Como fazer sopa para bebê

0

Você sabe fazer sopa para bebê? nos primeiros seis meses o bebê pode se alimentar apenas com o leite materno que oferece uma variedade de nutrientes e vitaminas, porém depois do sexto mês seu bebê pode começar a experimentar novos sabores através das papinhas e sopas.

Fazer sopas para o bebê é uma ótima chance de proporcionar uma maior riqueza de sabores ao mesmo tempo que permite a você ter um controle restrito sobre a nutrição do seu bebê, é sem dúvidas um dos melhores alimentos para esta fase do crescimento.

Nesse artigo vamos falar sobre como fazer sopa para bebê, vamos dar dicas importantes sobre o que você precisa para ter a sopa perfeita que vai deixar o seu bebê super feliz desde a primeira colherada.

Qual a importância da sopa na alimentação do bebê? 

Como fazer sopa para bebê
Como fazer sopa para bebê

Até os seis meses o bebê pode se alimentar diretamente com o leite materno, nesse período ele apenas precisa dos nutrientes contidos no leite para crescer, porém aos poucos o leite deixa de ser o suficiente e você precisa complementar a alimentação.

Embora o bebê possa continuar tendo o leite materno como parte de sua alimentação até os 2 anos de idade, ainda é importante que você utilize a segunda metade do primeiro ano para fornecer nutrientes mais variados além de sabores diversificados.

O motivo para que tanto a sopa quanto a famosa papinha seja tão importante é o crescimento dos dentinhos que vão acontecer por volta desta idade e vão deixar seu bebê com vontade de fazer a mastigação ainda que de forma bem simples, além disso é nessa idade que o paladar está se desenvolvendo e por isso mesmo novos sabores vão ser um sucesso.

Quais ingredientes devo colocar na sopa do bebê?

Como fazer sopa para bebê
Como fazer sopa para bebê

Desde o momento que o bebê começa a se alimentar de sopa aos 6 meses de idade ele vai começar a ganhar cada vez mais poder de mastigação, sendo assim os alimentos também devem ir sendo alterados.

Nos primeiros três meses dando sopa, ou seja até o bebê ter nove meses procure fazer a sopa apenas com legumes, os legumes são cheios de nutrientes e praticamente não tem calorias ou carboidratos, são perfeitos para uma alimentação saudável e saborosa.

Depois dos nove meses o bebê pode começar a comer a sopinha já com pequenos pedaços de carne, desde que bem cortados e com o mínimo possível de temperos para não causar estranhamento ao estômago do bebê, os ingredientes mais indicados para a sopinha são:

  • batata
  • cenoura
  • inhame
  • abóbora
  • brócolis
  • couve-flor
  • cebola
  • alho francês
  • Carne bovina
  • Frango

Mesmo depois de adicionar carnes para a alimentação do bebê, lembre que de é fundamental evitar que qualquer tipo de carne industrializada ou embutidos sejam adicionados uma vez que estes são cheios de sal e não fazem bem para o bebê. 

Como fazer a papinha do bebê?

Agora sabendo a importância e quais ingredientes devem ser utilizados, vamos começar o processo para preparar a papinha perfeita para o seu bebê:

  1. Sopa de legumes com 4 ingredientes. Escolha entre: batata, cenoura, inhame, abóbora, brócolis, couve-flor, cebola e alho francês.
  2. Faça um purê depois de pronta para facilitar a digestão.
  3. Adicione azeite depois que a sopa estiver finalizada, pois é uma gordura benéfica à formação celular e imunológica.
  4. Nas próximas semanas, deixa a sopa menos líquida, ou seja, o purê deve ir ficando, enfim, com pedaços.
  5. Conforme a sopa vá apresentando pedaços dos alimentos (sempre bem cozidos), concomitantemente os bebês vão treinando a mastigação.
  6. Nas primeiras sopas para bebês, as proteínas animais devem ser oferecidas em forma de caldos, produzidos em casa.

Com essa receita em mãos basta começar a preparar sua sopinha que vai ficar deliciosa para o seu bebê.

Quero aprender mais!

Quer saber ainda mais sobre como cuidar do seu bebê e aprender cada dia mais dicas sobre maternidade? não perca a chance de ler nosso artigo: Como aliviar a tosse do bebê durante a noite.