Como fazer chá de quebra pedra

Você sabe como fazer chá de quebra pedra? Então fique ligado nessa matéria exclusiva que preparamos para você. Aqui você vai aprender passo a passo sobre como fazer uma das receitinhas da vovó mais utilizadas até hoje.

Como fazer chá de quebra pedra
Como fazer chá de quebra pedra

A nossa medicina popular é passada de mãe para filha a muito tempo, é sempre um chazinho aqui uma compressa alí. Mas o fato é que o conhecimento popular é parte da nossa herança histórica.

A natureza sempre foi a principal fonte de cura para várias doenças e o chá de quebra pedra sempre foi usado para muitas finalidades. Aprenda agora como fazer:

Para que serve o chá?

O famoso chá de quebra pedra como o nome já diz é um “remédio” extraído da sabedoria popular que pode ajudar a expelir as famosas “pedras nos rins” (e outras coisinhas mais). Por ser um diurético potente ele estimula a excreção desses cálculos renais e aumenta a quantidade de urina produzida no corpo.

Apenas de não haver consenso médico sobre o uso desta planta, muitas pessoas recorrem para ela para ajudar a aliviar as crises renais. Se você já sofreu ou conhece alguém que sofreu com essa dor sabe do que estou falando.

No protocolo médico não existe tratamento para o cálculo renal e a única forma de parar de sentir as dores é esperar o cálculo ser expelido de forma natural ou por cirurgia (caso a pedra esteja em tamanho muito grande).

Qual a maneira certa de preparar

Assim como a maioria dos chás o preparo pode ser feito por infusão isso é colocar as folhas ou partes da planta sob água fervente até que ela tenha extraído seus extratos e propriedades terapêuticas.

Como fazer chá de quebra pedra
Como fazer chá de quebra pedra

Mas algumas receitinhas da vovó ensinam diferente, a utilização de cuscuzeiras para utilizar apenas o vapor da água para extrair as propriedades medicinais também pode ser aceito. Na verdade tudo pode ser feito desde que a pena ou recipiente esteja devidamente tampado, evitando assim que os nutrientes se percam no vapor.

Como não há bula ou estudo científico que prove a diferença entre os dois métodos ambos podem ser usados, mas a nossa dica é que se você não tem tanta experiência utilize a primeira, é mais prática e fácil de fazer.

Passo a passo para fazer chá de quebra pedra

Como fazer chá de quebra pedra
Como fazer chá de quebra pedra

O passo a passo é bem simples então fique atento.

  1. Coloque 500 ml de água filtrada em um recipiente com tampa
  2. Leve ao fogo até que comece a ferver
  3. 3 – Coloque as folhas de quebra pedra e tampe
  4. Deixe em fogo brando por 5 minutos depois desligue, mas não retire a tampa.
  5. Deixe esfriar por 15 minutos e se preferir coe em uma peneira ou coador.

Pronto! Viu como é fácil? Em apenas cinco passos o seu chá de quebra pedra já estará pronto para ser consumido.

Cuidado com os efeitos colaterais

Agora que você já aprendeu como fazer é importante dar alguns avisos. Os já conhecidos e até esperados EFEITOS COLATERAIS

É de conhecimento de todas que o chá de quebra pedra é famoso por seu um aborto natural, infelizmente muitas mulheres que fazem o uso desse chá sem saber que estão grávidas acabam perdendo os seus bebês.

Em outras mulheres o efeito pode prejudicar o desenvolvimento do feto e fazer com que alguns deles nasça com algum tipo de deficiência física.

Então todo o cuidado é pouco. Não sabemos os efeitos que ele pode causar em caso de dúvidas procure um médico ou faça o teste de gravidez antes de tomar.

Viu como é fácil? Se você chegou até aqui agora sabe que em apenas 5 passos você pode fazer o chá de quebra pedra, você pode encontrar a planta em mercados e feiras populares ou até aí pertinho de você. Boa sorte!

Como fazer chá de quebra pedra e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o Como fazer chá de quebra pedra e quer continuar aprendendo com nossas dicas sobre temas diversos, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como decorar a tabuada.

Add Comment