Como fazer papinha para bebê

1

Você sabe Como fazer papinha para bebê? Nos primeiros 6 meses seu bebê pode se alimentar exclusivamente com o leite materno e ter todos os nutrientes necessários, porém depois desse período é importante começar a introduzir novos alimentos para fornecer uma fonte extra de energia, sendo assim saber como fazer papinha de bebê é uma obrigação.

Para a maior parte dos bebês a papinha é o alimento de transição perfeito, ao seis meses eles estão começando a ganhar seus dentinhos e por isso mesmo estão ansiosos para sentir a textura de algo que possa ser mastigado.

A papinha pode servir como esse alimento fornecendo uma textura macia e nutritiva sem forçar o dente do bebê mas ainda oferecendo a oportunidade de dar um bom uso para os dentinhos.

Fazer papinha é melhor do que comprar

Como fazer papinha para bebê
Como fazer papinha para bebê

Uma das principais dúvidas para os pais em momentos como esse é sobre comprar ou fazer, afinal de contas existem dezenas de marcas e sabores de papinhas no mercado que podem ser facilmente compradas, então, qual é o motivo de aprender a fazer a papinha?

Fazer a papinha para o seu bebê é uma forma de conseguir que você pessoalmente escolha quais alimentos vão ser utilizados na papinha, ao fazer sua própria papinha é possível garantir que ela vai ser feita com alimentos frescos e nutritivos.

Assim você evita expor seu bebê aos muitos conservantes presentes nas papinhas do mercado e garante uma alimentação saudável desde os primeiros meses de vida, além disso, fazer a papinha em casa vai ser muito mais econômico.

Quais os alimentos mais indicados para fazer a papinha

Na hora de fazer a papinha do bebê você pode escolher entre praticamente qualquer fruta, legumes, carnes e aves, então isso proporciona uma alimentação bastante variada de modo a dar ao seu bebê a chance de ter muitas experiências alimentares.

Contudo escolher qual ingrediente vai na papinha é uma questão que supera apenas o sabor, alguns ingredientes vão ser mais úteis para o controle do intestino, como por exemplo a Banana evita que as fezes fiquem muito duras nesse momento de transição.

Além disso é possível manter um equilíbrio oferecendo frutas e legumes em cada papinha de modo a ter uma alimentação balanceada, entre os alimentos mais comuns a serem transformados em papinha temos:

  • Cenoura
  • Ervilha
  • Abóbora
  • Frango
  • Batata
  • Banana
  • Maçã
  • Mamão

Preparando sua papinha

  1. Escolha seus ingredientes com cuidado, lembre que as frutas devem ser o mais frescas possível, assim você consegue aproveitar ao máximo o sabor e os nutrientes dos ingredientes e ainda cria uma papinha que vai durar mais.
  2. Limpe cada ingrediente com cuidado, frutas e legumes precisam ser bem verificadas, se houverem manchas ou partes escuras você deve cortar essas partes fora antes de finalmente começar o preparo da papinha.
  3. Para evitar contaminação use uma tábua de corte nova para partir os alimentos, assim você garante que a papinha do seu bebê vai estar perfeita, sem contaminação do ambiente em volta.
  4. Caso a papinha seja de legumes você deve lembrar de fazer o cozimento dos legumes antes de transformar em purê, por outro lado, caso a papinha seja de frutas, as frutas não devem ser cozidas, basta lavar com cuidado e partir antes de colocar no liquidificador.
  5. Depois que seus legumes e carnes estiverem cozidos ou as frutas estiverem batidas no liquidificador, basta transformar os ingredientes em um purê, para isso amasse normalmente como você faria um purê normal até encontrar a consistência correta.
  6. Lembre que você não deve adicionar sal, açúcar ou temperos, Pronto deixe a papinha ficar na temperatura ambiente antes de servir. 

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender como fazer papinha de bebê, então aproveite e visite também nosso artigo sobre como aliviar a cólica do bebê e aprenda ainda mais sobre como tornar a vida do seu bebê em apenas momentos preciosos.