como fazer papinha para bebê de 6 meses

0

Os primeiros 6 meses do bebê são os mais importantes, nesse período ele deve ser alimentado apenas com o leite materno que tem todos os nutrientes necessários, mas depois do sexto mês é importante saber como fazer papinha para bebê.

Existem diferentes tipos de papinhas que você pode fazer para o seu bebê e cada uma delas diferentes sabores e nutrientes a oferecer, sendo assim nada mais natural do que tentar diversificar.

Nesse artigo vamos ensinar como fazer papinha para bebê de 6 meses e te ajudar a aos poucos introduzir um novo alimento para o cardápio do seu bebê que vai estar ansioso para conhecer novos sabores.

Quais ingredientes podem ir na papinha do bebê de 6 meses?

como fazer papinha para bebê de 6 meses
como fazer papinha para bebê de 6 meses

Fazer a papinha não significa que você precisa ficar preso em uma fórmula, na verdade nesta idade o bebê já pode experimentar diversos tipos de sabores e existem muitos ingredientes que você pode escolher.

Nesse caso é fundamental considerar os nutrientes que cada alimento tem a oferecer e garantir que você vai manter o equilíbrio nas próximas refeições dando ao seu bebê uma boa variedade, entre os ingredientes mais comuns temos:

  • Frutas
  • Legumes
  • Carnes

Você não precisa misturar tudo de uma vez, basta fazer a papinha com ingredientes selecionados, além disso é importante lembrar que a amamentação não deve ser eliminada, a papinha é apenas um complemento para ajudar a desenvolver o sistema digestivo do bebê e equilibrar os nutrientes.

Quais as melhores papinhas de bebê?

como fazer papinha para bebê de 6 meses
como fazer papinha para bebê de 6 meses

Para que a papinha seja saborosa e rica em nutrientes sempre vale a pena equilibrar na hora de escolher os ingredientes, isso significa que você deve preparar receitas que usem diferentes ingredientes, algumas das melhores papinhas são:

  • Papinha de carne, abóbora, batata e couve.
  • Papinha de carne, beterraba, batata e couve-flor.
  • Papinha de frango, mandioquinha, beterraba e escarola.
  • Papinha de carne, fubá, cenoura e couve.
  • Papinha de frango, batata, beterraba, chuchu e acelga.
  • Papinha de frango, arroz, ervilha, cenoura e espinafre.

Cada uma destas papinhas foi pensada para manter uma alimentação equilibrada que fornece ao mesmo tempo vitaminas diversas e proteína que vai ser importante para ajudar no crescimento do bebê.

Qualquer uma delas é uma boa opção mas o recomendado é que você faça todas e reverse, assim você vai ter nutrientes variados e vai ensinar o seu bebê a aceitar comida saudável com mais facilidade.

Passo a passo para preparar a papinha do bebê

Agora chegou o momento mais importante, como transformar os ingredientes listados acima em uma deliciosa papinha que o seu bebê vai amar e que sem dúvidas vai fazer muito bem para sua saúde.

  1. Lave todos os legumes com cuidado para evitar qualquer tipo de sujeira que possa contaminar a papinha do bebê.
  2. Você pode preparar a carne da mesma forma que faria para os adultos mas lembre de não utilizar qualquer tipo de tempero ou sal.
  3. Todos os legumes devem ser cozidos, guarde um pouco da água utilizada para usar mais tarde no liquidificador.
  4. Parta os legumes em cubinhos pequenos
  5. Desfie a carne para que seja mais fácil triturar.
  6. Passe tudo no liquidificador com um pouco da água que você usou para cozer os legumes.
  7. Amasse com cuidado os ingredientes depois de triturados para garantir que não sobrou nenhum caroço
  8. Você pode guardar parte da papinha em um depósito (de preferência de vidro) na geladeira, ela vai durar até 2 dias. 

Agora que você conhece o passo a passo não perca mais tempo, comece agora mesmo a preparar a papinha do seu bebê e traga novos sabores para a vida de quem você mais ama.

Quer aprender mais?

Se você adora aprender mais sobre maternidade, não perca a oportunidade e leia também nosso artigo sobre: Quando o bebê começa a sentar.