade e seu talento infalível. Eles acabarão por guiá-lo para a solução.

GOLDEN RETRIEVER correndo

Brincando de esconde-esconde

Este jogo é um dos exercícios básicos oferecidos aos filhotes destinados a se tornarem cães de busca e salvamento. Ajuda a estimular o desejo do cão de encontrar uma pessoa escondida associando-a a uma experiência positiva.

Para isso, basta brincar de esconde-esconde em um cômodo da casa. Peça-lhe para permanecer sentado e não se mover , em seguida, mostrar-lhe um bolo ou um biscoito. Então vá para outra sala e se esconda, então chame.

Sua ligação e o cheiro de doce o empurrarão para encontrá-lo rapidamente. Isso irá desenvolver sua audição e seu sentido do olfato. Nas primeiras vezes, não hesite em ajudá-lo, chamando-o várias vezes para ajudá-lo e guiá-lo. Você pode então fazer a mesma coisa substituindo a comida pelo seu brinquedo favorito, o que você lhe dará parabenizando-o assim que ele o localizar.

O túnel de cadeiras

Comece colocando uma cadeira em frente ao seu cão antes de ordenar que ele se deite e não se mova. Vá para o outro lado da cadeira e peça a ele para se juntar a você , orientando e encorajando-o. Ofereça-lhe um tratamento quando ele conseguir. Aos poucos, adicione uma cadeira, depois várias outras, para formar um tipo de túnel sob o qual ele aprenderá a engatinhar para se juntar a você.

Não se esqueça dos passeios ao ar livre , jogos internos indissociáveis. Seu cão não deve ficar em casa por um dia inteiro.

O tradicional jogo de Kong

O que é um Kong ? É um pequeno brinquedo de borracha que os cães amam. Eles usam isso para mastigar, especialmente. É possível colocar algumas guloseimas dentro deste brinquedo para estimularinteligência do seu cão e recompensá-lo, se necessário.

Em resumo

Há muitos jogos divertidos e intuitivos para desenvolver a inteligência e os diferentes sentidos do seu cão. Apesar do mau tempo, os jogos de salão oferecem muitas possibilidades. Um bom jogo deve ser simples o suficiente, não muito longo e especialmente gratificante para o seu animal de estimação.

GOLDEN RETRIEVER correndo

Brincando com seu cachorro ao ar livre

Quando o tempo permite, os jogos ao ar livre são momentos especiais para o cão e para você. Se eles não exigem grandes meios, os benefícios a serem derivados são muitos.

Embora as caminhadas diárias (ou mesmo duas vezes ao dia) sejam essenciais para a saúde de todos os cães , elas não são suficientes para garantir o equilíbrio físico, psicológico e emocional. Seu cão também precisa jogar, independentemente de sua idade. Os jogos ao ar livre permitem que ele trabalhe seus músculos, ative todas as funções de seu corpo, melhore a coordenação e estimule sua inteligência. Ao mesmo tempo, essas atividades ao ar livre reforçam seus links.

A todos esses benefícios acrescenta-se o prazer de evoluir livremente e ao ar livre . Os exercícios a serem propostos a ele devem ser adaptados à sua morfologia e suas capacidades. O mais importante é que o seu cão se divirta e compartilhe momentos de alegria e cumplicidade .

Algumas precauções para levar em lugares públicos

Nem todos os donos de cães têm a sorte de ter um grande jardim . Embora existam muitas atividades internas para fazer com o seu cão , atividades na praia , na floresta ou em um parque são altamente recomendadas para fornecer liberdade máxima para o animal.

No entanto, será necessário garantir que o local público escolhido seja permitido aos cães e que possa evoluir para lá sem trela . Seu cão também deve obedecer às suas ordens, especialmente o lembrete , para evitar incidentes com outros animais ou pessoas que ele possa encontrar.

Lembre-se de trazer sua tigela e uma garrafa de água para que ela possa beber a qualquer momento, especialmente se o local escolhido estiver longe de casa.

Akita americano brincando

Brincando de esconde-esconde

O jogo de esconde-esconde é uma ótima maneira de desenvolver seu talento e habilidades analíticas . Para os cães mais jovens, também tem a vantagem de reforçar seu status de marco em sua mente, já que ele irá sistematicamente procurar por você e estar em relação a você durante as próximas saídas.

Para fazer isso, lance-lhe um objeto (não muito longe) e aproveite a oportunidade para se esconder atrás de uma árvore . Você deve poder vê-lo constantemente para intervir quando necessário. Deixe-o procurar por você e facilite para ele chamá-lo se tiver dificuldades. Elogie-o calorosamente assim que ele se juntar a você.

Encontre um objeto oculto

Para este jogo, seu cão deve ter adquirido os comandos básicos , como “sentado” e “não se movendo”. Ordene-lhe que permaneça imóvel, mostre-lhe o objeto que você está prestes a esconder e fique longe dele. Esconda o brinquedo asperamente e peça a ele para pegá-lo, sem esquecer de recompensá-lo.

Você pode aumentar gradualmente a dificuldade do jogo encontrando esconderijos mais elaborados. Isso permite, além de revisar os pedidos básicos.

Jogue Frisbee

Cães gostam de pegar e trazer de volta Frisbees . Suas trajetórias flutuantes lhes dão tempo para ajustar seu curso e apreciam a capacidade de capturá-las em pleno vôo.

Além disso, há competições de Frisbee Dog durante as quais são realizadas figuras extremamente espetaculares. É claro que é melhor que você primeiro pratique o lançamento do Frisbee de forma que seu caminho de vôo seja suave e o objeto deslize suavemente.

Nas primeiras vezes, inicie o disco em distâncias curtas . Você pode então lançar um pouco mais . O cão irá recuperá-lo no chão e aprenderá a interceptá-lo no ar.

Atravessando obstáculos

montes de terra, rochas, bancos e pequenos riachos tantos obstáculos que podem ser encontrados nas florestas ou grandes parques e seu cão vai ser feliz de ter.

Não há nada mais natural para um cão do que correr e saltar para fazer o seu caminho. Essas concatenações de elementos para domar ou desviar melhoram muito a coordenação do animal, dando a ele a oportunidade de ganhar confiança . Sinta-se livre para passar por esses obstáculos para que ele siga você.

Passeios adequados para um cão mais velho

Todos os cães não envelhecem na mesma idade: em raças pequenas, os cães são considerados com idade a partir dos 10 anos. Aqueles de raças médias tornam-se idosos por volta dos 9 anos, enquanto os cães maiores chegam mais rapidamente nesta fase, por volta dos 7 anos.

Quaisquer que sejam seus tamanhos, nossos cães velhos devem continuar a desfrutar de seus passeios, mas estes devem ser adaptados à sua condição.

Um processo de vida irreversível e inseparável, a velhice é acompanhada por uma variedade de transtornos físicos e mentais , tanto em cães como em todos os seres vivos. Nossos amigos de quatro patas também devem encarar os aborrecimentos carregados pelo peso dos anos. Suas articulações estão danificadas, seus sentidos começam a declinar, a energia está cada vez menos presente e o desejo de se mover diminui dia a dia.

Não há nada mais normal. No entanto, devemos nos certificar de que seus últimos anos conosco sejam vividos na maior serenidade . Nosso papel é melhorar a qualidade de vida de nossos cães idosos para que eles possam viver o maior tempo possível e nas melhores condições. Adaptar suas saídas faz parte dessas medidas para amenizar seu cotidiano.

A importância de manter as saídas …

Vendo sua falta de vitalidade e entusiasmo do velho cão, podemos tender a querer eliminar alguns resultados para deixá-lo em paz. Se esta é uma intenção benevolente, esta decisão não é a melhor a tomar. Embora seja importante cuidar do cão sênior, é igualmente importante continuar a dar a ele a oportunidade de andar por aí .

As caminhadas diárias permitem, de fato, estimulá- la física e psiquicamente. Eles ajudam a prevenir o excesso de peso , um fenômeno que só pode piorar sua saúde ao solicitar mais articulações e corpo em geral, manter seus sentidos – enfraquecidos – acordados e impedi-lo de ficar deprimido sozinho em seu canto casa. Além disso, os passeios são tantos momentos de cumplicidade entre o cão e seu mestre cujo animal não deve ser privado.

… mas também para se adaptar à sua idade

Dependendo da saúde do cão, é possível encurtar os resultados e torná-los mais frequentes . Por exemplo, em vez de retirá-lo uma vez por dia durante uma hora, pode fazê-lo 2 ou 3 vezes por dia partilhando a duração (30 ou 20 minutos).

Também é necessário levar em conta as peculiaridades médicas associadas à sua idade avançada (osteoartrite, insuficiência cardíaca, dificuldades respiratórias, surdez, perda de visão, etc.) e ajustar o curso de acordo. Podemos, então, favorecer as terras planas e aquelas com os menores obstáculos possíveis.

Não se esqueça de proteger o cão durante os dias em que o tempo não está claro: cubra-o se estiver muito frio, evite as horas de sol forte no verão.

Referências

https://www.akc.org
https://www.thesprucepets.com
https://www.cesarsway.com
https://www.rspca.org.uk




(Visited 3 times, 1 visits today)