in

Como o Google funciona?

Como o Google funciona? 3

As pesquisas são o primeiro passo de qualquer realização humana. Anteriormente, essa era realizada por meio de livros ou até mesmo da observação empírica, entretanto, atualmente a mesma é realizada majoritariamente na internet, onde alguns mecanismos de busca se destacam. Hoje abordaremos como o Google funciona, visto que esta é a ferramenta de busca mais utilizada, tanto no meio acadêmico quanto no ambiente não acadêmico, por professores e alunos.

Como o Google funciona?

Às vezes, na hora de realizar uma pesquisa nos perdemos, seja por não saber quais palavras usar para obter respostas satisfatórias, ou seja por não saber que mecanismo de busca usar ou como este funciona.  Dessa forma,  trouxemos um texto informativo de como funciona  a ferramenta de busca Google, para auxiliar você, professor, na suas buscas.

Como o Google funciona? 1

Pensando nisso, a própria Google, empresa responsável pelo mecanismo de busca mais utilizado atualmente, lançou um tutorial de como usar essa ferramenta, e como a mesma funciona. Nesse tutorial, há também informações sobre

  • O combate ao spam;
  • O combate as fake news,
  • Rastreamento e indexação
  • Como o algoritmo de pesquisa funciona.

        Crawling e indexação – Como o Google funciona?

    Começaremos falando um pouco sobre como o Google funciona a partir das funções Crawler e Indexação. Também conhecido como Spider ou Bot, o Crawler é uma programação utilizada pelo setor de busca para encontrar e ordenar determinada pesquisa e sites.

Como o Google funciona? 2

Como o Crawling funciona:

  • Depois da digitação de palavras no campo de busca, o Google captura informações das páginas

  • Segundo cadastra os links encontrados, que são páginas e sites

Os sites de busca, atualmente, usam os crawlers para criar uma base de dados, sempre com novidades. Dessa forma, o aplicativo de busca irá “decorar” que assuntos já foram pesquisados, e que sites foram acessados, para que da próxima vez que você pesquisar pelo assunto ou por tópicos semelhantes, o mecanismo de busca já indicar no topo as páginas visitadas, tornando assim o navegador mais rápido.

 

Dessa forma, Os Crawlers possuem a função de encontrar informações específicas de algumas páginas, e assim identificar páginas responsáveis pelo envio de spam.

Algumas ferramentas foram criadas para facilitar esse processo de busca e otimizar a organização da pesquisa: Sistemap.xml e o Robots.txt.

 Sitemap.xml

Feito pelo proprietário do site, consiste em uma lista de todas as páginas contidas no site. Dessa foram, ao acessar um site, o crawler lerá essa lista contida no site, e organizará no mecanismo de busca esses sites para o leitor visitar.

Dessa maneira, se você professor utilizar esse sistema para guiar as pesquisas extra site após a visita ao seu site, você pode indicar páginas específicas para o seu conteúdo, ou sites mais científicos, como o artigos do Scielo.

Robots.txt

Esta ferramenta trabalha com o oposto do Sitemap, pois ela arquiva e organiza páginas que não devem ser destacadas na pesquisa.

Essa ferramenta é ótima para evitar a visita a sites sem conexão com o tema pesquisado, e assim, evitar a perda de tempo e distração do aluno na hora da pesquisa.

    SERP – Como o Google funciona?

A SERP significa página da internet criada pelo mecanismo de busca como forma de resposta a um comando lançado pelo usuário, ou seja, uma pesquisa realizada. Dessa forma, o Google cria uma lista de sites, hierarquizado de acordo om sua importância( níveis de acesso e qualidade SEO).

 

O SERP é formado por:

  • Página de resultados, composto de uma série de links. Normalmente, a página padrão oferecida como resposta a pesquisa possui 10 links. Entretanto, dá para alterar o número de link apresentados nas configurações de pesquisa;
  • Espaço de publicidade relacionada ao contexto da pesquisa;
  • Espaços onde aparecem algum resultado de erro na pesquisa, como palavras digitadas de forma errada, e sua devida correção;
  • Espaço destinada a uma pequena pesquisa  de fotos relacionada a busca realizada. Caso você queira ampliar essa parte basta clicar no link que leva as imagens achadas;
  • Há também um local destinado a pesquisas relacionada aos temas pesquisados;
  • Elementos de Gerenciamento – isso inclui links para ir ao site, e há instruções ao digitar as solicitações do usuário;

Entendendo agora como é constituído e para que serve o SERP, podemos agora saber como ele funcionada e como ele auxilia no entendimento de “como o google funciona?”

Como o Google funciona? 3

Recursos que auxiliam no funcionamento do SERP

Entendendo agora como é constituído e para que serve o SERP, podemos agora saber como ele funcionada e como ele auxilia no entendimento de “como o google funciona?”

Google AdWords Bottom

São os resultados das pesquisas organizados em hierarquia, onde cada link possui uma classificação quanto ao número de acesso e sua importância. Dessa forma, os mais acessados ocupam as primeiras posições, e os demais seguem o mesmo padrão.

Featured Snippet

Objetivo dessa função é encontrar informações necessárias. Sendo que essas não podems está no Knowledge Graph(Informações específicas encontrada em caixas). Essa ferramenta é utilizada para para encontrar detalhes muito específicos que estão localizados em páginas relevantes. Normalmente essa ferramenta aparece em forma de tópicos enumerados, e em seguida o link que leva a matéria completa.

Image Pack

Essa ferramenta disponibiliza os resultados de imagens. Não necessariamente a pessoa deve está na aba de imagens para aparecer esse resultado. Na pesquisa na aba todos também aparece uma caixa mostrando as principais imagens acessadas sobre o assunto pesquisado.

In-depth Articles

procurando por alguns termos gerais você pode encontrar artigos que são conhecidos como “aprofundados”. Eles são chamados assim porque possuem até cinco mil palavras e são fornecidos por escritores confiáveis. A busca por artigos de qualidade e de alto nível usam diferentes regras de classificação de SERPs.

Knowledge Card

De acordo com o nome da ferramenta, essa é uma parte do Knowledge Graph, que contém as informações semânticas adicionais inseridas por pessoas ou dados que podem ser extraídos do índice. Para potencializar os resultados da busca, é necessário ter acordos com sistema de informações.

Knowledge Panel

Essa ferramenta mostra os resultados da pesquisa em forma de painel. Esses dados mostrados em forma de painel são possíveis devido a adição de informações por parceiros do Google, de forma gratuita.

Pacote Local

Esse espaço é destinado a mostrar locais, no máximo três, mais relevantes de acordo com a busca. Isso é mais usado atualmente em smartphones.

Obrigado por querer aprender como o Google funciona!

Obrigado por ter acompanhado o post. Espero do fundo do coração que você tenha aprendido como o Google funciona.

Teoria da Psicologia da Educação

Teoria da Psicologia da Educação

Série a vovó inteligente nº 2 - Golpe de 1964 11

Série a vovó inteligente nº 2 – Golpe de 1964