Oi pessoal, o post de hoje vai dar continuidade sobre a escrita de textos, falando sobre Como fazer uma conclusão. Confira agora as dicas do Demonstre para você saber como fazer uma conclusão!

Como fazer uma conclusão

No texto anterior falamos em Como fazer uma introdução. Neste falaremos em Como fazer uma conclusão. Afinal, concluir é o ato de finalizar uma ideia, textos e trabalhos. A conclusão é uma parte fundamental numa redação. As conclusões devem ser coerentes e objetivas da mesma forma que as introduções.

Uma pessoa escrevendo com o lapís em uma folha pautada pensando em Como escrever uma conclusão

A conclusão é muito importante e deve ser pensada ao longo de todo o desenvolvimento do texto. Ela vem logo após finalizarmos o desenvolvimento, seja da redação ou de trabalhos em geral.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, para conseguir fazer uma conclusão, não basta simplesmente repetir tudo que já foi dito anteriormente de uma forma reduzida. É na conclusão que faremos uma análise crítica ou advertências.

Como fazer uma conclusão boa na realidade?

A conclusão é a finalização de algum texto, é nela que o leitor decide se realmente se satisfez, se gostou do que leu. A conclusão faz com que pensemos em novas ideias, faz com que consigamos refletir sobre o assunto que foi tratado em todo o desenvolvimento do texto. Para isso é importante pensar bem antes de escrevê-la.

Não adianta se dedicar ao máximo para realizar um bom desenvolvimento e criar uma conclusão inferior. Fazendo uma boa organização antes de realizar a conclusão, você permite que o leitor se convença de que seu texto é verdadeiro, é bom.

Mas afinal, como fazer uma conclusão com qualidade?

  • Entenda o que foi dito no seu trabalho.

Para que sua conclusão seja considerada boa, você precisa entender sobre o que está falando, precisa ter um conhecimento, mesmo que mínimo, naquilo que fala. Quando você compreende algum assunto, tem uma facilidade muito maior de falar sobre ele.

  • Faça uma síntese do seu trabalho.

Para que consiga fazer uma boa síntese, é bom que faça isso de uma maneira profissional, abordando os temas do trabalho de uma forma diferenciada, sem esquecer de demostrar o quanto você sabe sobre o assunto.

  • Lembre-se de falar sobre tudo que foi citado no trabalho.

Quando você consegue abordar todos os temas trabalhados de modo objetivo e claro, a sua conclusão cria um ar mais inteligente. Mostrando assim o produto final e o diferencial do seu texto, sejam o seu ponto de vista, solução para uma problemática ou um fato novo sobre o tema pesquisado. Valorizando dessa maneira para o leitor o seu texto.

  • Proponha leituras.

Se em sua conclusão, você indicar livros sobre o tema, as pessoas verão como você a fundo na busca de informações sobre o assunto.

  • Seja breve, não enrole nos assuntos.

Geralmente, as conclusões são feitas em 5 linhas ou em parágrafo. O importante, como já foi dito, é ser objetivo.

  • Apresente soluções para os temas bordados no texto.

Apresentar melhorias para uma crítica feita no texto torna a sua conclusão melhor ainda, pois mostra como você não apenas buscou sobre o assunto, como também buscou melhorá-lo.

  • Sintetize o que você já disse.

Sem que você repita nada, é importantíssimo que você organize suas ideias para não fazer quaisquer tipos de confusão na hora da escrita de sua conclusão.

O que não devo fazer em uma conclusão?

Primeiramente, não use termos como “por fim” e “em resumo”. Usar essas expressões faz com que sua conclusão fique monótona e clichê, opte por palavras ou expressões mais objetivas como “portanto” e “em suma”.

Não seja prolixo. Caso você não saiba o significado dessa palavra, é bem simples. Prolixo é aquele que usa palavras em excesso, que não consegue encurtar um pensamento. E essa não é uma boa característica para trabalhos. Torna a leitura cansativa, entende?

Não repita o que você já disse. Esse é um problema que afeta a maioria dos estudantes quando vão fazer uma conclusão. Eles simplesmente fazem um resumo do desenvolvimento do trabalho em seis ou sete linhas e acham que isso basta como uma conclusão. Sintetize o que você falou com outras palavras.

Conseguimos assim, analisar que uma conclusão faz parte de um todo, ele deve ser objetiva e não deve ser longa. A conclusão é que mostra a finalidade do seu texto, dedique-se bastante para que ela seja boa e compreensível.

Fim do texto sobre Como fazer uma conclusão

Obrigada pela leitura do texto Como fazer uma boa conclusão. Espero que tenha sido útil para você!

Deixe aqui outras ideias e sugestões para o blog Demonstre!

Você também pode gostar de:

Como fazer uma introdução – dicas e orientações

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.