No post de hoje iremos falar sobre o IFRN e dar algumas dicas de como sobreviver a ele, ou pelo menos a não passar por certos perrengues que são de praxe.
COMO SOBREVIVER NO IF
Segue abaixo alguns tópicos para o seu auxílio nessa empreitada.
Sobre o Instituto Federal
É sabido que o IFRN disponibiliza um mundo de oportunidades e aprendizados, além da infraestrutura e qualidade de ensino que se sobressaem em qualquer lugar. E como diz um famoso ditado popular, quem dá quer receber; estudar nesse instituto requer um nível de dedicação ímpar, sobretudo no primeiro ano, tendo em vista que há a exigência de um preparo de rotina e adaptação com o espaço, as pessoas, as matérias – principalmente as técnicas – e as formas de avaliação.
Um bom convívio social – como sobreviver no IFRN?
Quando se trata de sobreviver ao IF é particularmente importante ter um bom convívio social com todos, inclusive com a turma em que se está contido, sabendo que ela irá acompanhá-lo até o último ano dessa trajetória; considerando que a qualquer momento se fará necessário o auxílio de alguém, seja em uma matéria menos compreensível ou em um trabalho coletivo – o que costuma ser motivo para grandes conflitos.
AVISOS!
AVISO 1:
Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.
Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?
Vídeo entrevista com Numo Rama, apresentando a profissão fotógrafo e a ótica do Numo Rama nesse projeto.
Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!
AVISO 2:
Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!
Pensamos em atividades para ajudar nossas crianças a aprender a ler. Vamos ver!?
Que tal algumas brincadeiras com balões!?
Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!
AVISO 3:
PRECISAMOS DO SEU APOIO!!
CONTAS PARA DOAÇÃO
NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10
BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44
CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA
BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848
Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:
E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:
Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!
Não madrugareis – como sobreviver no IFRN?
Uma dica fundamental é não madrugar – caso estude no turno matutino –, nem que seja por uma boa causa como estudar para prova do dia seguinte; ouça a voz da experiência de quem já perdeu o transporte e, consequentemente, uma prova de matemática – importante frisar que não houve reposição, o que interferiu diretamente na nota anual desta que vos fala. E mesmo que tenha a sorte de não passar por um perrengue dessa natureza, é certo que estará fisicamente cansado demais para ser produtivo às sete horas da manhã, e acredite, é o que você menos quer.
Independa do SUAP para obter conteúdo – como sobreviver no IFRN?
Adentrando no quesito desempenho, é crucial falar que fazer anotações durante as aulas – será sua salvação – facilitará bastante nos estudos posteriores, atentando para o fato de que determinados professores não enviam antecipadamente seus respectivos arquivos com os conteúdos comentados em sala, outros sequer chegam a enviar. O mesmo serve para as notas de provas e trabalhos, não adianta em nada acreditar quando dizem que irão postar próxima semana, ou se desesperar e implorar por isso, é o aprendizado do afamado “só acredito vendo”.
Uma vida regrada, um bom desempenho – como sobreviver no IFRN?
É imprescindível ser metódico quando o assunto é botar a cara nos livros, mas como sabemos, nem sempre é possível avistar “jovem” e “regrado” numa mesma frase; e para dar aquela forcinha, nada melhor que criar uma rotina de estudo com a ETEP, que se responsabiliza por auxiliar o aluno nesse aspecto. Depois disso é com você e o seu desejo de se aprofundar nos conteúdos; lembre-se que seguir à risca tudo o que for discutido e combinado é mais importante que somente ter tal informação em mente.
Cuidando da saúde mental – como sobreviver no IFRN?
Por último, mas não menos importante, não se deixe sucumbir pela rotina. Tirar um tempinho para se dedicar a você e seus amigos/família em meio a tantos trabalhos, relatórios e provas será o escape para a sua saúde mental; e o nosso emocional não é algo para deixar de escanteio. O IFRN disponibiliza de ótimos profissionais da saúde, como psicólogos, enfermeiros, médicos, para apoiar quando – e se – houver necessidade.
Por hoje estas são as dicas para viver no IF
Por hoje é isto, espero que tenham curtido cada dica e consigam ficar longe dos “probleminhas” que podem vir a calhar por conta da correria que o IF proporciona. Me despeço de vocês com esta citação, ainda a respeito da nossa temática:
Uma das coisas mais importantes para sobreviver no IF é ter paciência, porque todo dia é uma luta pra não desistir de tudo e enfiar a mão na cara de alguém lá dentro – aluno, professor ou funcionário. O segredo é ter um sono sempre regulado para evitar o estresse. Paz. (ARAÚJO, Bruno. 2018)