Como saber se o bebê está com dor de ouvido

0

Existem diversos casos de doenças que podem preocupar seus pais sobre crianças recém-nascidas, entre elas está sarampo, cataporas e até mesmo a dor de ouvido, de acordo com cada situação específica a criança tem um modo de reagir de maneira indiferente na qual poderemos identificar o que ela está passando.
Dor de ouvido é um dos casos bastante comuns, mas que não pode ser ignorado em bebês, esse pequeno incômodo por mais medíocre que pareça pode deixar os bebês bastante estressados e incomodados por horas.

Então como saber se o seu bebê está com dor no ouvido e, como podemos tratar deste caso? Hoje iremos entender mais sobre o tópico.

Preste atenção aos sinais

Como saber se o bebê está com dor de ouvido
Como saber se o bebê está com dor de ouvido

Uma das melhores formas de saber se o seu bebê está com dor de ouvido é ficar atento, afinal você vai perceber os sinais, o bebê não pode te dizer com palavras mas ele vai deixar bem claro que algo não está certo.

Nesse caso ao perceber um dos sinais mais comuns não perca tempo pois seu bebê pode estar com dor de ouvido, os sinais mais comuns são:

  • Irritabilidade
  • Falta de apetite 
  • Dificuldade de deitar a cabeça apoiada
  • Dificuldade para dormir
  • Mãos nas orelhas com frequência
  • Balançar a cabeça com frequência 

Ao perceber qualquer um destes sintomas é importante que você diminua os sons a sua volta, o excesso de barulho pode piorar a condição do bebê, e siga em frente para entender como lidar com o seu bebê quando ele está com dor de ouvido.

Dicas para evitar a dor de ouvido

Como todo caso comum na qual uma criança está doente ou passa dificuldades, existem métodos no qual podem ajudá-lo a tratar disto ou aliviar os sintomas, estes são:

  • Não entre em pânico, existem diversas maneiras de tratar deste caso e caso você seja apressado demais pode acabar machucando a criança e sua pele sensível.
  • Primeiro, certifique-se de que seu bebê está de fato com dor de ouvido, o diagnóstico errado pode acabar ocasionando uma medida de ação precipitada e, pode acabar piorando o caso do bebê caso não seja o que está pensando.
  • Alguns dos tratamentos caseiros consistem em colocar uma fralda junto ao ferro de passar roupa em uma temperatura morna e, em seguida colocar perto do ouvido do bebê. Seja atento a temperatura para não queimar a criança, teste antes em si mesmo.
  • Não use remédios no bebê por conta própria, ele deve ser prescrito pelo pediatra e você pode utilizar de Analgésicos e antipiréticos como Dipirona e variados para aliviar sua dor e febre, já que coisas desse tipo ocasiona febre na criança, você pode usar anti-inflamatórios como ibuprofeno para aliviar sua dor também.
  • certifique-se de que é uma infecção por bactérias e, providencie um antibiótico, existem diversas maneiras disso acabar acontecendo e se for o caso de bactérias você pode usar antibióticos como Amoxicilina.

Se estes passos forem seguidos corretamente, certamente sua criança estará um passo à frente de lidar com a situação agoniante.

Passo a passo para lidar com bebê com dor de ouvido

Como saber se o bebê está com dor de ouvido
Como saber se o bebê está com dor de ouvido

Antes de falar sobre como lidar com o bebê que esteja com dor de ouvido, vale lembrar que qualquer que seja o remédio escolhido você deve utilizar apenas quando este for recomendado ou receitado por um médico, muitos pais tendem a escolher com base na opinião do farmacêutico mas você não deve fazer isso, a saúde do seu bebê merece atenção total.

  1. Primeiro escolha o remédio: Existem basicamente três tipos diferentes de remédios que o seu médico pode passar para tratar do bebê com dor de ouvido, cada um deles é recomendado para um tipo diferente de dor de ouvido então aceite a recomendação do médico. 
  2. Procure manter o ambiente relaxante e fresco, evite tanto o calor quanto o excesso de barulho, assim você permite que o seu bebê descanse e com isso evita que ele fique ainda mais incomodado.
  3. Fique atento a mudanças, em alguns casos a dor de ouvido pode ser causada por problemas inflamatórios, então nesses casos é fundamental que você fique atento para sinais de inflação recorrente, se notar qualquer secreção no ouvido do bebê, procure um médico imediatamente.

Agora você conhece os truques de Como saber se o bebê está com dor de ouvido, não perca mais tempo, comece a oferecer ao seu bebê os cuidados que ele merece. 

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer aprender ainda mais sobre maternidade e cuidados com bebês, não perca a chance de ler também nosso artigo: Como limpar a boca do bebê.