Olá, como sabemos a arte está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de trabalhos baseados em fatores que influenciam em artes, e principalmente no modo das pessoas verem esses trabalhos.

E hoje vamos falar de Conceitos da literatura, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo na história das artes mundiais que envolve diversos fatores.

Conceitos da literatura

A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc.  A literatura também é o conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.

Conceitos da literatura 1

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

Nêmesis

Resultado de imagem para Nêmesis

O termo foi usado com o significado de ‘desdém’, ‘indignação’ por Homero (na Odisseia) e por Aristóteles (na Etica Nicomachea), e com o sentido de ‘vingança’, ‘castigo’ por Heródoto, por Cláudio Eliano (na Varia historia) e por Plutarco. Na Theologumena arithmeticae de Jâmblico designa o numeral cinco.

História de Nêmesis

Apesar de Nêmesis ter nascido na família da maioria dos deuses trevosos, vivia no monte Olimpo e figurava a vingança divina. Nêmesis era também chamada “a inevitável”, e era representada como uma bela mulher alada. Era as vezes fundida com Têmis, deusa da justiça, e com Afrodite quando esta se vingou de Narciso por ter ferido o coração de várias meninas. Sua aparência também e similar a de várias outras deusas como Deméter e Artémis, o que significa que Nêmesis, como outros deuses que apenas personificam conceitos abstratos, não recebia culto individual.

Videos sobre Nêmesis:

Ambiguidade

Resultado de imagem para Ambiguidade

ambiguidade pode estar em palavras, frases, expressões ou sentenças completas. É bastante aplicável em textos de teor literário, poético ou humorístico, mas deve ser evitado em textos científicos ou jornalísticos, por exemplo. Ambiguidade é também um substantivo que nomeia a falta de clareza em uma expressão. Exemplo: “Pedro disse ao amigo que havia chegado”.

Ambiguidade Lexical e Estrutural

A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado. A ambiguidade lexical é quando uma determinada palavra assume dois ou mais significados, como acontece com a polissemia, por exemplo. “O rapaz pediu um prato ao garçom”.

Videos sobre Ambiguidade:

Hermeneutica

Resultado de imagem para Hermeneutica

Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode se referir tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito.

Compreensão Hermeneutica

A compressão é feita através da Estrutura de horizonte: o conteúdo singular é apreendido a partir da totalidade de um contexto de sentido, que é pré-apreendido e co-apreendido. Estrutura circular: A compreensão acontece a partir de um movimento de ir e vir entre pré-compreensão e compreensão da coisa, como um acontecimento que progride em forma de espiral, na medida em que um elemento pressupõe outro e ao mesmo tempo faz com que se possa ir adiante. Estrutura de diálogo: A compreensão sempre é apreensão do estranho e está aberta à modificação das pressuposições iniciais diante da diferença produzida pelo outro (o texto, o interlocutor). Estrutura de mediação: A compreensão visa um dado que se dá por si mesmo, mas a sua apreensão faz-se pela mediação da tradição e da linguagem.

Videos sobre Hermeneutica:

Intencionalismo

Resultado de imagem para Intencionalismo

Um conceito filosófico recuperado por Franz Brentano da Escolástica, uma subcategoria dentro da filosofia medieval para definir o estatuto da consciência, qualificada por estar dirigida para algo, ou de ser acerca de algo, possuída pela maior parte dos nossos estados conscientes.

Visão moderna

A intencionalidade é uma característica de todos os atos de consciência, fenômenos “psíquicos” ou “mental”, pelo qual ele poderia ser separado dos fenômenos “físico” ou “natural”. A postura intencional se constitui na percepção de mundo que ocorre através da linguagem.

Videos sobre Intencionalismo:

A falacia afetiva

Resultado de imagem para falacia afetiva

A chamados ‘Falácia Afetiva’ (identificada por teóricos literários que consideravam significado como que residem dentro do texto) envolve relacionadas com o significado de um texto a interpretações de seus leitores – que esses teóricos viam como uma forma de relativismo. Alguns teóricos contemporâneos que esta é uma falácia’ ‘ desde acordo mais importância devida aos efeitos do leitor.

Videos sobre A falacia afetiva:

Narrativa

Resultado de imagem para Narrativa

Narração é a atividade que consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento. Histórias ou narrativas foram compartilhadas em cada cultura e em toda a terra como um meio de entretenimento, educação, preservação da cultura e para incutir valores morais.

Estórias

Estória é uma forma antiga da palavra história, que deveria ter caído em desuso. Tal não aconteceu e esta palavra é utilizada atualmente não como sinônimo de história, mas para distinguir a história de fatos reais das histórias das fábulas e contos infantis.

Videos sobre Narrativa – Estórias:

Épico

Resultado de imagem para Épico

Épico é o nome de um gênero tradicional de poesia, conhecida como poesia épica. Usado em outros tipos de expressão artística, como romances, peças de teatro, músicas e filmes, onde a história se centra em personagens heroicos, e a ação tem lugar em grande escala, tal como na poesia épica. Os épicos neste sentido são representações majestosas capazes de capturar lutas espantosas, tais como histórias de guerra, aventuras.

Videos sobre Épico:

Lírico – Prosodia

Resultado de imagem para Lírico

Lírico é a qualidade de algo sentimental, que se destaca pelo seu excessivo sentimentalismo. Este adjetivo costuma ser utilizado para se referir ao gênero literário composto pelo uso do canto e da música, onde o autor da obra utiliza-se do “eu-lírico” para expor intensas emoções e sentimentos no texto.

Poesia lírica

É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. Aliás, o nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.

Videos sobre lírico:

Gótico

Resultado de imagem para Gótico

É uma subcultura urbana que teve início no Reino Unido no final da década de 1970 e início da década de 1980. A subcultura gótica está fortemente associada a gêneros musicais, tais como o pós-punk e o rock gótico (que acabaram por originar a mesma). Outros gêneros relacionados incluem: dark wave, ethereal wave, death rock, electrogótico e industrial. Por vezes, alguns adeptos da subcultura podem se diversificar, apreciando outros estilos como o dream pop, EBM, gothic metal entre outros gêneros e estilos musicais.

Religião e Simbolismo

A subcultura Gótica/Dark é uma subcultura laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo e anticristianismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada. Isso quer dizer que cada indivíduo da subcultura gótica é livre para seguir a religião que melhor lhes forem conveniente, seja ela teísta ou mesmo não seguindo nenhuma religião.

Videos sobre Gótico:

O paradoxo da tradução

Resultado de imagem para O paradoxo da tradução

No texto literário, os rastros são particularmente visíveis, criando, assim, um lugar paradoxal para a tradução. Esse paradoxo ganha força ao debruçarmo-nos sobre a expressão “moeda falsa”, que Carlos Drummond de Andrade empregou a respeito da tradução. (PDF) Bleich ou o paradoxo da tradução.

Videos sobre O paradoxo da tradução:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem artes, e hoje falamos de Conceitos da literatura. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.