Como fazer resumo

0
Como fazer resumo
Como fazer resumo

Você sabe como fazer resumo? A arte de fazer um resumo é algo que vem muito a calhar em vários momentos de nossa vida, seja para trabalhos da escola e da faculdade ou apenas para criar um post para o seu site ou blog de forma mais clara.

Embora o resumo seja algo presente em nossa vida o resumo não costuma ser ensinado de maneira clara e por isso muitos de nós passam a vida toda sem aprender como fazer resumo, o que pode ser um problema quando você precisa de um.

nesse artigo vamos falar sobre como fazer resumo, vamos dar algumas dicas do que levar em consideração para que você faça o resumo perfeito e nunca mais precise pedir ajuda nessa tarefa tão simples e tão importante.

O que é um resumo?

Como fazer resumo
Como fazer resumo

Imagine que você leu um livro inteiro com centenas de páginas e precisa passar toda essa informação em poucas palavras, isso é um resumo, resumos são utilizados em diversas situações como trabalhos de escola e de faculdade ou mesmo para fazer publicações, mas eles também podem ser utilizados no dia a dia para conversar com os amigos ou mesmo para transmitir seus conhecimentos.

Resumos são criados para condensar informações de maneira que você possa transmitir uma grande quantidade de conhecimentos sem que seja necessário um grande espaço de tempo ou quantidade de palavras, a ideia base é cortar tudo o que for desnecessário.

O resumo é a sua própria maneira um trabalho de edição ou mesmo de arte uma vez que permite tornar algo completo e longo em algo mais simples e curto, contudo mesmo sendo algo curto nem sempre é rápido de se fazer um resumo.

Passo a passo como fazer resumo

Como fazer resumo
Como fazer resumo

Vamos então ao passo a passo para que você consiga finalmente fazer um resumo e possa começar a usar esse talento de maneira livre a qualquer momento:

  1. Escolha a obra que você deseja resumir, pode ser qualquer coisa que você tenha lido, ouvido, assistido, etc, basicamente qualquer conteúdo pode ser resumido então você pode escolher livremente.
  2. Uma vez que escolheu o que deseja resumir você pode começar, entenda qual é a ideia central daquilo que precisa ser resumido, por exemplo, em um filme a ideia central é a missão principal dos personagens, ao descobrir a ideia central você já pode começar a construir o seu resumo.
  3. Conte rapidamente a situação que criou a ideia central, se for um filme você deve contar como o personagem principal chegou naquele ponto, use as palavras que forem necessárias no início para criar contexto mas não precisa exagerar nos detalhes.
  4. Descreva rapidamente a jornada, nesse ponto você pode falar sobre o que acontece para que a ideia central seja alcançada, em um filme essa é a hora de explicar quais atitudes o personagem principal toma, quem são os aliados que ele encontra no caminho e quem são os inimigos que estão atrás dele.
  5. Finalmente chegue a resolução, agora conte o desfecho, explique como tudo foi resolvido, tente fazer isso de maneira clara dando as idéias principais mesmo que sem muitos detalhes, caso você deseje também pode fazer o resumo sem contar o final, nesse caso você precisa criar o seu resumo deixando o final em dúvida ou criando um gancho para a história principal.

Agora com estes 5 passos simples o seu resumo vai estar completo, e pronto, você nunca mais vai precisar pedir ajuda de ninguém para criar um resumo.

Quero aprender mais!

Se você gosta de aprender com nossas dicas e quer continuar aprendendo sempre um pouco mais, então você veio ao lugar certo, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como cuidar de bebê recém-nascido.