in ,

Como se preparar para concurso público – dicas e estratégias

Como se preparar para concurso público - dicas e estratégias 1

Olá pessoal, descubra Como se preparar para concurso público. Confira agora nosso passo a passo para passar em um concurso público.

Como se preparar para concurso público

Em tempos de crise e de insegurança o concurso ainda é visto por muitos como um sonho. A tranquilidade que o emprego público dá é uma estabilidade buscada por muitos.

Concurso público - capa

Mesmo que haja perda da estabilidade do emprego público, ele ainda assim possui uma estabilidade maior do que muitas empresas privadas. Por esse motivo, ainda assim o emprego público é um objetivo para muitas pessoas.

Este post é para você que quer entrar para a vida de concurseiro e não sabe por onde começar. Aqui você vai conhecer quais os primeiros dessa caminhada para conseguir o seu cargos almejado. Vamos começar, então?

Concurso público – Determine um objetivo

Para começar a sua jornada de concurseiro você precisa definir o que quer para a sua vida.

Concurso público - objetivoAfinal, o emprego que você quer batalhar para conseguir tem que ser algo agradável, caso não torna-se um suplício. Acredito que não seja a ideia eu imagino…

Escolha o cargo

Avaliar que cargos se encaixam com as suas habilidades e critérios de bem estar é o ponto inicial. Você tem que buscar uma área de afinidade com o que já sabe de você até o momento. Pesquise quais as habilidades e atribuições são requeridos para o cargo. Depois cruze seu perfil com o requerido com o cargo e veja se dá match.

Quais perguntas devem ser feitas para fazer essa reflexão? Vou sugerir algumas que são bons guias para saber se você se adequa ao cargo ou não. Muitas perguntas devem ser feitas antes de determinar o cargo escolhido. Tudo do ponto de partida do seu perfil e necessidade, como as listadas abaixo:

  • Qual a sua formação e experiência?
  • No que você é bom?
  • Você consegue se ver atuando no cargo?
  • Você tem noção real do que é o cargo na prática?
  • O cargo lida mais com pessoas na rotina ou não?
  • Qual a logística para chegar a ele?
  • Você precisa ter carro ou vai precisar se mudar de cidade?

Outros pontos relevantes é a carga horária, o salário, as garantias e o plano de carreira. Tudo isso, deve ser levado em conta antes de escolher um cargo de uma determinada área. Afinal sua vida vai ser em parte regida pelo o que o seu ambiente de trabalho lhe proporciona, não é mesmo?

Avalie os concursos existentes

Agora que você escolheu o seu cargo, precisa pesquisar quais as opções de instituições ou concursos que você pode prestar. Estudar o padrão de concorrência e da banca de cada um e escolher um específico para focar seus estudos.

Examine a banca

A partir do momento que escolheu o seu concurso para o cargo dos sonhos estude a banca. Entenda o padrão das questões e como é o processo de avaliação e classificação através da leitura dos editais anteriores. A banca tem que ser sua melhor amiga. Você precisa alinhar seus estudos ao padrão estabelecido por ela.

Concurso público – Escolha o método de estudo

Qual o seu perfil de estudo? Se você é mais autodidata, cursos online em sites ou plataformas de vídeo é uma ótima estratégia. Existem muitos portais para estudar para concurso. Pesquise boas apostilas e cursos.

 método de estudo

Uma ótima sugestão de plataforma que podemos sugerir é a Nova concursos. Lá você encontra apostilas, cursos onlines, livros, notícias sobre concursos, mapa mentais e professores.

A Nova concursos possibilita ao aluno múltiplos recursos variados e com qualidade. Eles possuem uma equipe de professores de qualidade e que atende variadas áreas. Entre e escolha o pacote de aulas online do professor que melhor se encaixa na sua demanda de estudo!

nova concursos - professores

Caso seja do estilo que gosta de aula presencial, pesquise na sua cidade as opções existentes. Depois, escolha a que melhor se encaixa no seu orçamento.

Só lembrando que independente de qual método escolhido, nada deve substituir o estudo individual. Não adianta assistir aulas onlines ou presenciais e não ter um tempo de estudo sozinho. Só assim você fixar e consolidar os conteúdos estudados de fato. Faça mapas mentais, resumos, resolva provas e tire dúvidas com amigos ou professores.

Concurso público – Crie metas

Depois de escolher o cargo, o concurso e conhecer a banca é hora de se planejar. Para isso, se basei no conteúdo programático do último edital.

metas de estudo Isso mesmo, não espere o edital do concurso sair para estudar. Assim, você garante que vai ter tempo o suficiente para estudar todos os tópicos cobrados.

  • Qual o seu tempo disponível?

Com uma boa noção dos conteúdos, distribua ao longo de um ano ou do tempo que você tem disponível para trabalhar todos eles. Para isso você precisa saber na ponta do lápis quantas horas diárias você tem disponível.

  • Estabeleça metas diárias

Desta forma, é legal estipular metas diárias de conteúdos de pelo menos duas matérias, para não ficar tão cansativo para você. Sugiro alternar entre uma matéria que você tem mais facilidade e outro que você tem menos facilidade.

  • Pegue leve nos dias mais difíceis

Outra dica é deixar mais leve ou alocar disciplinas mais tranquilas e prazerosas para os dias da semana que são difíceis ou em que você está mais cansado. Um exemplo é a segunda feira e a sexta feira.

  • Dê pausas no estudo

Outra dica legal é de meia em meia hora você dá uma pausa para beber água, ir ao banheiro ou só sair do ambiente de estudo. Assim, você descansa a mente e potencializa o seu aprendizado.

  • Resolva as provas anteriores

Pratique as questões das provas anteriores para se familiarizar com o tipo de questão que você irá fazer na prova. Não adianta dominar o conteúdo se você não conhece como a banca aborda os conteúdos. Dá até pra ter uma noção de quais conteúdos caíram mais ou menos nas últimas provas.

  • Faça simulados

Uma boa estratégia é fazer um simulado com o número de questões e o tempo da prova que você fazer. A ideia é que você esteja condicionado a resolver as questões dentro do tempo da prova. É muito importante!

Nova Concursos

Caso queira conhecer a plataforma de cursos Nova Concursos confira abaixo seus canais de contato:

Site logo nova cursos

Facebook  

InstagramYoutube

Fim do post sobre Como se preparar para Concurso público

Espero que tenha gostado das dicas e que dê início a sua jornada rumo ao cargo dos sonhos. Quer dar mais sugestões sobre o tema ou tirar dúvidas? Escreva nos comentários!

Até  o próximo post!

7 Atividades sobre o  Império Espanhol 2

7 Atividades sobre o Império Espanhol

Atividades sobre Células Procarióticas, Eucarióticas e Incompletas 5

Atividades sobre o Núcleo Celular