Como fazer o bebê pegar a mamadeira

0

Um item importante no auxílio da alimentação do bebê, a mamadeira, importante para amamentar com leite materno, fórmulas complementares indicadas pelo pediatra e para o momento de transição entre o aleitamento materno e a alimentação sólida.

Mas e se o bebê se recusar a pegar a mamadeira? Sendo um importante item para tantas fases do bebê, traremos dicas de como fazer o bebê pegar mamadeira.

Experimente tipos diferentes de bicos

Como fazer o bebê pegar a mamadeira
Como fazer o bebê pegar a mamadeira

Quando ocorre a mudança da amamentação no peito para a mamadeira, pode representar muitas novidades para o bebê, e esse pode ser um dos motivos da recusa.

A melhor maneira de como fazer o bebê pegar mamadeira é testando diferentes formatos de bicos de mamadeira, de modo a encontrar um formato que agrade o bebê, que seja adequado para o bebê e que se encaixe com mais facilidade, de maneira anatômica, em seus lábios e céu da boca.

Uma boa dica para escolher o tipo de bico de mamadeira para bebê é procurar por um formato e tamanho que seja mais parecido com o bico do seio da mãe, de modo que a criança não sinta tanta diferença.

Outra dica relacionada ao bico da mamadeira está num fato comum dos pais alterarem o bico, seja aumentando o buraco ou cortando parte do bico. Essa alteração do bico não é indicada, pois pode deixar o processo de sugar mais fácil, causando estranheza ao bebê que precisava sugar para mamar no peito.

Além disso, o fato de aumentar a quantidade de leite que sai na sucção também pode fazer com que o bebê engasgue com mais facilidade.

Transição

Como fazer o bebê pegar a mamadeira
Como fazer o bebê pegar a mamadeira

Vamos falar um pouco sobre como esse processo de transição funciona:

  • Um dos motivos da recusa do bebê pela mamadeira pode estar ligada ao fato do bebê não estar aceitando a transição do peito para a mamadeira, devido a questão de afeto e apego à mãe.
  • O recomendado é que não tente tirar a amamentação do peito de uma hora para outra e substituí-la pela mamadeira, pois esse rompimento pode dificultar a aceitação da mamadeira.
  • Para um processo mais eficiente de como fazer o bebê pegar a mamadeira, o ideal é criar um período de transição e assim ir intercalando as mamadas no peito com as mamadas na mamadeira, de modo a não desligar totalmente o bebê da mãe de uma hora para outra.

Agora entendendo o processo vamos analisar com cuidado a forma de proceder.

A presença de outras pessoas ajuda

Para não ter dificuldade na transição para a mamadeira, peça para outra pessoa tentar dar a mamadeira ao bebê e fique distante durante esse momento, assim a criança não irá ver e nem ouvir a mãe, o que poderia dificultar o momento.

A amamentação do bebê cria um elo muito forte entre mãe e criança, e isso pode ser uma dificuldade para a transição para a mamadeira, já que a criança vai insistir em procurar o peito da mãe para mamar.

Escolha um horário

Para o processo de como fazer o bebê pegar mamadeira, uma dica importante é saber escolher o horário certo para tentar a amamentação com mamadeira.

  1. O ideal é escolher um horário que o bebê costuma mamar mais e sentir mais fome, assim ele terá mais instinto de pegar a mamadeira, já que está sentindo mais fome.
  2. Então, antes de tentar a troca para mamadeira, observe qual horário que o bebê costuma mamar mais e tente apresentar a mamadeira nesse período.

Basta seguir estes dois passos para conseguir bons resultados.

Existem outras causas e soluções

Em alguns casos, a recusa pela mamadeira pode ser diferente ao fato do bebê não estar acostumado com o acessório, mas ao fato de não estar se acostumando com o sabor do leite ou da fórmula.

O ideal portanto é começar dando mamadeira com leite materno para que o bebê não sinta muita diferença, depois intercalar o leite materno com outros tipos de leite e fórmulas. Lembrando que só devem ser introduzidos esses produtos com recomendação médica.

Quer saber mais?

Se você gostou dessa matéria e gostaria de conhecer outras coisas para cuidados com os bebês, leia também: Como estimular o bebê a falar.