Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?

0

É um privilégio para todo pai, mãe ou familiar do recém nascido ver seus primeiros dentinhos aparecerem, é bonitinho e representa o início de uma fase importante para o bebê, então as pessoas vivem atentas a respeito da boquinha do bebê sobre quando um dentinho vai sair dali, uma dúvida que muitos tem é “Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?”

Hoje entenderemos como são os indícios de tal fenômeno marcante e como deve agir diante de tal caso, assim como qualquer outro caso, é importante também ficar atento aos sinais perigosos e, cuidar dos dentinhos do recém nascido.

Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?
Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?

Indícios do nascimento de um dente

Os indícios dos primeiros dentinhos do bebê geralmente surgem por volta dos 6 ou 8 meses de idade e, enquanto alguns podem não apresentar indícios disso outros podem apresentar sinais como:

  • Agitação e irritabilidade
  • Salivação abundante
  • Gengivas inchadas e doloridas
  • Vontade de mastigar todos os objetos que encontra
  • Dificuldade em comer
  • Falta de apetite
  • Dificuldade para dormir

Em alguns casos pode haver febre e diarreia ou, ele pode apresentar um comportamento mais chorão.

Caso queira massagear a dor eo inchaço do nascimento dos primeiros dentes, é aconselhado que façam uma massagem utilizando a ponta dos dedos na gengiva do bebê ou dar brinquedos frios para o bebê morder.

Exigem cuidados a mais?

Essa pergunta pode ser tratada como algo pessoal de cada um, uns apenas deixam os dentinhos se desenvolverem enquanto cuidam do bebê com suas salivação e os demais, outros se esforçam para auxiliar no desenvolvimento, o que podemos fazer para ajudar?

Em alguns casos de dor, massageie a gengiva do bebê com a ponta dos dedos, utilizando pomadas anestésicas específicas, como a Camomilina, você pode utilizar-se de objetos frios para o bebê morder, tipo os mordedores ou palitinhos de cenoura depois de os colocar na geladeira.

Se ele ficar com o queixo irritado e vermelho devido a baba, coloque um creme que é usado em assaduras, pois contém vitamina A e Zinco que são essenciais para regenerar a pele.

Como cuidar dos primeiros dentinhos?

Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?
Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?

É importante cuidar dos primeiros dentinhos do bebê ainda antes de começarem a nascer, pois há especialidade dos dentinhos de leite é criar um bom terreno para os dentes definitivos, marcando o local no qual estes dentes definitivos irão aparecer, dando forma à gengiva do bebê e criando espaço para os dentes definitivos.

Então, os pais devem limpar as gengivas, bochechas e a língua com um pano ou uma gaze úmida pelo menos 2 vezes ao dia e, principalmente antes de colocar o bebê para dormir.

É importante também auxiliar após o nascimento dos dentinhos, então para ter uma breve noção aqui vai algumas dicas:

  1. Depois que o primeiro dentinho surgir, escove com uma escova utilizando apenas da água, já que o creme dental só deve ser utilizado a partir de 1 ano de idade, pois têm flúor.
  2. A primeira consulta do bebê no dentista deve ser logo após o aparecimento do primeiro dentinho.

Resta colocar em pratica o que aprendeu e fazer o melhor para o seu bebê.

Conclusão

Lembre-se, um dente novo causar também perda de apetite em alguns casos, mas se você considera uma preocupação o fato de que seu bebê não esteja se alimentando o suficiente, consulte um pediatra.

Como mencionado, pode haver febre ou diarreia, mas não há evidência científica que fundamente isso ou seja, se o seu bebê estiver com febre alta ou diarreia constante, não se contente apenas com um “dente nascendo”, é importante que você consulte seu médico.

Por isso é importante acompanhar o nascimento do dentinho do seu bebê, além de ser um momento importante para ele, será um momento especial para você como papai ou mamãe, lembre-se de tirar uma foto do seu pequeno charme para um dia, quando seu pequenino estiver grandinho mostrá-lo, isso ajuda a criança a aperfeiçoar seu conhecimento sobre si mesmo e proporciona um bom momento de alegria!

A gengiva do bebê que você tanto ama é muito importante não só para você mas também para ele e, este é um momento no qual ele está contando com você. Fará com que você tenha alguns momentos de estresse, mas logo tudo estará terminado.

Quero aprender mais!

Se você quer aprender ainda mais sobre maternidade e dicas de como cuidar ainda melhor do seu bebê, não perca a chance de ler nosso artigo sobre: Quando furar a orelha do bebê.

(Visited 3 times, 1 visits today)