Como ler tablatura

Você sabe Como ler tablatura? Os guitarristas possuem um sistema próprio de notação musical chamado “tablatura de guitarra”, ou “tab”. Com a tablatura, o guitarrista pode tocar uma grande variedade de músicas sem ter que aprender a ler a partitura padrão.

Como ler tablatura
Como ler tablatura

Apesar de as tablaturas não serem a melhor maneira de descrever uma música, elas permitiram que novas gerações de guitarristas compartilhassem pela Internet, de forma rápida e fácil, informações sobre como tocar músicas de todo o mundo. Todo guitarrista deve ter pelo menos um conhecimento básico de tablatura que é um verdadeiro atalho para boa parte das músicas que você encontrará online. Nota: as instruções estão descritas para o guitarrista destro. Se você for canhoto, apenas inverta o lado das mãos.

É muito importante saber como ler tablatura, já que essa notação é extremamente utilizada na música popular em geral. E não poderia ser diferente, pois aprender tablatura é bastante simples e prática.

Mostraremos nesse tópico como ler tablatura no violão e na guitarra as tablaturas para os demais instrumentos de corda seguem o mesmo princípio. A propósito, temos um curso de guitarra para iniciantes completo, que ensina a ler tablatura, cifras, como montar acordes, mão direita, técnicas para solos, etc.

O que são tablaturas?

Tablatura (tablature ou tabulature ou tab em inglês) é um método usado para transcrever música que pode ser tocada em instrumentos de corda como violões, guitarras e baixos, e também em outros instrumentos como gaita e bateria. Ao contrário das partituras que exigem maior conhecimento de música e bastante treino, as tablaturas são voltadas para o músico iniciante ou prático.

Como ler tablatura
Como ler tablatura

Uma partitura indica quais notas devem ser tocadas, a duração de cada nota, a velocidade com que deve ser tocada e etc.

Exigem muita prática e um conhecimento apurado de música. Indicando a nota que deve ser tocada a partitura não diz onde esta nota se localiza no braço do instrumento ou no teclado. A partitura serve para transcrever músicas para qualquer instrumento, seja de sopro, de cordas, de percussão, etc.

Usando Tablaturas Para Tocar Notas e Fazer Acordes

Entenda que a notação da tablatura é uma representação das cordas da guitarra. A tablatura consiste geralmente em seis linhas horizontais, cada uma correspondente a uma corda na guitarra.

E—————————-||(Corda mais fina)
B—————————-||
G—————————-||
D—————————-||
A—————————-||
E—————————-||(Corda mais grossa)

A linha inferior representa a corda mais grossa e grave, enquanto que a linha superior representa a corda mais aguda e fina. Na afinação padrão, as linhas representam, de baixo para cima, as notas E grave (ou mizão), A, D, G, B e E agudo (ou mizinho).

Usando os números da tablatura

Use os números da tablatura para encontrar as casas do braço. Ao contrário de notação musical normal, a tablatura não diz que notas devem ser tocadas. Em vez disso, ela mostra onde colocar os dedos. Os números sobre as linhas correspondem às casas no braço da guitarra.

Como ler tablatura
Como ler tablatura

Se o número for maior que 0 (1, 2, 3, 4, etc.), então você deve pressionar o dedo da casa quando tocar a nota; o “1” será a casa mais próxima da cabeça da guitarra. O número aumenta cada vez que a casa se aproxima do corpo da guitarra. Se o número for 0, então toque a corda solta, sem se preocupar com nenhuma nota.

Cada número representa uma casa específica na linha em que está escrita. Por exemplo: o número “1” na linha inferior significa que você deve tocar a primeira casa da corda mais fina.

Encontre as letras da música ou a lista de acordes. Em muitas músicas, a parte da guitarra é composta exclusivamente (ou quase) por acordes. Isso acontece principalmente na guitarra rítmica. Nesse caso, a tablatura pode abrir mão da notação típica em favor de uma lista simplificada de acordes e suas mudanças.

Como ler tablatura e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como ler tablatura e quer continuar aprendendo com nossas dicas diversas, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Como era a barragem de Brumadinho.

Add Comment