Como publicar um livro

0

Você sabe como publicar um livro? o mundo da comunicação vem se modificando nos últimos tempos e naturalmente o mundo da literatura foi obrigado a evoluir para poder se manter vivo mesmo com a internet sendo a principal fonte de informações.

Aprender como publicar um livro hoje em dia é bastante diferente de como seria dez anos atrás, porém essas mudanças são em sua maioria resultados de bons ajustes na cultura do acesso e por isso escritores iniciantes tem muito mais chances hoje em dia de se destacar.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como publicar um livro e dar dicas de como você também pode conseguir realizar esse sonho e ter seu livro transformado em algo real que muitas pessoas vão ter acesso.

Como publicar um livro virtual?

Como publicar um livro
Como publicar um livro

Hoje em dia os livros virtuais são muito bem recebidos pelo público, a ideia de que um livro apenas existe se for feito de papel não é mais tão presente e muitas pessoas das gerações mais novas são leitores apenas do virtual, sendo assim esse é um caminho válido e que pode ser lucrativo.

Um livro virtual pode ser facilmente publicado em plataformas abertas como o clube dos escritores ou mesmo a loja virtual da Amazon, nesse caso tudo o que o escritor precisa é ter o seu livro pronto e fazer o pedido para a publicação.

No caso do clube dos escritores eles cuidam de todo o processo de diagramação, revisão e edição do livro e cobram uma taxa para isso que é bastante justa, o escritor então paga a taxa de acordo com as vendas, já no caso da Amazon não tem esse trabalho tão completo.

Porém a amazon store é bastante acessível permitindo que você publique os livros de maneira rápida e tenha a vantagem de ter sua obra inclusa em um espaço virtual que recebe milhares de leitores diariamente aumentando assim as chances de venda do livro, naturalmente a plataforma recebe uma porcentagem do valor de cada venda.

Como publicar um livro físico?

Como publicar um livro
Como publicar um livro

Existem diferentes maneiras de se publicar um livro físico, porém todas elas começam com uma base simples, o escritor precisa ter o seu livro completamente pronto, não é possível publicar o livro e depois fazer ajustes como seria possível na versão virtual.

A primeira maneira para publicar um livro físico é através de uma editora, nesse caso você deve submeter o seu livro para análise, caso a editora julgue que a obra tem muito potencial ela será publicada e a editora então cuida de toda a parte técnica.

Outra maneira de como publicar um livro físico é através de investimento próprio nesse caso o próprio escritor deve custear todo o processo de publicação, esse método é difícil uma vez que os custos podem ser altos e o escritor teria que cuidar pessoalmente da divulgação e da venda dos seus livros.

Como publicar um livro
Como publicar um livro

Contudo o maior desafio para um escritor que deseja lançar o próprio livro é que ele precisa garantir todo o trabalho técnico por conta própria ou arriscar que o livro acabe sendo publicado com erros, nesse caso além dos custos de publicação o escritor precisa arcar com:

  • Diagramação
  • Revisão
  • Leitura beta
  • Ilustração para a capa
  • Marketing

Os custos tendem a ser bastante altos o que pode acabar sendo desanimador para o escritor que não tem um orçamento muito grande.

Publicação continuada

Hoje em dia existem plataformas como o wattpad onde um escritor pode continuamente lançar suas obras de uma única vez ou trabalhar nela online capítulo a capítulo enquanto o público tem acesso e pode ler.

Nesse novo método o escritor não gasta nada para ter acesso ao público e pode ganhar dinheiro através de doações dos leitores que gostem da obra, além disso muitas editoras estão de olho nesse tipo de plataforma então conseguir sucesso assim pode ser o bastante para ter o livro lançado no formato físico, sem dúvidas vale a pena tentar.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer aprender ainda mais, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Como pesquisar no Google.