Como fazer uma reunião pedagógica de maneira eficiente?

2
9201
Como fazer uma reunião pedagógica de maneira eficiente? 2

Como fazer uma reunião pedagógica de maneira eficiente?

Olá pessoal, semana passada participei de uma reunião pedagógica ineficiente e percebi o quanto é necessário termos uma reunião a altura para desenvolvermos o ambiente escolar e garantir que o debate tenha validade e seja feito algo para melhorar a realidade da escola, professores e alunos. Por isso decidi escrever como fazer uma reunião pedagógica de maneira eficiente.

Como fazer uma reunião pedagógica de maneira eficiente?

Sendo assim, aqui estamos para mais um texto de dicas. Neste começo de ano as reuniões são muito comuns entre a equipe escolar e mais que isso, essenciais para um bom desenvolvimento do espaço escolar.

As reuniões pedagógicas são realizadas na escola, onde há a participação de todos os professores e equipe para que venham ter um diálogo aberto sobre todos os problemas que a escola vem enfrentando e que precisam ser sanados.

Nessa reunião além de serem discutidas estratégias frente as dificuldades enfrentadas, é possível trocar muitos conhecimentos e experiências, fazer novas relações e discutir problemas que venham surgir durante o ano letivo nas salas de aula.

É nesse momento que a escola precisa usar essas reuniões para analisar todos os acontecimentos que aparecem para buscar sempre alcançar grandes parcerias para a concretização do ensino, buscando sempre a qualidade no educar e no aprender.

Por isso que as reuniões precisam sempre ser realizadas, afinal é nesse espaço que os professores irão se encontrar para que venham trocar experiências e traçar metas para melhoria do ambiente escolar.

Mas como fazer com que essas reuniões que são elaboradas nas escolas sejam eficientes e produtivas?

Abaixo te daremos algumas dicas para que as suas reuniões pedagógicas sejam realizadas de maneira eficiente.

  • Preparar Ata: Quando a escola disponibiliza para os professores uma ata evita que muitos fiquem perdidos com o que irá ser discutido, assim tudo fica bem claro e os professores preparados.
  • Estabeleça horários: Defina em todas as reuniões qual será o início e o término da mesma para que não venham ocorrer atrasos que possam atrapalhar a reunião.
  • Comece de maneira positiva: Não inicie a reunião falando das notas baixas e de maus comportamentos de alunos, antes de realizar comentários negativos, comece falando de assuntos positivos, peça para que os professores falem das suas boas experiências na sala de aula b ou c. Seja através de comportamentos dos alunos, nota máxima ou de trabalhos bem feitos que foi realizado pelo mesmo. Qualquer coisa que os faça lembrar-se do objetivo de ser professor. Outra sugestão para começar positivamente é a leitura de um breve texto, exibição de um vídeo ou uma dinâmica que relembre desde o começo que são uma equipe:

  • Descrever necessidades: Todas as reuniões pedagógicas precisam ser eficientes para que venham atender da melhor maneira a necessidade de sua escola. Para conhecer melhor o que a escola precisa durante a reunião os docentes podem distribuir questionários aonde os professores irão da melhor forma possível descrever as necessidades que a escola esteja passando e que precisam ser resolvidos como dificuldades de aprendizagem, conteúdos críticos dentre outros.
  • Objetivos: Antes do inicio do encontro é preciso que esteja claro o que se fazer durante a reunião para que ela seja mais produtiva possível. É importante definir o lugar e quais materiais que serão usados para que venha favorecer o debate.
  • Momentos de reflexão: Esses momentos ajudam na reflexão do professor, pois isso que os coordenadores precisam elaborar textos que venham colaborar com a reunião ou vídeos que possam auxiliar nas discussões.

Enfim, as reuniões pedagógicas contribuem além de tudo para que os professores venham se conhecer e trocar todas as experiências adquiridas dentro da sala de aula, resolvendo de maneira correta os problemas e buscando soluções para um melhor ensino de qualidade. Mas, além disso, ter a consciência e a necessidade de refletir, observar e avaliar sempre, para, então, construir uma nova prática mais rica e significativa.

Ref:

GrasielaZimmer: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1068/543

Dica extra de leitura: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/como-elaborar-boas-pautas-reunioes-pedagogicas-705307.shtml

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio: Compre nossos ebooks autorais e ajude o blog!!!

EBOOKS DEMONSTRE

Fundamental I e II:

Livros com mais de 150 páginas cada, super ilustrados, com aulas e projetos completos para cada dia do mês:

48 Atividades com datas comemorativas para o mês de Setembro: 25,00 — Compre aqui!

45 Atividades com datas comemorativas para o mês de Agosto: 10,00 — Compre aqui!

31 Atividades com datas comemorativas para o mês de Julho: 10,00 — Compre aqui!

Educação Infantil:

Apostilas em PDF com 20 atividades específicas cada uma, que você professor poderá aplicar e utilizar com seus alunos para desenvolver várias habilidades.

Caderno de atividades sobre o Folclore: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Circo: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Índio 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Carnaval: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o Natal: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre o São João: 6,00 — Compre aqui!

Caderno de atividades sobre a Páscoa: 6,00 — Compre aqui!

Concurso Público:

Meu primeiro caderno para concurso, nele você não aprende a resolver apenas questões de concurso, mas a fazer um PPP:

Apostila sobre o Projeto Político Pedagógico: 40,00 — Compre aqui!

Segundo anúncio: 

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.