Como fazer uma boa apresentação

0
762
Como fazer uma boa apresentação 4

A maior preocupação dos professores é de como fazer uma boa apresentação para prender a atenção de seus alunos, e como promover um bom aprendizado e entendimento do conteúdo.

Sabemos que prender a atenção dos alunos dentro de uma sala de aula durante uma explicação está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil, mas hoje vou te dar algumas dicas para você preparar uma apresentação bem bacana e eficiente.

Veja 10 dicas práticas de como fazer uma boa apresentação

Defina um objetivo

É importante que você tenha traçado em sua mente de forma clara qual o seu objetivo com aquele determinado conteúdo, por exemplo se você deseja que aquele conteúdo seja informativo, para uma atividade, ou então para que o aluno transcreva para que possa ser utilizado como pesquisa.

Com um objetivo traçado fica bem mais simples definir um ritmo para sua apresentação e de como você irá estruturá-la.

como fazer uma apresentação

Não dispense os conteúdos conhecidos por seus alunos

É importante levar em conta aqueles conteúdos que o aluno já conhece, para que a sua apresentação não se torne repetitiva, fazendo com o que ele perca o interesse em sua fala.

Não há necessidade de excluir completamente aquilo que o aluno já conhece, fale sobre os temas de forma mais geral, dando pinceladas nos conteúdos para que o aluno não se perca no momento da explicação.

Tenha sua apresentação estruturada

Esse é um ponto muito importante no momento da apresentação, é necessário que ela possua uma boa estrutura para que seus alunos consigam compreender aquilo que você quer transmitir para eles.

Uma boa dica é utilizar um recurso visual para que seu aluno tenha uma base a mais no momento de buscar informações, procure ser objetivo e claro, para que não fique nenhuma dúvida. É importante que o aluno se sinta à vontade para realizar perguntas e tirar dúvidas.

Não abuse dos recursos visuais

Como dito anteriormente, é interessante que você utilize recursos visuais, mas que não faça deles o seu material exclusivo. É importante que os seus alunos foquem no que você está dizendo, e não em ler textos enormes em uma apresentação no Power Point.

Utilize esse recurso como um simples apoio, até para você mesmo no momento da explicação, coloque tópicos com palavras chaves para que você e o aluno se oriente e os direcione para a essência do conteúdo.

como fazer uma boa apresentação

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Domine o seu conteúdo

O domínio do conteúdo é a parte fundamental de uma boa apresentação, se você não possui um total controle, a sua fala se torna desconexa, dificultando o aprendizado do seu aluno.

Lembrando que domínio não é decora, é importante que você saiba o conteúdo para que ele flua normalmente, sem se tornar uma coisa automática, como se você estivesse lendo um texto já pronto. Dessa forma sua apresentação se torna mais dinâmica, participativa e interessante para quem está assistindo.

Tenha uma boa postura

Ao contrário do que se pensa, a postura é um elemento fundamental para que seu conteúdo seja compreendido pelo seu aluno. A linguagem corporal reflete e muito no modo como seus alunos recebem as informações.

É importante evitar encarar uma pessoa, ou então se mostrar muito inquieto, tente agir de forma mais natural possível, mais uma vez o recurso visual pode ser uma ótima ferramenta, já que você pode usar os slides como uma forma de se expressar.

Evite levar anotações

Ao elaborar sua apresentação, não leve suas falas anotadas, essa atitude só incentiva você a ler e acaba deixando sua apresentação ainda mais cansativa e entediante.

Se baseie nos slides para desenvolver o seu assunto, coloque lembretes para

que fique mais fácil no momento de explicar o conteúdo.

Se mostre animado

Mostre para os seus alunos, que você está contente em estar ali e que sabe o que está fazendo, não fique com receio de fazer trocadilhos ou dizer coisas engraçadas, isso vai aproximar ainda mais os seus alunos.

Quanto mais entusiasmado você se mostrar mais os seus alunos vão se sentir confortável tanto com o conteúdo, quanto com você.

Não chame a atenção para os seus erros

É normal acontecer falhas durante as apresentações, não se preocupe com isso. Claro que você deve contornar a situação e informar as informações corretas para que você não prejudique os seus alunos.

Lembre-se que seu aluno não conhece o conteúdo, se você cometer uma falha provavelmente vai passar em branco, mas é muito importante que você a concerte de um jeito discreto, para que ele não saia prejudicado.

Não deixe o nervosismo te dominar

Quanto mais relaxado, melhor será sua apresentação, ao demonstrar nervosismo seus alunos irão perceber e de certo modo também se sentirão nervosos.

Além disso, se você não estiver completamente relaxado, será muito mais complicado que o conteúdo flua e você consiga realizar uma boa apresentação.

como fazer uma boa apresentação

Considerações finais sobre como fazer uma boa apresentação

Com todas essas dicas ficará um pouco mais fácil no momento de realizar uma boa apresentação para seus alunos.

E se você quiser se aprimorar ainda mais, você pode realizar o curso online “Como dar uma boa aula?” e se tornar um expert no momento de dar aula.

Fonte: http://www.ufjf.br/petcivil/files/2009/02/10-Dicas-para-uma-Boa-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.