Como fazer o bebê dormir sozinho

0

Você sabe Como fazer o bebê dormir sozinho? Ter um bebê em casa é ótimo mas pode ser bastante cansativo, é comum que nos primeiros meses o bebê simplesmente não durma e com isso acabe causando dores de cabeça em todos a sua volta, sendo assim os pais podem ficar exaustos.

Nesses casos é comum para os pais cansados acabaram colocando no bebê o costume de dormir nos braços e isso pode virar um verdadeiro vício fazendo com que o seu bebê nunca mais tenha vontade de dormir sozinho.

Para evitar esse problema criamos este pequeno tutorial de como fazer o bebê dormir sozinho que vai permitir que você volte a aproveitar suas noites de sono e consiga finalmente dar ao seu bebê o sono tranquilo que ele também merece.

Principais razões para o bebê dormir sozinho

Como fazer o bebê dormir sozinho
Como fazer o bebê dormir sozinho

Colocar o seu bebê para dormir sozinho é ótimo para o sono dos pais e ajuda a diminuir o cansaço, mas existem razões fundamentais que fazem com que esse comportamento seja também super importante para o bebê.

  • Chega de sustos: Quando o bebê se acostuma a dormir apenas nos braços dos pais ou com um deles abraçado ele acaba tendo um sono mais leve, nesse caso é comum o bebê levar um susto sempre que os pais tentam deixar ele sozinho e acabar acordando.
  • Ganhar confiança: A fase de ficar no braço é temporária mas as consequências dela podem ser para vida toda, o bebê que precisa da ajuda dos pais para dormir acaba perdendo a confiança em dormir sozinho e isso pode causar problemas de sono pelo resto da vida.
  • Controle de temperatura: O corpo humano tem um controle preciso de temperatura que ajuda a manter o nosso corpo na temperatura certa, porém se você estiver sempre por perto quando o bebê for dormir o corpo dele vai esfriar para compensar a temperatura mais alta do seu corpo, sendo assim ao ficar sozinho seu bebê vai ter maiores chances de ter uma alergia ou pegar um resfriado.
  • Higiene: O corpo do bebê é super sensível, quanto maior a exposição dele as substâncias estranhas maiores as chances de que ele acabe tendo uma alergia ou pegando um vírus, durante o sono o corpo fica ainda mais vulnerável as roupas, pele e cabelo dos pais podem virar inimigos.

Agora entendendo quais os pontos negativos em não deixar seu bebê aprender a dormir sozinho, vamos focar em criar para você o ambiente ideal no qual seu bebê possa dormir com qualidade e com isso tenha o sono restaurador que ele merece.

Como fazer o bebê dormir sozinho – Passo a passo

Como fazer o bebê dormir sozinho
Como fazer o bebê dormir sozinho

Agora vamos colocar em prática as técnicas mais eficientes de como colocar o bebê para dormir sozinho, desta forma você protege seu bebê e também sua coluna.

  1. Ensino a diferença entre o dia e a noite: Durante o dia não evite os sons e luz a sua volta, deixe as janelas abertas, deixe que o bebê escute os sons, aproveite a luz, na hora de dormir a noite diminua os sons e luminosidade, assim o bebê vai perceber que sono da noite não é igual as sonecas que ele tira durante o dia.
  2. Crie uma rotina para dormir: Para que seu bebê aprenda que a hora de dormir é um momento dele, crie uma rotina que vai se repetir diariamente e vai ajudar o bebê a reconhecer que chegou a hora, normalmente essa rotina começa com um banho, seguido pela refeição e em seguida ir para o berço com as luzes diminuídas, se possível coloque algum som suave para embalar o sono do bebê.
  3. Não deixe ele dormir no braço: Se você perceber que o bebê está com sono e começou a mostrar os sinais de que vai dormir em breve, coloque ele no berço antes que ele durma, assim ele não vai estranhar a mudança de espaço entre o dormir e o acordar.
  4. O berço não é para comer: Principalmente para bebês que já estão recebendo mamadeira ou comendo papinha, não use o berço como um local para colocar o bebê durante a alimentação, deixe que ele entenda que ao ser colocado no berço ele está pronto para dormir.

Agora conhecendo o passo a passo você já pode colocar seu bebê para dormir sozinho sem se preocupar que ele tenha crises de susto ou choro durante a noite, o processo pode levar um tempo mas o resultado com certeza vale a pena.

Quer saber mais?

Se você gostou dessa matéria e gostaria de conhecer outras coisas para cuidados com os bebês, leia também: Como fazer o bebê fazer cocô.