Como fazer bolo de cenoura 3

Como fazer Bolo de cenoura? Talvez, você esteja procurando algo saudável para o lanche da turminha, e nós aqui da Demonstre teremos o maior prazer em auxiliá-lo no cardápio.Portanto, queira nos acompanhar e veja que receita maravilhosa teremos hoje!

Como fazer Bolo de cenoura

Dificilmente, alguém não se rende ao saboroso bolo feito com cenouras e cobertura de chocolate! Essa delícia está sempre de jeito na  hora em que há necessidade de preparar um lanche rápido e nutritivo. Portanto, vamos saber quem foi o responsável por essa maravilha se expandir no mundo?

A origem do Bolo de cenoura

Tal qual conhecemos hoje, o bolo de cenoura é brasileiro por excelência e tem história recente – embora a ideia de incluir a cenoura na massa seja antiga. “Na Idade Média, esse era o recurso mais simples para adoçar massas, já que essas raízes têm alta concentração de açúcar natural”, explica Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Senac Águas de São Pedro.

Marcelo Bergamo, coordenador do curso de gastronomia da Universidade Metodista de São Paulo, concorda: “O autor norte-americano Bo Friberg, em The Professional Pastry Chef , descreve que na Idade Média, quando o açúcar era um artigo raro e luxuoso, as cenouras eram comumente utilizadas em bolos e sobremesas”.

Na Grã Bretanha, os carrot puddings começaram a aparecer em livros de receitas já nos séculos XVIII e XIX, e o uso das cenouras em sobremesas foi reavivado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os suprimentos de açúcar se tornaram escassos.

“Usavam raízes cruas. Além da cenoura, da batata e da beterraba, espécies que não temos aqui como a parsnip (uma cenoura pálida) e a turnip (uma espécie de nabo)”.

Cada país tem receitas que sofreram alterações e adaptações por causa da oferta de ingredientes. “Acredito que acharemos preparos que levam cenoura e lembram um tipo de bolo em todas as culturas”, explica Lourenço.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a receita de bolo de cenoura é tão popular quanto a da apple pie (torta de maçã). Leva o legume cru e ralado, uvas passas, nozes e especiarias e é recheado e coberto com um creme feito à base de queijo cremoso

como fazer Bolo de cenoura

O bolo de cenoura é saboroso, no entanto, também muito vitaminado, portanto, acompanhe de perto, como é fácil e prático fazer essa deliciosa receita, você vai amar!

Ingredientes –Bolo de cenoura

  • 3 cenouras médias raspadas e picadas
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Ingrediente cobertura

  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de leite

Como fazer Bolo de cenoura: passo a passo

  1. O modo de preparo do bolo é muito fácil, basta bater no liquidificador todos os ingredientes,
  2. vá acrescentando a farinha aos poucos
  3. Depois unte e enfarinhe uma forma e despeje a massa nela.
  4. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos.
  5. Tire do forno, espere amornar e desenforme.

Dicas para fazer Bolo de cenoura

  1. Enquanto o bolo assa, em uma panela faça a cobertura. Coloque todos os ingredientes da cobertura e mexa bem até levantar fervura.
  2. Depois, espalhe sobre o bolo ainda quente, mas, cuidado para não se queimar.
  3. Quando esfriar vai formar uma casquinha.

Como Bolo de cenoura pode ser usada na escola

O bolo de cenoura é uma excelente opção de lanche, principalmente para crianças que não se alimentam adequadamente. A cenoura traz muitos benefícios para a saúde, e seus nutrientes e vitaminas, não se perdem com o cozimento do legume.

Portanto, a melhor forma de usar o bolo de cenoura na escola é colocando-o no lanche da galerinha, mas, não esqueça de colocar a cobertura! Portanto, antes de fazer a massa, verifique sem tem chocolate!

Vídeo de como fazer bolo de cenoura

Fim

Obrigada por nos acompanhar na postagem de como fazer bolo de cenoura, é sempre um prazer falar dessas gostosuras com você! Portanto, se você quer conhecer outras receitas aqui no Demonstre, continue lendo aqui! Temos muita coisa boa para te mostrar!

Um grande abraço, e até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.