Como lavar roupa de bebê

0


Quando for lavar roupas de bebê você precisa ter muito cuidado. Tendo em vista que o sistema imunológico do bebê ainda está muito fraco, é preciso evitar qualquer sinal de poeira, o que trás consigo o ácaro.

Qualquer bactéria pode afetar o sistema imunológico do seu bebê. Nada grave pode acontecer, mas alergias e irritações na pele podem causar desconforto e deixar o bebê estressado.

Uma dica é que por volta do sétimo mês de gravidez, as mães comecem a lavar todo o enxoval do bebê que está para chegar. Nessa fase, a gestante ainda possui disposição e já pode deixar tudo preparado se o pequeno chegar antes da hora.

Como lavar as roupinhas antes da chegado do bebê

Como lavar roupa de bebê
Como lavar roupa de bebê

Como já falamos, o sistema de defesa do recém nascido é muito frágil e precisa de cuidados e muita atenção para que nada irrite a pele do bebê.

Seguindo o foco de segurança e saúde é preciso lembrar que:

  • Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição para não causar alergia.
  • Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.
  • Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar.
  • Para as peças mais delicadas, o ideal é lavar à mão.
  • É importante fazer um bom enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido.

Quais as peças que precisam ser lavadas?

Como lavar roupa de bebê
Como lavar roupa de bebê

Absolutamente todas! Não há uma peça sequer que possa ficar de fora. macacões, meias, gorros, luvas, fraldas, toalhas, fronhas e lençóis. Se for entrar em contato ou estar próximo do seu bebê, precisa ser devidamente lavado.

Mesmo o kit berço que acabou de sair da loja e com ar inofensivo, novinho, pode ter acumulado poeira e ácaros por lá. Um cuidado simples, e que pode evitar uma série de desconfortos chatos e alergias no recém-nascido.

Além disso é necessário observar que:

  1. As roupas do bebê precisam ser lavadas totalmente separadas das roupas do restante da família. Para evitar qualquer resquício de sabão ou amaciante comum, além da transferência da água “suja” das outras roupas pode causar algum tipo de reação.
  2. Você vai precisar de baldes novos e exclusivos para a roupa do recém-nascido. baldes antigos da casa podem conter restos de produtos como cloro, alvejante e sabão, que podem se misturar na água da lavagem da roupa do bebê.

Uma dica: compre baldes de cores iguais, mas que sejam bem diferentes daqueles que você já utiliza na casa. Isso vai te impedir de misturar os baldes do bebê com os que já eram usados na casa.

Cuidado com a secagem

Se caso as roupas forem secadas em uma secadora ou local coberto, a necessidade em se preocupar é pouca, dependendo da conservação do local.

Tome os cuidados comuns para os tipos de tecido, como evitar a alta exposição ao sol, que pode manchar ou endurecer as peças e secar naturalmente roupinhas que não suportam secagem à máquina. Observe as etiquetas!

Roupas lavadas não significam que acabam os cuidados

Antes de guardar, vai precisar remover todas as etiquetas para evitar que o atrito incomode a pele do bebê. Se ele estiver incomodado com uma etiqueta, não terá como dizer o que está acontecendo e vai chorar até que você perceba do que se trata.

o contato de algumas etiquetas pode até mesmo provocar lesões na pele do bebê, causando brotoejas e até pequenas fissuras.

Quero aprender mais!

Se você de aprender sobre lavagem de roupas dos bebês e gostaria de saber mais sobre cuidados com os bebês, leia também: Como decorar o quarto do bebê.