Como fazer uma introdução - dicas e orientações

Oi pessoal, o post vai dar super dicas de Como fazer uma introdução. Neste post você vai encontrar noções de estrutura e dicas de como fazer uma boa introdução.

Como fazer uma introdução

Como fazer uma introdução é um processo. Quando se pensa em pesquisa científica é legal que seja feito no final da pesquisa, porque aí você tem noção dos temas que você precisar abordar para embasar seu artigo ou dissertação. É um texto pequeno proporcionalmente a totalidade do texto, independente do tipo de gênero. Que pode aparecer antes de trabalhos escolares, acadêmicos ou obras literárias, por exemplo.

Dicas e orientações de Como fazer uma introdução

Quando se trata de um trabalho escolar, o objetivo da introdução é apresentar ao leitor um resumo do que encontrará em seguida. Todo trabalho que faça a exigência da composição de textos, será obrigatório uma introdução, seja diretamente no texto, no primeiro parágrafo, ou em uma folha a parte.

Como fazer uma introdução 

Fazer uma introdução é uma etapa importantíssima para qualquer trabalho acadêmico, afinal o corretor consegue analisar se você terá ou não feito uma boa redação através da introdução. Portanto, é essencial que o texto seja bem escrito e convidativo.

Para conseguir elaborar uma boa introdução, ela precisa ser clara e objetiva. Você precisa fazer com que o assunto trabalhado em todo o texto seja “resumido” na introdução. Por esse motivo, algumas pessoas optam por deixar a introdução como última coisa a ser feita. Outras pessoas preferem reler a introdução sempre que escreverem um novo parágrafo, para garantir que não estejam fugindo do tema proposto.

O início de como fazer uma introdução 

A quantidade ideal de frases apresentada numa introdução, varia entre duas ou três e todo o texto apresentado em seguida deve explicar detalhadamente essas frases. Por exemplo, se você esta escrevendo uma redação que o tema seja “A política Brasileira” e você começa com “A politica no Brasil, vem passando por um momento crítico no qual devemos nos esforçar para mudar”.

No primeiro parágrafo do texto você deve explicar porque o momento é critico e porque devemos tentar mudar. Repare que a primeira frase é explicada no primeiro parágrafo, e a segunda deve ser explicada no segundo parágrafo e assim por diante.

Como fazer uma introdução – Menos é mais!

Você deve utilizar o menor número possível de palavras na introdução, ela nunca deve ficar grande demais. Se você está escrevendo um texto com 300 palavras e 100 são só da introdução, há uma coisa muito errada.

Adequação da linguagem em uma introdução

Entenda que o tom de seu texto começa na linguagem e é essa linguagem que dará ao texto a primeira impressão. Para evitar qualquer tipo de discordância já utilize na introdução a mesma linguagem que usará no texto completo. E também, não se deixe levar por outro tema, Não procure escrever muito, o importante é escrever com um conteúdo bom.

Lembre-se que o modo como escreve sua introdução depende do lugar onde irá aplicar seu texto. Por exemplo, se você está escrevendo uma introdução para um blog informal ou para uma redação do Enem, elas podem conter as mesmas informações, mas devem ser escritas de formas diferente, de acordo com o público que vai analisar.

Como fazer uma introdução – Leia sempre!

Uma ótima maneira de aprender a fazer uma boa introdução é vendo bons exemplos que você pode encontrar com facilidade na internet. Quando você lê coisas bem escritas, seu cérebro se adapta a uma boa escrita também. Para saber o que não escrever, procure também na internet casos de introduções incorretas.

Foco no tema – Como fazer uma introdução

Sabemos que todo bom texto tem como objetivo informar, contar alguma coisa, então devemos deixar muito explícito o assunto que iremos tratar ao longo do texto logo na introdução, se você não souber por onde caminhar, o seu texto será cansativo e confuso.

Considerações finais em como fazer uma introdução

É muito comum encontrarmos candidatos que foram mal em alguma redação de provas, eles se queixam de sua nota baixa que não entendem como tiraram. É importante entendermos que existem diversos critérios de avaliação, incluindo na introdução. Para que algum corretor já leia seu texto com ânimo, é bom causar uma primeira boa impressão e o melhor modo de se fazer isso é escrevendo uma introdução com perfeição. Afinal, como dizem por aí a primeira impressão é a que fica.

Agora que você já sabe Como fazer uma introdução e obter sucesso, provavelmente seus textos serão de bem melhor qualidade e obterão melhores resultados que lhe trarão uma enorme gratificação.

Fim do texto sobre Como fazer uma introdução

Obrigada por ter lido o post sobre Como fazer uma introdução. Espero que tenha gostado das dicas e orientações.

Você também pode gostar de:

Estudo do texto

Tem outras sugestões de como escrever uma boa introdução? Escreva nos comentários!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.