Como usar a nota do ENEM

Quer saber como usar a nota do ENEM da maneira certa, está no lugar certo. Preparamos esta matéria exclusiva que vai te mostrar qual o melhor jeito para não perder nenhuma oportunidade.

Para os que estão terminando o ensino médio ou aqueles que já terminaram e mesmo assim desejam ter uma formação técnica ou superior o ENEM é o melhor caminho a se seguir.

O exame já passou por muitas mudanças, algumas positivas e outras nem tanto, mas o que realmente importa é que saber usar o resultado é a melhor forma de alcançar os seus objetivo. Entenda!

ENEM é a Universidade de portas abertas para você

Embora a nota do ENEM possa ser usada para diversos programas para o acesso ao ensino superior em instituições privadas as Universidades Públicas são o desejo de 80% dos estudantes.

E a razão é bem simples, nas famosas UFs o estudante terá estrutura e ferramentas para aprender de muita qualidade. Mas para entrar nessas universidades o estudante deve usar a nota do ENEM e se inscrever no Sisu que é o vestibular mais popular do país.

Neste programa de acesso estudantes de vários lugares do Brasil podem concorrer em Universidades de Norte a Sul e serão selecionados de acordo com suas notas e poderão monitorar o resultado diário da quantidade de vagas e sua classificação em relação a concorrência para cada curso e em cada instituição.

O sisu é bem mais concorrido que os de mais programas de acesso ao ensino superior e dependendo do curso escolhido, você pode ter surpresas boas e ruins. Os cursos mais concorridos como Medicina, Enfermagem, Direito e Engenharia de fato requer notas acima de 700 em suas áreas do conhecimento respectivas.

Mas se você não tirou uma nota tão boa quanto essa ainda não é motivo para desespero, pois há opções para entrada na segunda chamada, lista de espera etc.

Prouni

Como usar a nota do ENEM
Como usar a nota do ENEM

As inscrições para o prouni costumam acompanhar e seguir o mesmo calendário do sisu. Ambos são divulgados e geridos pelo ministério da educação e o participante pode acompanhar tudo no site Inep.gov.br.

O prouni distribui bolsas de estudo para que os estudantes que não foram aprovados no sisu conseguem cursar as faculdades em instituições privadas de ensino superior. Em outras palavras o prouni é o sisu, mas para universidades particulares.
Para quem não conhece bem é importante saber que no Prouni existem dois tipos de bolsa as integrais e as parciais. Ao escolher a integral o governo através de recursos captados dos trabalhadores empregados vai custear totalmente a mensalidade, já a parcial o governo custeará uma parte e o estudante a outra parte.

FIES

Como usar a nota do ENEM
Como usar a nota do ENEM

O Fies é o programa de financiamento do ensino superior, isso é: Um incentivo do governo para que os estudantes consigam concluir sua graduação de maneira integral onde ele só vai se preocupar em pagar após terminar o curso.

Sabe quando você diz que sonha em fazer o curso dos seus sonhos, mas com o emprego atual não tem condições de pagar? Então o FIES é feito para você que não tem tempo ou condições de estudar para entrar em uma universidade pública.

Escolha o curso e busque auxílio junto a sua instituição para conseguir este financiamento, é comum que as faculdades tenham um departamento específico para isso. Se informe e participe.

Pronatec

Como usar a nota do ENEM
Como usar a nota do ENEM

O pronatec é mais uma forma de usar a nota do ENEM para ter a chance de estudar. O pronatec é uma porta para os cursos técnicos, aqui você vai estudar de maneira gratuita e ao concluir o curso estará pronto para ingressar no mercado de trabalho.

E aí curtiu? Então não perca tempo e comece a se planejar. A inscrição no ENEM é o primeiro passo para o seu futuro. Fique atento as datas e não deixe as oportunidades passarem. Boa Sorte!

Como usar a nota do ENEM e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Como usar a nota do ENEM e quer continuar aprendendo com nossas diversas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como usar a nota do ENEM.

Add Comment