Você sabe como fazer conclusão de trabalho? Para todo estudante, a redação é de extrema importância quando se deseja ingressar em uma universidade, além de ser também necessária para a vida na escola e fora dela. Muitos se complicam na hora de começar o texto, mas chegar à conclusão é a grande dificuldade para aqueles que não sabem concluir suas ideias de forma a conquistar a apreciação do corretor.

Como fazer conclusão de trabalho
Como fazer conclusão de trabalho

A conclusão de um texto, seja de um trabalho ou de uma redação, é algo muito importante que deve ser pensado durante todo o processo de planejamento textual. Nos textos dissertativos-argumentativos, a conclusão auxilia o leitor a compreender o que o escritor pensa sobre o conteúdo inicial.

Confira a seguir algumas técnicas que ajudam muito na hora de terminar o texto chamando atenção do leitor e convencendo-o de suas ideias.

A coesão

Um texto deve ser coerente e todas as suas partes devem se encaixar, uma completando a outra. Na hora de escrever, preste atenção nos parágrafos, pois não pode ter partes distintas ou que se contradigam. Todos procurar provocar uma reação forte no leitor e todos os parágrafos devem conter elementos que desempenhem esse papel. Contudo, é na conclusão que o leitor deve se impressionar mais, pois é a partir dela que ele irá fazer a avaliação final da redação.

o que é uma boa conclusão?

Lembre-se que uma boa finalização do texto faz com que o leitor fique satisfeito com a leitura, e por isso, uma conclusão deve ser interessante e reunir as principais ideias. No entanto, a conclusão de um texto deve ser sucinta, ou seja, a parte de apresentar os argumentos é no desenvolvimento.

Aqui, você deve concluir e realizar um fechamento das ideias que foram apresentadas ao leitor. Nesse momento, a análise crítica sobre o tema é também um fator importante. Para isso, pense bem antes de fazê-la! Se necessário, releia o texto, pesquise sobre a ideia e faça um rascunho. Importante ressaltar que a conclusão não é a repetição do que já foi dito.

Dissertação

Os tipos de redação que sempre aparecem nas provas de vestibulares devem ser os mais praticados. A dissertação é a mais pedida e, inclusive, é a proposta textual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nela há análise, reflexão, conceito, avaliação, explicações e exposições de ideias.

É o texto em que um ponto de vista, uma tese, deve ser estruturada com bons argumentos para que tenha sucesso. A conclusão desse texto traz as ideias que foram expostas durante toda a redação e termina sem deixar dúvidas ou desmentindo o que foi dito, com clareza e precisão.

A conclusão

Todo texto necessita de conclusão. Ela é a síntese daquilo que foi escrito no corpo do texto, fechando as ideias. A quantidade de linhas pode variar, mas não deve ser muito longa, deve chegar ao ponto sem enrolações. Na dissertação é comum que a conclusão traga uma proposta de solução ao que foi tratado no texto.

Como concluir bem uma redação?

Como fazer conclusão de trabalho

Abaixo vamos dar algumas dicas de como você concluir bem, seguindo essas dicas você vai ter melhores resultados e mais facilidade.

O que não fazer

Usar expressões como “em resumo”, “terminando” ou “concluindo”;
Acrescentar novas informações que necessitam de desenvolvimento;
Ter conexão apenas com o último parágrafo de desenvolvimento
Escrever mais de um parágrafo.

O que fazer

Como fazer conclusão de trabalho
Como fazer conclusão de trabalho

Você pode terminar o texto apresentando possíveis soluções para os desafios apresentados no desenvolvimento do texto. É importante que essas soluções pareçam viáveis.

Frases-modelo para iniciar a conclusão:

  • Em virtude dos fatos mencionados …
  • Levando-se em consideração esses aspectos …
  • Em vista dos argumentos apresentados …
  • Dado o exposto …
  • Tendo em vista os aspectos observados …
  • Em virtude do que foi mencionado …
  • Por todos esses aspectos …
  • Pela observação dos aspectos analisados

Basta escolher as frases mais indicadas para o seu trabalho e fazer uma conclusão perfeita.

Como fazer conclusão de trabalho e muito mais!

Se você gostou de aprender Como fazer conclusão de trabalho de forma profissional e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como registrar uma marca.