Como tirar catarro de bebê

0

Quando os bebês chegam em casa é uma alegria sem tamanho, muito carinho e elogios fofinhos pra todo lado. Mas bebês não são apenas artigos de admiração, eles são frágeis e necessitam de tratamentos diferentes dos de um adulto ou criança.

Bebês exigem muitos cuidados, nos primeiros meses existem uma série de coisas que você precisa estar atento e bem informado, algumas dessas ainda se estendem por mais alguns meses e todas pedem que os pais estejam devidamente informados.

Como surge o catarro no bebê

Como tirar catarro de bebê
Como tirar catarro de bebê

O muco produzido pelas células da via respiratória tem função de proteger o nosso corpo contra microrganismos que podem ser partículas irritantes e nocivas, facilitando a sua eliminação.

Além disso, auxilia na umidificação do ar inspirado, sendo constantemente produzido para esses fins.

O aumento de sua produção tal como a mudança de suas características, geralmente ocorrem quando há um processo inflamatório, como o caso de resfriados.

Nesses casos, a tosse atua como defesa, servindo tanto para eliminar o agente agressor, quanto para expelir o excesso de secreção das vias aéreas. Parte da secreção acaba sendo engolida, e vai para a via digestiva.

Alguns componentes úteis vão ser digeridos e reaproveitados, enquanto outra parte é destruída pelo suco gástrico e eliminada pelas fezes.

O que fazer quando a tosse fica mais forte

Como tirar catarro de bebê
Como tirar catarro de bebê

Uma solução sugerida para aliviar a tosse no bebê é colocá lo no colo para manter sua cabeça mais elevada, já que isso ajuda o bebê a respirar melhor.

Quando a tosse estiver mais controlada, você pode oferecer um pouco de água em temperatura ambiente, para hidratar as cordas vocais e fluidificar as secreções, acalmando a tosse.
O bebê deverá tomar bastante água durante o dia, cerca de 100 ml por cada kg de peso.

Também é válido alternar entre uma das seguinte opções:

  • Fazer inalação com soro fisiológico, usando um nebulizador que se compra na farmácia, isso ajuda a limpar as vias aéreas sendo muito eficiente.
  • Misturar uma colher (de café) de mel com um pouquinho de água, se o bebê tiver mais de 1 ano.
  • Colocar 1 gota de óleo essencial de cerejeira numa bacia com água quente pode ser útil para aliviar a tosse infantil.

Usando estes métodos você pode solucionar o problema rapidamente.

Quando o nariz estiver entupido

Existem alguns recursos para desentupir o nariz do bebê, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno, isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.

Você pode também contar com as seguintes alternativas:

  1. Banho morno: Para desentupir o nariz, você pode dar um banho morno nele, deixe o banheiro ficar com muito vapor, para facilitar a eliminação das secreções. Depois secar bem o bebê, vesti-lo e não o deixar ficar em locais com correntes de ar.
  2. Soro fisiológico: Aplicar 1 gota em cada narina 2 a 3 vezes ao dia ou colocar um jato de 3 ml de soro fisiológico numa narina, que irá sair pela outra naturalmente.
  3. Aspirador nasal: Outra forma é retirar a secreção pelas narinas através de uma bombinha própria, encontrada nas farmácias em forma. Aperte o corpo da bombinha e depois enfie a parte transparente na narina do bebê, então solte pois assim, a secreção ficará retida dentro da bombinha.
  4. Travesseiro embaixo do colchão: Uma almofada ou um travesseiro triangular por baixo do colchão do berço é uma ótima forma de desentupir o nariz do bebê. A cabeceira fica mais elevada e a secreção não fica acumulada na garganta, deixando o bebê dormir sossegado.
  5. Sucos: Se o bebê estiver muito resfriado, recomenda-se oferecer suco de laranja puro ou de acerola, várias vezes ao dia. Isso só deve ser feito se o bebê já tiver iniciado a alimentação diversificada, após os 4 ou 6 meses de vida.

Com estas cinco opções você vai conseguir manter seu bebê mais saudável e feliz.

Quero aprender mais!

Use essas dicas e cuide bem do bebê, mas que tal saber mais sobre cuidados para os bebês? Leia também: Como acalmar o bebê.