Como pesquisar imagem no Google

0

Você sabe como pesquisar imagem no Google? Essa ferramenta de busca já é a mais utilizada do mundo e faz parte diária em nossa vida, porém mesmo sendo tão utilizada ainda existem muitas pessoas que não sabem como usar o Google em todo o seu potencial.

Como pesquisar imagem no Google
Como pesquisar imagem no Google

Pesquisar por imagens é uma das funções mais importantes do Google, encontrar a imagem perfeita para qualquer tipo de uso é sempre uma opção bastante útil, porém poucas pessoas sabem que a busca de imagem do Google tem diversas ferramentas embutidas que podem alterar os resultados e tornar sua pesquisa mais organizada.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como pesquisar imagem no Google, vamos dar algumas dicas para que você saia do básico e consiga finalmente começar a pesquisar imagens como um profissional para utilizar ao máximo o potencial desta ferramenta poderosa.

Como funciona a busca de imagem?

O Google é uma ferramenta de busca poderosa que consegue coletar resultados de milhares de fontes rapidamente entregando assim uma lista de opções bastante completa quando você faz uma busca, essa busca é feita utilizando termos que chamamos de palavras chave.

Apesar disso, aprender como pesquisar imagem no Google é fundamental para a construção de posts e outros tipos de trabalhos na internet.

Como pesquisar imagem no Google
Como pesquisar imagem no Google

Uma vez que você faça a busca por palavras chave o Google vai encontrar resultados diversos e vai categorizar estes resultados de acordo com o que você estiver buscando, as opções são:

  • Web: Pesquisa por publicações em sites que contenham o termo buscado.
  • Notícias: Serve para encontrar notícias relacionadas ao termo buscado.
  • Mapa: Serve para encontrar localizações cujo nome seja o mesmo do termo buscado.
  • Videos: Igualmente serve para procurar em serviços de hospedagem de vídeo e sites diversos.
  • Imagens: Finalmente, a opção de imagem separa apenas as imagens das mais diversas publicações em sites variados para que você possa rapidamente ver e escolher.

Porém uma vez que o Google vai estar buscando pelo termo e apenas separando as imagens que aparecem com o mesmo, é comum que várias imagens sejam cópias de uma mesma, por isso mesmo saber como tornar sua pesquisa mais eficiente é fundamental.

Como encontrar o que estou procurando?

Muitas vezes procurar a imagem apenas pelo termo não é o suficiente, por isso o Google disponibilizou algumas ferramentas de busca internas que servem para que você possa definir os padrões das imagens que deseja encontrar, desta forma os resultados podem ser melhor filtrados para exibir com mais precisão aquilo que você necessita.

Ao clicar na opção de ferramentas na barra de busca de imagens o usuário vai ter acesso a algumas opções que podem ajudar a encontrar a imagem certa ao alterar os padrões de busca tornando a filtragem mais fina e precisa.

Como pesquisar imagem no Google
Como pesquisar imagem no Google

Tamanho: Ao ajustar o tamanho você pode escolher qual o tamanho da imagem que melhor se adequa às suas necessidades, você pode escolher desde imagens pequenas até as extra grandes, vale lembrar que imagens maiores quase sempre são melhor detalhadas.

Data de publicação: Com essa opção você pode filtrar as imagens pela data em que foram publicadas, assim você pode optar por imagens mais novas ou mais antigas de acordo com as necessidades da sua busca.

Direitos autorais: Também é possível filtrar imagens com direitos autorais fechados, ou seja, encontrar apenas imagens de uso liberado que você não vai ter problemas em utilizar em seu próprio site, por exemplo.

Passo a passo como pesquisar imagem no Google

Como pesquisar imagem no Google
Como pesquisar imagem no Google

Vamos então ao passo a passo que você precisa seguir para garantir que sua busca por imagem vai trazer os melhores resultados possíveis:

  1. Escolha o termo de busca com cuidado, tente dizer em poucas palavras a ideia central da sua busca para tornar a filtragem mais simples.
  2. Ajuste as opções de tamanho, data e direitos autorais para garantir que as opções finais cabem nas suas necessidades.
  3. Escolha entre os resultados, com a lista de imagens em mãos você pode escolher entre os resultados as imagens que precisa e salvar ou copiar para usar livremente.

Com estes passos simples você já consegue fazer sua pesquisa de imagens no Google.

Quero aprender mais!

Se você gosta das nossas dicas e quer aprender ainda mais, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: O que um bebê de 3 meses pode comer.