in , ,

Como lidar com adolescentes

Como lidar com adolescentes

Oi pessoal, vamos falar neste post sobre Como lidar com adolescentes. Vamos discutir o cenário e sugerir estratégia para lidar com eles.

Como lidar com adolescentes

A adolescência é uma fase da vida que se inicia mais ou menos quando as crianças completam doze anos. É nessa fase que todos se sentem incompreendidos e querem mostrar sua verdadeira identidade. É um momento de descobertas em que tentamos testar limites, é quando ampliamos a visão do mundo no qual vivemos. Mas é também nessa fase em que começa a rebeldia.

Como lidar com adolescentes

Para muitos pais e professores e todos aqueles que convivem com adolescentes é difícil conseguir lidar com os jovens nessa época. Eles contestam tudo insistem que ninguém os entendem. Portanto, teremos aqui algumas dicas de como lidar com seu filho ou aluno adolescente.

Como lidar com adolescentes – Estratégias

Primeiramente devemos dar o máximo de atenção aos adolescentes. Ouvir com calma tudo o que eles querem nos dizer. Ora, dedicarmos completamente a eles. Mesmo que você não concorde com o que o adolescente esteja dizendo é importante que você não saia dando lições de moral, pois ele já acha que é completamente incompreendido pelo mundo.

Evite fazer julgamentos ao falar com o adolescente, você não necessariamente precisa estar concordando com o que ele diz. É importante que você o respeite e respeite suas opiniões, falar com ele sempre com total educação, pois se você ser violento com ele, ele claramente será violento com você.

Se você não der espaço para que exista uma conversa, um diálogo o adolescente se tornará um adulto que acha que o convívio, a conversação não tem realmente uma real importância. Por isso, é importante que pais e professores estabeleçam a prática do diálogo com respeito.

Acreditamos que na maioria das vezes que as crianças e adolescentes não tem um senso de compreensão muito desenvolvido. Então, devemos responder para elas quando nos questionam alguma coisa, principalmente quando a resposta simplesmente é mais complexa e não há espaço para interrogações maiores.

Como lidar com adolescentes – Recomendações

Se você sempre tentar escutar as crianças desde cedo e tentar compreendê-las elas se tornarão adolescentes com a mente mais aberta, mais pensantes, com maior senso crítico. Por isso, é importante que nós adultos demos espaços para que os jovens falem, se expressem.

Não insista em conversar com um adolescente quando ele estiver com raiva, espere a calmaria chegar a tranquilidade a paz. Dessa forma, você evita tantos conflitos que podem surgir ao longo de um simples diálogo.

Não meça forças, você deve ter um pulso firme com os adolescentes. Caso contrário, eles podem simplesmente achar que são os donos da verdade e que somente eles estão certos em tudo. O que pode resultar ao crescer em um adulto arrogante e intolerante.

Dê bons exemplos para esses adolescentes. É exatamente nesta fase que eles costumam realmente decidir suas personalidades, seus hábitos e seus costumes. Se você mostrar a um adolescente como você espalha amor, ele pode quem sabe querer espalhar também.

Você precisa mostrar que é preciso saber o que esperar deles para que assim consigam se comportar em qualquer situação que possa surgir.

Como lidar com adolescentes – Outras sugestões

Faça coisas interessantes com os adolescentes para que eles se importem com o que você está fazendo. Por exemplo, se você sabe que seu filho ou aluno gosta de história, por que não assistir com ele um bom filme ou documentário sobre história do Brasil. Se gostam de música, porque não apresentar suas referências musicais. Pare para ouvir um conserto ou um disco do Pink Floyd ou do Queen com eles?

Na medida em que você dá respeito você o recebe também. É claro que as vezes os adolescentes vão ser grosseiros e sem educação. Mas é preciso que a gente entenda como para eles qualquer pequena coisa pode se transformar em uma grande confusão. Tente se lembrar que já passaram por isso. Você já se sentiu incompreendido excluído e sozinho, mas você conseguiu superar.

Então é importante que nós, os adultos que acompanham a vida desses adolescentes fiquemos atentos as ações que eles possuem. Assim tentarmos mostrar a eles como cada um de seus atos terá uma consequência com a qual eles terão de arcar.

Vídeo sobre o estatuto da criança e do adolescente

Atividades simples para fazer em sala de aula com crianças e adolescentes:

Fim do post sobre Como lidar com adolescentes

Obrigada por ter acompanhado essetexto sobre Como lidar com adolescentes. Você concorda com as nossas sugestões? Você possui outras sugestões?

Comente aqui suas ideias e críticas construtivas ao post sobre Como lidar com adolescentes. Deixe a sua contribuição!

Você também pode gostar de:

9 decepções (engraçadas) da vida de um adolescente!

5º Período da História da Educação Brasileira

5º Período da História da Educação Brasileira

Vídeo: Economia Açucareira

Vídeo: Economia Açucareira