Entenda o conceito de letramento em 4 dicas

0

Hoje nós vamos falar para você sobre o conceito de letramento, que é muito importante para os professores e  também para as crianças em idade escolar.

Entender o que e letramento é fundamental  para todos os educadores,  não apenas para que eu vejo língua portuguesa,  e nós vamos compreender o porquê quando explicarmos em maiores detalhes o que é o conceito de letramento.

Também vamos falar sobre a relação do processo de letramento com a  alfabetização, esclarecendo assim as diferenças entre alfabetização e letramento.

E vamos falar também sobre os diferentes tipos de letramento, como o letramento científico e o letramento digital.

Vamos lá?

O Conceito de Letramento 

Entender o conceito de letramento é uma forma de  organizar o processo escolar para tirar o maior proveito possível do processo de ensino e aprendizagem.

conceito de letramento
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Quando  os professores compreendam melhor o que é letramento eles também conseguem organizar os diferentes códigos que são os cuidados no ambiente escolar,  portanto, entender o conceito de letramento favorece não apenas o ensino de língua portuguesa mas de todas as disciplinas escolares que trabalham com códigos e linguagens. 

O entendimento do que é o letramento também contribuem para promover um debate escolar necessário sobre as condições do letramento no Brasil.

Como veremos a seguir é preciso mais do que estar alfabetizado para ser um indivíduo letrado.  Acompanhe.

1. Conceito de letramento –  diferenças para a alfabetização

A nossa primeira dica de hoje para entender o conceito de letramento é fazer a necessária diferenciação do processo de alfabetização.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Portanto, entenda que letramento e alfabetização são coisas diferentes, embora o primeiro dependa da boa concretização do segundo para acontecer.

O processo de letramento transcende alfabetização, pois incorpora a compreensão dos usos sociais e ideológicos na linguagem.  Entenda melhor a seguir.

O quê é alfabetização, para que eu possa entender o conceito de letramento?

A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever. Trata-se da aquisição dos signos escritos,  como as letras e números e a sua correta associação aos sons empreendidos pela fala na oralidade, é aquisição básicas da linguagem necessária para os processos de letramento posteriores.

O quê é o letramento, para que eu possa entender o conceito de letramento?

O letramento é um processo mais amplo, que envolve a correta compreensão do sociais e culturais da linguagem. Assim a gente saber usar a língua escrita e oral em sua forma oficial,  o indivíduo letrado é aquele que entende os diferentes usos da linguagem, compreendendo, por exemplo, que é perfeitamente aceitável usar a fala coloquial em uma conversa informal com os amigos,  mas em uma conferência acadêmica e finge vida compreendo e sabe usar a norma culta da língua.

Como podemos ver, há uma diferença significativa em alfabetização e letramento.

2. Conceito de letramento –  o ensino infantil 

Muitos educadores não concordam com o letramento na educação infantil.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

No entanto, é possível inserir práticas de letramento durante esta etapa escolar, desde que se respeitem as limitações da criança e as necessidades do seu desenvolvimento  nesta fase de sua vida.

Como trabalhar com a aplicação do conceito de letramento na educação infantil?

A criança nessa fase escolar não está preparada para atividade de cunho mais intelectual,  portanto, para trabalhar o letramento na educação infantil, é imprescindível partir de atividades lúdicas que insiram o brincar, comportamento  natural e necessário da criança nesta etapa, como parte das atividades escolares. 

Como posso favorecer o  letramento na educação infantil através do conceito de letramento?

Considere as dificuldades próprias de cada criança e planejar atividades que vivem a favorecer o desenvolvimento das potencialidades inatas do aluno,   e atividades que vivem em estimular a superação de dificuldades de aprendizagem. Trate tudo sempre como uma brincadeira, e não insira atividades muito complexas, lembre-se que para criança aprender as ocasiões correta de usar expressões “por favor”  e “muito obrigado”, já é um processo de letramento.

3. Conceito de letramento – letramento digital

Também faz parte da compreensão do conceito de letramento e das suas aplicações no dia a dia trabalhar com o chamado letramento digital.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Saber manusear as novas tecnologias e tem um conhecimento ao menos o básico de como funciona a internet e suas ferramentas tem se tornado não apenas um lazer ou diversão,  mas uma verdadeira necessidade tanto quanto saber ler e escrever.

É disso que se trata o letramento digital.

Porque entender o letramento digital é importante para compreender o conceito de letramento?

As novas Mídias e tecnologias digitais estão ao nosso redor do tempo todo,  as crianças das novas gerações já nascem inseridas nesse contexto, enquanto que todos nós temos de lidar com as tecnologias para atividades mais básicas de trabalho, estudo, até falar com a família e o lazer.  Portanto, saber manusear estes dispositivos tecnológicos e usar a internet é uma necessidade corriqueira na sociedade atual.

Por que é importante inserir o letramento digital através do conceito de letramento no ambiente escolar? 

Tratar de tudo isso na escola também faz parte do processo de letramento, pois implica em preparar a criança e o adolescente para ter autonomia nesse cenário tecnológico.  O professor deve ensinar a criança e o adolescente não apenas a manusear corretamente os dispositivos tecnológicos e acessar a internet, mas também a ter segurança na rede cuidando de seus dados pessoais e como tirar o melhor proveito dessas Tecnologias para atividades úteis como trabalho e estudo.

4. Conceito de letramento – o letramento científico

Outra forma de letramento que precisa ser trabalhada no ambiente escolar a partir do entendimento do conceito de letramento,  é o letramento científico.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Entender a linguagem científica e a sua importância para a sociedade é um conhecimento que precisa ser adquirido ainda na escola, e que vai acompanhar o indivíduo durante a sua vida dando a ele mais autonomia para entender o mundo e  a própria sociedade, cada ver mais tecnológica na qual está inserido.

Por que o letramento científico deve ser entendido como uma parte importante do conceito de letramento no ambiente escolar?

A escola tem um papel primordial ensinar a criança os conhecimentos científicos,  mas o indivíduo não pode compreender a ciência corretamente se não entender a sua linguagem. Escalas, medidas, fórmulas e equações,  teorias e leis científicas, a construção do método científico, todos esses conceitos devem ser apresentados ao aluno em uma linguagem que ele entenda, para que ela possa compreender  como a ciência constrói o seu saber.

Quais outros benefícios de aplicar o letramento científico como parte do conceito de letramento no ambiente escolar?

O letramento científico  aplicado no ambiente escolar também ensina a criança e o adolescente a compreenderem que a linguagem científica tem sua própria forma de ser, mas não invalida outros saberes igualmente importantes para a sociedade e para o ser humano como a filosofia e a religião. Esse entendimento é fundamental para que a criança possa construir a sua personalidade, entenda as diferentes informações que chegarem até ela e saiba também respeitar as diferenças.

O  conceito de letramento: concluindo

Como vimos, entender o conceito de letramento têm muito importantes no dia a dia escolar.

Essas foram as nossas dicas de hoje, em breve voltamos com mais para você.

Até a próxima!