Como saber se o bebê está encaixado

0

Quando o bebê está próximo da 37ª semana de gestação ele começa a se posicionar, sim, não é apenas uma impressão que a mãe sente. Nesse movimento ele fica de cabeça para baixo e se posiciona em direção a saída do útero.

Ao fazer isso as dores da gestação diminuem e nesse momento aumentam as idas ao médico, afinal, a qualquer momento o bebê pode pedir pra sair e se você não programou uma cesária, saiba que ele estará pronto para o parto normal.

Reta final da gravidez

como saber se o bebe esta encaixado
como saber se o bebe esta encaixado

A sensação de estar respirando melhor é um dos primeiros sinais do processo final da gravidez, não é só uma impressão, é real e tem uma razão, o bebê se moveu em direção à pelve.

  • Ao se colocar nessa posição o bebê fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da barriga.
  • As consultas médicas tornam-se mais frequentes.
  • Muitas vezes, o que você imagina se tratar de uma contração pode ser apenas o peso da cabeça do bebê no colo do útero.
  • Com algumas orientações, você não terá dificuldade em identificar o momento certo em que o bebê vai nascer.

Enquanto isso, não deixe a ansiedade tomar conta dos seus atos, continue se alimentando de maneira saudável. Inclusive reserve alguns minutos para cuidar de você.

Os sinais extras enviados pelo bebê

como saber se o bebe esta encaixado
como saber se o bebe esta encaixado

O bebê começa a mudar toda sua aparência física durante a semana 36 da gestação. Ele está se preparando para adquirir a carinha e o corpo que virá ao mundo.

A partir desta semana, ele perde o lanugo, aqueles pelos bem finos que cobriam o corpo. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Não ganhará mais peso como antes, só cerca de 70 gramas por semana. Sinais da maturidade.

Se nascer por esses dias, não será considerado prematuro.

Relaxar a musculatura é muito importante

  1. Ao final da gestação é importante estar alerta e prevenida a tudo que possa influenciar o posicionamento do bebê, seja em benefício ou que faça algum mal. Sendo assim esteja alerta as seguintes recomendações:
  2. Praticar atividades físicas e a força da musculatura da futura mamãe podem influenciar na posição e no encaixe do bebê.
  3. O parto normal, inclusive, demanda exercícios prévios e específicos para o fortalecimento da musculatura, principalmente na região do períneo, que pode se romper durante o parto.
  4. As atividades devem ser específicas para gestantes e elaboradas por profissionais, como fisioterapeutas ou instrutores especializados.
  5. As atividades podem incluir exercícios respiratórios, relaxamento muscular e massagem lombossacral, entre outras.
  6. Para as mamães de segunda viagem, tudo fica mais fácil, os músculos da barriga já estarão mais flácidos, e o bebê poderá se mexer com mais facilidade.

Mantenha as consultas em dia

É importante manter as consultas com o médico em dia, monitore como vai o desenvolvimento do bebê e tenham cuidado redobrado ao sentir que o ar está mais fácil de respirar, seu filho está vindo, esteja devidamente pronta.

Lembre se de antes das contrações virem ter tudo pronto para chegada do seu bebê, fique atenta as ultra sonografias e esteja sempre acompanhada, isso em qualquer lugar, isso vai te prevenir de situações complicadas em que o bebê pode vir e você estar sozinha para ir à maternidade.

A hora que o bebê chega pode ser bem complicada se você não estiver devidamente preparada, portanto, mantenha a atenção, os exames e a bolsa em dia.

Quero aprender mais!

Agora você já sabe sobre o posicionamento do bebê e o que fazer para se prevenir para o grande dia, que tal saber mais sobre bebês Leia também: O que fazer quando o bebê não quer comer.