Se quer saber, como fazer molho branco, para acompanhar seus apetitosos pratos, nos siga nessa deliciosa aventura da descoberta da culinária! Fala sério! Existe coisa melhor do que se alimentar bem, se deliciando portanto, de pratos elaborados com tudo o que há de melhor? Se você concorda comigo, vamos explorar mais?

Como fazer Molho branco

Além de ser nutritivo e delicioso, o molho branco, ou molho “béchamel”  poderá acompanhar, não apenas massas, mas também peixes e outros pratos finos, então que tal dar uma espiada em como se prepara essa maravilha?

Como fazer Molho branco

Antes no entanto, de lhe passarmos a valiosa receitinha, vamos pesquisar quem foi a mente genial que incrivelmente criou essa maravilha para facilitar nossa vida na cozinha?

A origem Do Molho branco

Um dos molhos clássicos da culinária francesa, essa é sem dúvida uma das mais importantes heranças dessa cozinha e dessa receita surgiram inúmeras preparações que fazem sucesso no mundo inteiro.

O que seria da lasanha, dos gratinados e dos suflês sem o molho branco? Como é popularmente conhecido como béchamel.

Existem muitas formas de preparo, mas classicamente falando, ele deve ser composto de alguns ingredientes básicos:

Leite (integral ou desnatado);

Roux (mistura em partes iguais de farinha de trigo e manteiga clarificada, cozidos);

Cebola Piquée (cebola pequena cravejada com 2 cravos e uma folha de louro).

Estes são os ingredientes básicos para a confecção de um molho bechamel. Entretanto bem classicamente falando, na época de Escoffier, o Molho Béchamel era de fato um velouté de vitelo adicionado de bastante creme de leite.

A história do molho Béchamel tem várias origens . Acredita-se  de que seu nome derive da homenagem prestada à Louis de Béchameil, o marquês de Nointel, Chefe do Palácio de Louis XIV, rei da França de quem este era amigo por Marie-Antoine (Antonin, na forma Russa) Carême, de acordo com a enciclopédia culinária Larrousse Gastronomique.

como fazer Molho branco

Ingredientes – como fazer Molho branco

  • 2 Colheres (sopa) de Manteiga
  • 2 Colheres (sopa) de Farinha de Trigo
  • 500 ml de Leite
  • 1 Pitada de Sal
  • 1 Pitada de Noz-moscada
  • ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Ralado ( opcional)
  • meia cebola picada(opcional)
  • Uma folha de louro  ( opcional)

Como fazer Molho branco: passo a passo

  1. Em uma panela quente adicione a manteiga e deixe derreter, junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 minuto.
  2. Junte o leite e tempere com sal, e noz-moscada e os ingredientes opcionais, caso queira. cozinhe em fogo médio misturando sempre sem parar, até que comece a ficar cremoso.
  3. Adicione o queijo parmesão ralado e continue misturando e cozinhando até que fique bem cremoso como um mingau.
  4. ( Essa receita super top é da Gisele Souza)

Dicas de Como fazer molho branco

  • Opte pelo queijo parmesão, pois outros queijos podem emborrachar.
  •  Se você  não quiser, não precisa colocar queijo
  • A farinha de trigo é melhor do que maisena, pois o sabor da farinha de trigo cozida dá o sabor característico do Molho Branco.
  • Quem é intolerante a glúten, poderá usar maisena, diluindo 2 colheres (sopa) de maisena no leite antes de colocar na panela e cozinhando até dar o ponto.
  •  Você pode congelar o molho depois de frio em um pote bem tampado por até 3 meses ou guardar em geladeira por 4 dias, mas, depois de frio ele engrossa, então quando for aquecer adicione um pouco mais de leite.

Como o Molho branco pode ser usada na escola

Em algumas escolas, existem disciplinas extra curriculares, as quais ensinam aos alunos, regras de etiquetas, como se portar em locais requintados… Em alguns casos, até um pouco de culinária é ensinado.

Portanto, como o molho branco é muito fácil de ser preparado, além de possuir a elegância da cozinha francesa, é uma receita que pode sim, ser usada na escola, como parte da prática. Pode também incluir esse prato para acompanhamento em festival de massas, experimente!

Video: como fazer molho branco

Fim

Obrigada por nos acompanhar na postagem, mostrando, como fazer Molho branco, é sempre um prazer falar dessas gostosuras com você! Se deseja conhecer outras receitas aqui no Demonstre, continue lendo aqui! Temos muita coisa boa para te mostrar!

Um grande abraço, e até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.