Como funciona o novo Ensino Médio

Olá pessoal, o post vai trazer uma explicação sobre Como funciona o novo Ensino Médio. Espero que gostem da nossa explanação sobre esse tema tão polêmico. Vamos lá?

Como funciona o novo Ensino Médio

 A reforma do Ensino Médio pode ser definida como uma alteração na estrutura do atual Ensino. Trata-se de uma maneira para melhorar a Educação em nosso país, o que todos preferimos acreditar que irá realmente acontecer.

Como funciona o NOVO Ensino Médio

A proposta para o novo ensino médio tem como principal fundamento a flexibilidade da grade curricular, permitindo assim, que os estudantes possam escolher a área de conhecimento para se especializar, seguindo assim a carreira de seus sonhos.

Como funciona o novo Ensino Médio – Investimento

Para você que é professor, a reforma do ensino médio vem sendo um dos assuntos mais discutidos nos últimos meses, todos nós devemos ficar por dentro do que está acontecendo na reforma, pois afetará drasticamente o ensino Brasileiro.

De acordo com o Governo Federal, mais de R$1,5 bilhão de reais devem ser investidos na reforma, e pretendia até esse ano ter 500 mil estudantes no ensino integral, porém como podemos ver, isso não foi possível.

Como funciona o novo Ensino Médio – A BNCC sustenta essa proposta?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) terá os conhecimentos necessários, as aprendizagens e competências. Mas o que é a BNCC?

A BNCC nada mais é que um conjunto de orientações que norteará os currículos das Escolas.

As mudanças do ensino médio foram propostas pela Lei 13415/17 que regulariza tudo de novo que deve entrar numa escola. O presidente Michel Temer foi o responsável por sancionar a lei que prioriza os fundamentos de qualquer educação básica e também as especializações. Acredita-se que até no ano de 2024 o governo já esteja atendendo pelo menos 25% dos alunos no tempo integral.

Como funciona o novo Ensino Médio – Mudanças

As mudanças que acontecerão, são por exemplo, um aumento da carga horária de 800 para 1400 horas tornando assim o ensino médio integral, abrindo turmas de matérias profissionalizantes, ou matéria opcionais como teatro e esportes.

O que você realmente precisa saber sobre o novo ensino médio?

  • Disciplinas como português e matemática vão ser obrigatórias em todos os anos em que o aluno estiver estudando;
  • A disciplina de língua estrangeira, inglês, só será obrigatória do 6º ano do Ensino Fundamental até o segundo do ensino médio;
  • O tema ao qual os alunos quiserem se aprofundar poderá ser escolhido a parir do segundo ano do ensino médio;
  • Os alunos terão direito de escolher todas as áreas para se especializarem, mas as escolas só precisarão ofertar uma;
  • Serão cinco as áreas de especializações;
  • As aulas terão início as oito horas da manhã;
  • Os boletins escolares poderão ser visualizados online;
  • Os alunos terão direito a apostilas impressas e digitais
  • Toda semana terão simulados e provas;
  • O ensino médio poderá optar por módulos, usando assim o sistema de créditos;
  • Esses créditos podem ser utilizados no aproveitamento de disciplinas do ensino superior, para que assim seja estimulada a continuação em estudos posteriores;
  • Todos os anos escolares serão compostos de seis meses de revisão;

Além disso, profissionais que possuírem um “notório saber”, poderão trabalhar dando aulas para o ensino médio, mesmo que sem um curso de licenciatura, desde que seja apenas pra os alunos que optarem pela área de formação profissional e técnica. Mas a formação de professores irá ser feita da mesma maneira, como a nossa legislação prevê.

Como funciona o novo Ensino Médio – Vantagens

Já que falamos de formação técnica e profissional, vale destacar que irá facilitar muito os estudos de um jovem que pretenda se especializar em alguma coisa, porque hoje, para uma formação técnica, o aluno precisa cursar todas as 2400 horas do ensino médio regular e mais 1200 horas do curso técnico.

Embora não vão ser obrigatórias em todos os anos do ensino médio, as aulas de sociologia, filosofia, educação física e artes deverão ser cursadas pelo menos em algum momento do estudo.

Como citado anteriormente, a língua inglesa será obrigatória em alguns momentos, mas as escolas poderão optar também pelo ensino de outros idiomas, principalmente do espanhol. O inglês foi o escolhido como principal, por ser o idioma mais falado e ensinado no mundo.

Depois de entendermos um pouco sobre o novo ensino médio, devemos compreender que será uma grande mudança para os alunos, que não estão acostumados com esse estilo de ensino e cabe a nós, professores, mostrarmos a eles que essa nova opção de estudo será uma boa forma para de que tenham um formação profissionalizante, que os ajudará a ingressar no mercado de trabalho.

Fim do post sobre Como funciona o novo Ensino Médio

Obrigada pela leitura. Espero que tenha gostado da nossa explanação sobre Como funciona o novo Ensino Médio.

Tem alguma observação para fazer sobre o tema? É só deixar aqui seu comentário nesse post!

Você também pode gostar de:

Como concluir o ensino médio completo

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.