Como limpar a língua do bebê

1

Ter um bebê em casa é sempre uma festa, esses pequenos milagres trazem muito amor e paz para nossa vida, mas naturalmente eles exigem muitos cuidados, por isso é preciso ficar atento mesmo com as pequenas coisas.

Um dos assuntos que mais causa dúvidas entre os pais é a limpeza da língua e das gengivas do bebê logo após a alimentação, principalmente quando essa alimentação ainda é composta apenas pelo leite materno.

Sendo assim decidimos dar algumas dicas sobre qual é a maneira correta para que o seu bebê tenha uma boa saúde bucal desde os primeiros dias, acredite, isso vai deixar o seu anjinho mais saudável e vai ajudar a proporcionar um sono mais tranquilo para ele e para você.

Como posso limpar a língua e gengiva do bebê? 

Como limpar a linguá do bebê
Como limpar a linguá do bebê

O processo de limpeza é relativamente simples, você não precisa comprar produtos especiais, tudo o que precisa é de um pouco de paciência para garantir o melhor resultado na hora da limpeza.

  1. Primeiro pegue um pedaço pequeno de gaze e enrole na ponta do seu dedo.
  2. Com cuidado abra a boca do bebê e use a gaze para retirar o excesso de leite e partículas que vão se acumular depois de cada mamada.
  3. Caso seja necessário, troque a gaze e repita o processo.
  4. Lembre que esse processo deve ser repetido sempre pela mesma pessoal, normalmente a mãe ou o pai durante os primeiros meses, para evitar que a criança acabe se estressando no processo.

Lembre que esse processo vai ser ligeiramente incômodo para o bebê então tenha paciência, conseguir manter a limpeza em dia vai se tornar mais desafiador quando os dentes começarem a nascer, então é importante que até lá seu bebê já esteja acostumado com a rotina.

Qual a Importância de Limpar a língua do bebê? 

Mesmo quando a alimentação do seu bebê é composta apenas pelo leite materno que é super saudável, ainda existe a chance de que alguns problemas bucais bastante desagradáveis apareçam, como o famoso “sapinho”.

Esse tipo de problema surge pois o leite materno ou qualquer outro alimento como as papinhas que são comuns depois do sexto mês tendem a deixar pequenas partículas para trás, em um adulto isso seria resolvido com a escovação e posterior enxágue da boca, mas seu bebê não tem as mesmas ferramentas.

Caso as partículas fiquem muito tempo na boca do bebê elas começam a apodrecer causando pequenas inflamações na região que vão afetar o apetite, o hálito e principalmente o sono do seu bebê.

  • entre os problemas mais comuns temos:
  • Periodontite – Pode causar a perda dos dentes do bebê mesmo nos primeiros meses.
  • Monilíase – também conhecida como “sapinho” trata-se de uma infecção que pode causar mau halito e queda de imunidade.
  • Gengivoestomatite – normalmente aparece na forma de inchaços nas gengivas, causa dor e dificulta o sono e alimentação do bebê.

Quantas vezes por dia devo fazer a limpeza da língua? 

Assim como no caso da escovação, não existe uma indicação exata sobre o número de vezes que você precisa limpar a língua e a gengiva do seu bebê, isso acontece pois cada criança tem seu próprio ritmo alimentar.

O ideal é que a limpeza seja feita após todas as mamadas e/ou refeições no caso das crianças que já tenham uma alimentação mais complexa incluindo papinhas, mesmo quando você fizer o processo de limpeza e perceber que não haviam partículas ainda assim o processo é recomendado a ser mantido.

O motivo principal por trás deste procedimento é a limpeza mas naturalmente você vai observar outras vantagens, ao fazer a limpeza bucal do seu bebê você vai estar criando nele desde jovem o hábito de cuidar de sua boca, isso vai tornar a aceitação da escova de dentes mais simples no futuro.

Não fiz a limpeza e meu bebê vem sofrendo incômodos, e agora? 

Se você não tinha o conhecimento da importância da limpeza, não se preocupe, felizmente os primeiros sintomas de incômodo aparecem bem no começo do problema então eles podem ser tratados de forma simples.

Primeiro de tudo procure um médico para garantir que está tudo bem e caso necessário ele indicará um remédio, lembre, você jamais deve medicar seu bebê sem a orientação médica em qualquer circunstância.

Uma vez que você tem o parecer do médico basta seguir as indicações caso ele tenha passado algum remédio e ficar mais atento para as próximas vezes.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender sobre a limpeza Bucal do bebê e quer mais dicas interessantes e práticas como está, então você veio ao lugar certo, visite nosso artigo sobre O que significa sonhar com bebê e aprenda um pouco mais sobre como manter seu bebê saudável e feliz.