Oi pessoal, o post de hoje tem o tema Como se faz um artigo, muito procurado pelos nossos leitores. Espero que gostem! Vamos lá!

Como se faz um Artigo

    como se faz um artigoQuando eu sei que estou preparado(a) para escrever um artigo? Por onde devo começar? Quantas páginas tem um bom artigo? … Dúvidas desse tipo vão surgindo ao longo do percurso na nossa vida acadêmica. Durante essa trajetória na faculdade, é natural nos depararmos com disciplinas que exigem o desenvolvimento de artigos. Sendo esse um dos trabalhos mais extensos (depois do TCC, é claro), hoje o Demonstre trouxe algumas dicas de como criar um artigo, com o intuito de orientar aqueles que estão passando por esse processo e se sentem perdidos. Vamos lá?


Como se faz um Artigo: Defina sua pesquisa

   A criação de um artigo está corriqueiramente associada a uma problemática. Por exemplo, se você deseja escrever um artigo na área das Ciências Humanas, irá se voltar para questões discutidas nesse campo das ciências, como por exemplo a política, diferenças de gênero, raça e classe, etc. Os exemplos dados anteriormente constituem a ideia central que você irá abordar na sua pesquisa. Pensando nisso, é interessante buscar um embasamento teórico aprofundado acerca daquilo que você deseja pesquisar e um ponto de vista exclusivo, pois o diferencial no trabalho de um pesquisador é que poucos artigos estejam sendo desenvolvidos com o mesmo viés, destacando este em sua área de trabalho.

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

 Como se faz um Artigo: As etapas de escrita

Definido o tema da pesquisa, atente para o que um artigo acadêmico deve conter. As partes principais e exigidas em qualquer instituição são:

  • Título: deve estar relacionado ao tema da pesquisa e aconselha-se que dê uma ideia geral do que se trata o artigo.
  • Resumo: essa parte do trabalho deve ter no mínimo 6 linhas e indicar do que se trata o artigo, o objetivo, os métodos e a conclusão deste. Uma dica importante é deixar o resumo como a última etapa a ser feita no trabalho, pois com a pesquisa concluída, é mais simples resumir do que se trata. Em alguns casos, é necessário acrescentar uma versão do resumo em outra língua, por isso, aprofunde-se em algum curso de inglês, francês ou espanhol, visto que são os idiomas mais solicitados em um abstract.
  • Palavras-chave: indicam os conceitos gerais abordados no artigo. É interessante colocar, no máximo, três conceitos-chave. Mais que isso, é desnecessário, e menos, pode tornar o artigo menos atrativo.
  • Introdução: considere essa etapa do artigo como um resumo mais extenso da sua pesquisa. Ou a “sinopse” dele.  Nele, você deverá indicar ao leitor do que se trata o trabalho. Procure fazer uma introdução atrativa, que deixe o leitor curioso para ler o restante do trabalho.
  • Desenvolvimento: nessa parte do trabalho, você irá escrever todo o embasamento teórico. Normalmente, está subdividida em tópicos e é aconselhável atrelar a teoria à bibliografia que você teve acesso para se aprofundar no tema. Como um artigo normalmente não é muito extenso, é interessante que você tente ser conciso nas suas ideias, não estendendo a discussão teórica por mais do que o necessário. Isso pode confundir o leitor.
  • Conclusão: essa etapa costuma ter 1 ou 2 parágrafos pequenos, que consistem na conclusão que você estabeleceu ao final da sua pesquisa. É uma espécie de resumo final de todo o seu trabalho.
  • Referencial Bibliográfico: consiste em todos os materiais utilizados no desenvolvimento do artigo e deve estar organizado em ordem alfabética.

Como se faz um Artigo: Dicas importantes

  • Após o término do artigo, leia-o novamente imaginando que você é uma pessoa a ter o primeiro contato com o trabalho. Pareceu coerente? Então o trabalho está terminado. Ficou confuso? Reescreva algumas partes, se necessário.
  • Consulte sempre seu orientador(a), em caso de dúvidas. Ele(a) está com você justamente para lhe orientar.
  • O corpo do texto deve estar conforme as normas ABNT, inclusive: Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Já as referências, devem seguir o seguinte modelo:

MAGNOLI, Demétrio. União Européia: História e Geopolítica. 5.ed. São Paulo: Moderna, 2000. 80p.

    E aí, sente-se preparado para fazer seu artigo? Não? Pois veja abaixo um vídeo explicando o passo a passo da criação de um artigo:


Exercício de fixação sobre como fazer artigo

1 – Qual etapa de construção de um artigo está relacionada ao conteúdo da pesquisa e deve explanar uma ideia geral do conteúdo?

(a) Conclusão

(b) Título

(c) Palavras-chave

2 – Qual a formatação indicada para um artigo acadêmico?

(a) ABNT

(b) Arial, tamanho 9

(c) Não há exigência de uma formatação específica

3 – De quantas etapas consiste o processo de escrita de um artigo, de acordo com as informações acima?

(a) 5

(b) 7

(c) 9

 

 

Respostas

1 – b, 2 – a, 3 – b.


Fonte

Lendo,org, link: https://www.lendo.org/fazer-escrever-artigo-academico/

Livro de História e Geopolítica: MAGNOLI, Demétrio. União Européia: História e Geopolítica. 5.ed. São Paulo: Moderna, 2000. 80p.

FIM

Muito obrigada por ter nos acompanhado até aqui! Compartilhe e comente sua opinião sobre o post!

Se quiser contribuir escrevendo para o blog ou dando ideias para novos posts é só entrar em contato pelos comentários ou pelo email [email protected]!

Curta a página do DEMONSTRE no face e fique por dentro das novidade do blog!

Você também pode gostar do texto:

Como se faz um Relatório

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.