Como fazer o bebê arrotar

0

Quando vemos uma pessoa adulta arrotar nosso senso comum é de fazer uma cara de nojo, porém quando se trata de bebês sabemos que isso tem uma importância enorme para evitar problemas respiratórios.

Não há nenhuma regra sobre a quantidade de vezes que o bebê precisa arrotar, ou sobre qual deve ser o cheiro, ou nem mesmo sobre o volume. Isso varia entre os bebês e o que geralmente coincide entre eles são os sinais de que precisam de ajuda para arrotar.

Preparamos algumas dicas para você saber quando precisa fazer seu bebê arrotar e de que forma, confira:

1- Fique atenta aos sinais e às caretas do seu bebê

Como fazer o bebê arrotar
Como fazer o bebê arrotar

Os sinais são realmente simples, basta prestar atenção e você vai conseguir identificar todos com facilidade.

  • Caso durante o processo de amamentação, seu filho parar de tomar leite e começar a chorar, pode ser um sinal de que ele precisa arrotar mas não está conseguindo.
  • Outro indício que permite reconhecer a necessidade de eructação são as caretas que ele pode fazer depois de mamar
  • Isso acontece devido nos primeiros meses de vida o bebê ainda não saber direito como sugar, então ele engole bastante ar.
  • Conforme seu filho for ficando mais velho, por volta dos 4 ou 6 meses, provavelmente ele conseguirá sugar com maior destreza, precisando arrotar com frequência menor.
  • Crianças que fazem uso de mamadeira costumam engolir mais ar e, consequentemente, arrotam mais vezes.

2 – Nunca coloque o seu bebê deitado após amamentar.

Veja o passo a passo:

  1. Arrotar evita refluxo e engasgamento. Por isso é indicado que, depois de terminar de mamar, você coloque a cabeça do seu filho mais elevada que o corpo..
  2. Algumas crianças apenas conseguem expelir o ar do estômago por meio de soluços. Não se assuste se o seu bebê soluçar diversas vezes durante o dia.

3 – Coloque o bebê de pé para arrotar.

Veja o passo a passo:

  1. A melhor posição para o seu bebê arrotar é de pé, pois o corpinho estará ereto, o que estimulará a saída de gases pela boca. Segure o bebê nesta posição no colo por alguns segundos até ouvir um barulhinho saindo da boca do pequeno.
  2. Se você já tentou todas as posições possíveis e em cinco minutos o bebê ainda não arrotou, muito provavelmente, ele não está com vontade.
  3. Há crianças que realmente possuem muita dificuldade, se você acredita que este seja o caso do seu filho, preste atenção aos sinais e insista.

4 – Massageie as costas do seu filho.

Veja o passo a passo:

  1. Esta é uma das formas que também poderá facilitar o arroto do seu bebê. Neste caso, apoie a cabecinha do bebê no seu ombro e massageie levemente suas costas. Coloque um paninho no ombro caso haja regurgitação, para não se sujar.

5 – Coloque o bebê sentar no seu colo.

Veja o passo a passo:

  1. Colocar o bebê para arrotar no colo é outra posição acessível, de frente ou de costas para você. Para isso, incline o tronco dele para a frente, com as perninhas flexionadas, sempre apoiado no seu braço.
  2. Uma massagem nas costas ou tapinhas leves também podem ajudar. Conversar com o bebê ou cantar baixinho o ajudará a ficar mais relaxado para arrotar.
Como fazer o bebê arrotar
Como fazer o bebê arrotar

Cada bebê é diferente, então, muito provavelmente, você precisará tentar todas as posições até descobrir qual é a que ele se sente mais confortável.

Devido à falta de coordenação entre os processos de sucção, deglutição e respiração, é comum que o bebê necessite arrotar. Por isso, é fundamental dar de mamar com bastante tranquilidade, respeitando o ritmo e a vontade de arrotar.

Regurgitar após a amamentação é comum, porém, esteja atento a sinais de engasgamento. Se o rostinho do bebê começar a ficar cinza ou roxo, significa que ele está engasgado e com dificuldades para respirar. Caso isso aconteça siga os procedimentos adequados para desengasgar o bebê.

Quero aprender mais!

Agora você já sabe o que fazer para o bebê arrotar, que tal saber mais sobre bebês ? Leia também: Como desengasgar um bebê.